Quais as prospecções do mercado financeiro brasileiro?

A crise causada pela pandemia do COVID-19, o Coronavírus, gerou impactos em todos os setores da sociedade. Além, obviamente, de seu efeito negativo na área da saúde de diversos países. Um dos setores que mais será impactado negativamente por conta desta crise será a economia, com resultados negativos em todos os países do mundo.

mercado brasileiro financeiro

Isso faz com que as projeções iniciais de 2020 para o mercado financeiro brasileiro, que eram positivas, sejam completamente descartadas. Com o cenário atual, que leva a uma recessão mundial, o Brasil também deverá apresentar resultados negativos neste ano, diferentemente do que era imaginado antes da pandemia causada pelo Coronavírus.

Desta maneira, as prospecções do mercado financeiro do Brasil são negativas, de forma que a economia nacional deva sofrer uma retração nos próximos meses, a exemplo do cenário mundial. Isso faz com que seja ainda mais importante saber quais serão os efeitos e o que deve acontecer no mercado financeiro neste ano, pois somente um bom planejamento permitirá que a crise seja enfrentada sem maiores dificuldades em longo prazo.

O que significam as prospecções negativas do mercado financeiro brasileiro

Um dos principais pontos que é afetado por conta das prospecções negativas do mercado financeiro brasileiro é o PIB nacional, o qual chegou a ter uma expectativa de crescimento de até 2,5% no início do ano. Porém, após o impacto econômico causado pela pandemia do COVID-19, a estimativa é de que haja não apenas um menor crescimento, mas uma retração do PIB brasileiro.

Este ponto já é aceito por praticamente todos os especialistas e envolvidos no mercado financeiro, os quais, pouco a pouco, conforme o Coronavírus avançou pelo mundo até chegar ao Brasil, se renderam a este cenário pessimista e realista ao mesmo tempo. Porém, existem diferentes estimativas quanto a esta retração, a qual poderá ser cada vez pior de acordo com a forma em que o vírus se mantiver no Brasil e a necessidade de isolamento, quarentena e manutenção de comércio fechado, por exemplo.

Projeções do PIB brasileiro

Algumas estimativas apontam que esta retração pode ser de cerca de 1,5% a 2%, caso haja uma recuperação do mercado financeiro após a pandemia do Coronavírus. Porém, existem projeções ainda mais negativas, que chegam a indicar uma retração de até 6% do PIB brasileiro.

Caso isso se mostre verdade, o mercado financeiro brasileiro apresentaria a pior retração desde 1962, quando houve um recuo de 4,4% no PIB nacional. Desta maneira, os efeitos poderiam ser sentidos por todas as pessoas, com perda de renda, desvalorização de seu dinheiro, entre outros efeitos negativos elevados exponencialmente.

Em contrapartida, mesmo neste cenário negativo, é possível identificar uma prospecção positiva para o futuro, pois, de acordo com alguns especialistas, a principal diferença desta crise com relação às anteriores será em seu período posterior. Isso porque a estimativa é que haja uma curva de recuperação ascendente muito íngreme após o fim da pandemia.

Desta maneira, mesmo com as prospecções negativas para 2020, há a esperança de que haja uma boa recuperação da economia no mercado financeiro brasileiro para o ano seguinte, assim como para a economia global de uma forma geral.

Como seus investimentos são afetados pela prospecção negativa do mercado financeiro

O número de investidores aumentou consideravelmente no Brasil nos últimos anos. Porém, com os efeitos causados pela pandemia do Coronavírus na economia nacional, todas estas pessoas serão seriamente afetadas.

Isso porque os principais investimentos acompanham os índices da economia nacional, como a taxa Selic, por exemplo. Desta maneira, com a prospecção negativa para os próximos meses no mercado financeiro brasileiro, muitos investidores poderão ter retornos muito menores ou mesmo deixarem de ganhar dinheiro por conta desta crise.

Assim, é essencial que se faça uma variação de investimentos, pois uma carteira diversificada irá permitir que se tenha retornos melhores e suas perdas sejam amenizadas, mesmo em tempos de crises financeiras graves, como a causada pelo Coronavírus.

Além disso, uma das principais áreas de investimento, a renda fixa, é uma das que mais poderá ser afetada pela retração do mercado financeiro brasileiro, de modo que deve ter seus investimentos muito mais reduzidos ao longo dos próximos meses.

Saúde financeira em tempos de crise

No entanto, mesmo com estes índices esperados que apresentam um cenário negativo para o futuro, os investimentos ainda são essenciais para que se possa ter uma boa saúde financeira. Isso porque, com a chance de que a renda familiar seja reduzida, de uma forma geral, os investimentos contribuirão para que se possam manter suas contas em dia sem acumular dívidas e comprometer seu orçamento familiar.

Para saber ainda mais sobre os efeitos da crise gerada pelo Covid-19 no mercado financeiro brasileiro e como a pandemia irá afetar o seu bolso, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes temas. Assim você poderá saber como cuidar ainda melhor do seu dinheiro neste período e evitar problemas financeiros mais graves!