Saiba como utilizar o inicio do ano para reorganizar suas finanças

De dieta a mudança de emprego, a lista de resoluções é sempre extensa, especialmente para um novo ano que se inicia. Porém, a maior parte permanece no papel, sem grandes mudanças e trazendo muitas frustrações. A viagem dos sonhos permanece inalcançável, enquanto a vontade de trocar o carro parece cada vez mais distante de acontecer.

reorganizar finanças

É natural projetar objetivos para o ano novo, renovando as esperanças de que ocorram boas oportunidades que permitam que eles aconteçam. Mas, em geral, as pessoas ficam apenas nos devaneios e não colocam em prática ações que permitam que as mudanças ocorram. A principal delas é reorganizar as finanças e passar a ter uma visão mais clara sobre suas possibilidades, trazendo esses desejos mais próximos da realidade.

É preciso mudar os velhos hábitos

Quem nunca pensou em começar uma dieta na segunda-feira, não sabe de verdade o que significa quebrar promessas. Depois de uma farra gastronômica no fim de semana, onde o cérebro é orientado a não se culpar pelos excessos, a segunda-feira passa ser a salvação para a mudança dos hábitos alimentares, com comidas mais saudáveis e menos calóricas no cardápio.

Mas basta apenas um dia para que esse foco se desfaça. Afinal, a rotina permanece a mesma e a mente ainda está frágil as sedutoras guloseimas que surgem durante o dia. Logo a ansiada dieta se desfaz e a frustração de não ter conseguido se controlar pode até aumentar a vontade de comer e descontrolar de vez o peso.

O exemplo das tentativas fracassadas de se começar uma dieta é pertinente, já que ele traduz a forma como as pessoas se projetam diante das mudanças necessárias para uma vida melhor. De nada adianta eleger um dia da semana para começar a mudar a forma como lida com a comida, se não há uma mudança dos velhos hábitos que direcionam ao erro. Da mesma forma, criar uma lista de desejos para o ano novo só tem fundamento se há um foco em entender o que há de errado e buscar mudar.

Há um paralelo no descontrole alimentar, com a dificuldade em lidar com dinheiro, já que ambos demonstram falta de planejamento, organização, rotina e valorização de maus hábitos cotidianos. Tal como exagerar nos doces, gastar mais do que se recebe é se aproximar cada vez mais do caos, com uma total falta de consciência das consequências que esses atos provocarão em curto e médio prazo.

Viver intensamente a vida não é nenhum crime, inclusive, é saudável aproveitar as oportunidades e prazeres que surgem. A questão é o equilíbrio entre se entregar a eles e a necessidade em se manter saudável física e financeiramente. Quando falamos de dinheiro, o controle de quanto se recebe e o quanto se gasta no fim do mês é fundamental para começar a reorganizar sua vida financeira. Gastar mais é sinônimo de dívidas e de um passo a mais para se afastar de sonhos.

É importante entender que nenhum sonho material pode ser considerado impossível, mas cada um dele requer ações diferentes e muita determinação. É possível sonhar em ter a casa própria, até mesmo numa piscina para aproveitar o verão, mesmo morando de aluguel e ganhando um salário modesto. Mas, para chegar até as chaves dessa casa, é preciso mudar a forma como lida com dinheiro e aprender a economizar e investir.

Se reorganizar imediatamente

É verdade que para a maior parte das pessoas é inviável pensar em separar um valor do salário, quando ele mal consegue pagar as contas. Mas é possível sim, investir, independentemente do valor do salário e para começar, é preciso realizar um diagnóstico das finanças. Faça uma planilha contendo todas as entradas, ou seja, o valor recebido no mês, assim como todas as saídas, que incluem contas fixas e variáveis. Inclua tudo mesmo, até aquele cafezinho da manhã consumido na padaria da esquina.

Após todos os itens anotados, é possível visualizar como se gasta o dinheiro e é surpreendente observar porque ele vai embora tão rápido. Em geral, por mais econômica que a pessoa parece ser, ela não tem muito controle sobre seus gastos e acaba cedendo a impulsos desnecessários, mas que causam um impacto significativo nas contas.

Em seguida, organize os gastos em contas fixas, que são aquelas com um valor determinado mensalmente, tal como as parcelas de um automóvel ou plano de saúde, as contas variáveis como a luz e água. Já com essas contas, há muitas formas de economizar, seja diminuindo a qualidade do plano de saúde, dos canais da TV por assinatura, ficar mais atento com os gastos de energia e aumentando o freio com as idas ao mercado. Com uma análise racional sobre tudo isso, dá para ter um bom desconto.

Se as finanças estão descontroladas e há dívidas, priorize as que possuem juros como o caso de cheque especial e cartão de crédito. Elas tendem a aumentar assustadoramente a cada mês até se tornarem impossíveis de serem quitadas. Após conseguir pagar a pendência, evite ao máximo o uso desses créditos e atribua a eles só imprevistos para não cair em tentação com gastos supérfluos.

Quando se fala em mudanças de hábitos para ter sucesso na reorganização financeira, é preciso incluir toda a família nessa missão. E como uma dieta, não adianta apenas cortar custos e manter uma péssima relação com a comida, nesse caso, como o dinheiro. É preciso entender a importância do dinheiro, não como dono da vida, mas como um braço direito para grandes conquistas. Se a família vai toda semana numa pizzaria, vai ao cinema e não deixa de dar uma passada no shopping para conferir as novidades da loja preferida, ela pode aprender a equilibrar esses prazeres dentro do padrão de vida que possuem, assim como a valorizar o dinheiro para evitar que ele seja gasto com coisas sem valor.

Quando a família entende que os cortes não são castigos, mas sim, uma forma de atingir o objetivo traçado no início do ano, ela pode cooperar e buscar novas formas de economizar. Afinal, cortar custos não precisa ser um martírio e muito menos abdicar dos prazeres da vida, mas entender o que cada passo pode significar na conquista dos seus projetos.

Reorganizar as finanças pode ser mais fácil do que aparenta e só ela é capaz de fazer com que seus projetos materiais para um novo ano se concretizem. Saiba que é possível tirá-los do papel e fazer com que seu ano seja tão especial quanto se deseja, basta apenas se reorganizar. A AnjoCred tem vários artigos sobre educação financeira e outros que irão ajudar muito a conquistar essa mudança. Venha navegar agora mesmo!