Saiba como fazer e os benefícios que uma reserva de emergência pode trazer

A estabilidade financeira é um desejo comum a um número muito grande de pessoas, que desejam eliminar, de uma vez por todas, os problemas com dinheiro. No entanto, todas as pessoas também estão sujeitas a imprevistos, os quais muitas vezes requerem um maior gasto de dinheiro e pode atrapalhar esta estabilidade financeira.

saiba-como-fazer-e-os-beneficios-que-uma-reserva-de-emergencia-pode-trazer

Assim, é importante que se esteja sempre preparado para passar por estas situações inesperadas sem que isto atrapalhe o seu orçamento ou faça necessário adquirir dívidas para solucionar estes imprevistos. O que muitas pessoas não sabem é como se preparar de maneira adequada financeiramente para estes momentos, o que leva à falta de dinheiro nestas situações.

A melhor maneira de superar, financeiramente, os imprevistos e situações emergenciais, é com uma reserva de emergência, ou seja, um fundo de economia com dinheiro guardado apenas para esta finalidade, de modo que não se precise retirar dinheiro de seu orçamento em casos de problemas inesperados.

Desta forma, o dinheiro mantido na reserva de emergência não deve jamais ser utilizado para outra finalidade, como desejos particulares ou compras feitas por impulso. Isto permite que se tenha uma quantia suficiente para cobrir qualquer despesa extra que seja extremamente necessária, sem o uso do dinheiro regular de seu orçamento, o que contribui positivamente para a manutenção de uma boa saúde financeira, sem a aquisição de dívidas.

Como fazer uma reserva de emergência?

Não basta apenas saber que a reserva de emergência é a melhor opção para se preparar para imprevistos, é preciso também saber como fazer a sua própria reserva de emergência, algo que ainda gera algumas dúvidas bastante comuns em quem está no início de sua reserva.

O primeiro ponto que deve ser compreendido é o de que sua reserva de emergência não estará feita da noite para o dia, é preciso fazê-la de forma crescente mês a mês, até que atinja um determinado valor que seja suficiente para cobrir qualquer despesa emergencial. Desta forma, o ideal é que se reserve uma determinada quantia mensal para ser adicionada à sua reserva de emergência, para que esta esteja sempre em crescimento e se tenha um valor maior em sua reserva de emergência.

Assim, deve-se sempre ter em mente valores altos, pois existem alguns tipos de problemas como acidentes de trânsito ou problemas de saúde, por exemplo, que requerem um maior valor de pagamento para serem solucionados. Isto irá fazer com que, mesmo em situações mais graves e que exijam um pagamento maior, seu orçamento não seja comprometido, e todas estas despesas possam ser cobertas com a reserva de emergência.

No entanto, não há uma regra de valores para sua reserva de emergência, ou seja, o ideal é que se você ainda não possui uma reserva, inicie a sua o mais rápido possível, com um determinado valor mensal que não interfira em seus demais compromissos financeiros. Além disso, não há um valor máximo para sua reserva de emergência, que quanto mais valor tiver, maior será sua tranquilidade financeira, de modo que se deve sempre manter o investimento mensal nesta reserva, independente de quanto dinheiro já se tenha guardado.

Outro ponto importante a respeito de como se deve fazer uma reserva de emergência está no local em que este dinheiro será guardado. A grande maioria das pessoas ainda opta por deixar o dinheiro de sua reserva de emergência em uma poupança, na esperança de que o dinheiro renda um pouco nesta aplicação.

Esta escolha, porém, é bastante errada, pois a poupança possui uma das mais baixas rentabilidades do mercado, o que significa que seu dinheiro não renderá praticamente nada, ou até mesmo se desvalorize de acordo com a inflação ou outras taxas de mercado. Assim, o ideal é que sua reserva de emergência seja feita com investimentos que possuem uma maior rentabilidade aliada a baixos riscos, como investimentos em tesouro direto, por exemplo.

Desta maneira, ao seguir estes passos, você poderá contar com uma boa reserva de emergência em pouco tempo, com investimentos que não atrapalhem seu orçamento mensal e um retorno maior com relação à rentabilidade de seu dinheiro, com uma consequente maior valorização de sua reserva de emergência.

Os benefícios de se ter uma reserva de emergência

Confira a seguir alguns dos principais benefícios de se ter uma reserva de emergência:

1 – Maior tranquilidade para situações emergenciais

De uma maneira geral, as situações imprevistas podem ser bastante desagradáveis, como problemas de saúde, acidentes de trânsito, entre outros que geram algum desconforto emocional além do prejuízo financeiro. Assim, a importância de uma reserva de emergência é ainda maior, pois ao menos diminui as preocupações referentes à solução do problema enfrentado.

Desta forma, é possível que você se foque apenas em auxiliar seus familiares, ou mesmo em seu lado emocional, uma vez que a parte financeira de seu problema estará completamente coberta pela sua reserva de emergência.

2 – Não precisar utilizar o cartão de crédito e fugir de seus altos juros

Uma das mais altas taxas de juros do mercado está no cartão de crédito, uma ferramenta bastante utilizada pelas pessoas que não possuem uma reserva de emergência quando se deparam com situações que necessitam de pagamento imediato.

Isto faz com que se caia em uma armadilha perigosa, pois o gasto pode dobrar ou triplicar de acordo com os juros de seu cartão de crédito, o que pode lhe levar para um caminho de dívidas. Assim, ao utilizar sua reserva de emergência para o pagamento em situações emergenciais, você não precisará pagar nada de juros, e poderá economizar muito dinheiro e aliviar seu orçamento.

3 – Não acumular dívidas

Além do cartão de crédito e seus juros, existem algumas ocasiões em que se pode fazer o parcelamento de um pagamento em situações emergenciais. Porém, assim como o cartão, este parcelamento vem acompanhado de uma taxa de juros e mais custos, o que aumenta a sua chance de adquirir dívidas altas e difíceis de serem pagas.

Com uma reserva de emergência, todas estas dívidas podem ser evitadas, pois o pagamento é feito à vista, o que pode render ainda algum desconto no momento do pagamento. Ou seja, além de gastar menos, a reserva de emergência pode lhe ajudar a economizar mesmo em situações adversas e inesperadas.

Para saber ainda mais sobre a reserva de emergência e como otimizar suas economias, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre este e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como financiamentos, empréstimos, taxas de juros, seguros, planilhas de gastos, controle de orçamento e muito mais. Assim você poderá saber como cuidar ainda melhor do seu dinheiro e valorizá-lo muito mais, com a identificação de melhores oportunidades de investimento.