Como funciona e em quais situações recorrer a um empréstimo com restrição?

Os problemas financeiros são bastante comuns, e é muito alto o número de pessoas que acabam com o acúmulo de dívidas e inadimplentes, o que leva estas pessoas a possuírem restrições em seu nome.

Ao mesmo tempo, é bastante comum que se precise de empréstimos, por diversos fins, seja pela necessidade de compra de itens básicos, bens ou mesmo para o pagamento de novas contas. Estas duas situações, combinadas, geram um grande problema para estas pessoas, pois as restrições no nome dificultam, de forma exponencial, as chances de que se consiga a aprovação de crédito para a realização de empréstimos.

Muitas vezes, as próprias pessoas que possuem restrições em seu nome evitam o pedido de empréstimo, por medo de não obterem a aprovação dos bancos ou instituições financeiras.

No entanto, possuir restrições no nome não significa, necessariamente, que você não pode conseguir um empréstimo para realizar os seus pagamentos ou compras, de acordo com sua necessidade.

Embora seja pouco conhecido, o empréstimo para negativado é uma opção muito importante para quem precisa de dinheiro para reorganizar sua vida financeira e evitar problemas maiores no futuro.

Como funciona e como solicitar o empréstimo com restrição

De maneira geral, o funcionamento do empréstimo com restrição é bastante semelhante aos demais tipos de empréstimos comuns, pois deve ser feita uma solicitação de aprovação de crédito que passará pela avaliação do banco ou instituição financeira, e pode ou não, ser aprovada.

A principal diferença está na maior rigidez com que os bancos e instituições financeiras realizam esta avaliação de crédito. Isto, porque a pessoa com restrição em seu nome possui um histórico negativo de pagamentos, o que leva estas empresas a enxergarem um risco muito maior ao realizar um empréstimo para estas pessoas.

Este risco mais elevado também pode fazer com que a taxa de juros seja maior no empréstimo com restrição, o que torna ainda mais importante pesquisar por diferentes opções no mercado e avaliar qual delas se encaixa melhor em seu orçamento, para que não se torne uma nova dívida difícil de ser paga dentro de sua realidade financeira.

No entanto, existem algumas maneiras de apresentar maior confiabilidade às instituições financeiras e aumentar as chances de conseguir um empréstimo com restrição. Um destas formas é estar registrado e poder comprovar renda, o que fornece ao credor uma maior segurança de que o seu empréstimo pode ser pago pelo cliente e torna mais fácil a aceitação da solicitação de empréstimo.

Além disso, existem algumas empresas que oferecem parcerias com bancos para a realização de empréstimo com desconto em folha de pagamento. Ou seja, o pagamento é feito diretamente no momento de seu pagamento, o que gera uma chance ainda maior de aprovação de crédito, uma vez que a empresa pode ter a certeza de recebimento do valor devido.

Porém, existem muitas pessoas no Brasil que atuam como autônomas e trabalham por conta própria, o que faz com que não se tenha uma forma de comprovar renda. No caso de restrições no nome, estas pessoas podem ter ainda mais dificuldades para conseguir aprovação de seu empréstimo.

Uma forma de apresentar maior segurança ao banco e conseguir o seu empréstimo, caso você seja autônomo e não tenha como comprovar renda, é apresentar o seu extrato bancário dos últimos meses, para que a instituição possa averiguar sua renda mensal e avaliar as suas condições de pagamento.

Outra maneira de aumentar as suas chances de crédito é realizar a sua formalização como Microempreendedor Individual (MEI), que permite uma maior comprovação de renda.

Também é importante destacar que, em momento algum, o empréstimo com restrição em nenhuma instituição financeira requer qualquer depósito antes da realização do empréstimo. Este tipo de ação é muito utilizada para a aplicação de golpes e fraudes, que buscam exatamente as pessoas com restrição em seu nome e que precisam de dinheiro rápido, pois se tornam um alvo mais fácil para este tipo de ação.

Em quais situações recorrer ao empréstimo com restrição

À primeira vista pode parecer estranho alguém que já possui restrições em seu nome buscar por um empréstimo e adquirir, assim, uma nova dívida a ser paga. Porém, existem algumas situações em que este tipo de serviço é o mais recomendado, pois pode haver a necessidade de se conseguir dinheiro rápido para evitar outros problemas maiores.

Confira a seguir, algumas situações em que recorrer ao empréstimo com restrição é uma boa alternativa:

1 – Compra de itens essenciais

Existem alguns equipamentos e aparelhos que são essenciais para qualquer pessoa, os quais não se pode ficar sem. Estes itens, porém, também estão sujeitos a problemas, defeitos e a quebras, especialmente quando ficam mais velhos.

É o caso, por exemplo, de fogões, geladeiras, chuveiros, entre outros, que são essenciais no cotidiano e sem os quais não se pode ficar. Quando um destes equipamentos começa a apresentar defeitos e não se tem dinheiro para substituí-los, o empréstimo com restrição pode ser uma alternativa bastante viável para a realização da compra destes equipamentos.

2 – Pagamento de contas com juros mais altos que o empréstimo

Uma situação bastante comum para as pessoas que possuem restrição em seu nome é buscar o parcelamento de suas contas e acordo com as instituições nas quais possuem débitos em aberto. No entanto, estes acordos ou parcelamentos podem ter juros bastante altos, muitas vezes, maiores do que o próprio empréstimo.

Nestes casos, a realização do empréstimo pode ser uma boa alternativa, pois a dívida original, com juros mais altos, pode ser paga de forma total com o dinheiro recebido no empréstimo, enquanto as parcelas com juros menores se adequam melhor ao seu orçamento. Ou seja, nesta situação, você irá trocar uma dívida com juros muito altos por uma dívida com juros mais baixos e que lhe permitirá uma maior tranquilidade financeira durante o pagamento.

3 – Situações imprevistas

Além destas situações citadas anteriormente, existem diversas outras situações imprevistas que podem requerer um pagamento total ou imediato para diversas finalidades, como por exemplo, acidentes de trânsito ou problemas de saúde.

O ideal é que se tenha sempre uma reserva de emergência para estas situações, mas caso não conte com esta reserva, o empréstimo com restrição é uma alternativa que pode ser utilizada para solucionar o problema enfrentado.

Para saber ainda mais sobre o empréstimo com restrição e todos os demais tipos de empréstimos disponíveis no mercado, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre este e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como financiamentos, consórcios, seguros, controle de gastos, planilhas financeiras, investimentos e muito mais. Assim, você poderá saber como cuidar melhor do seu dinheiro e fazê-lo render muito mais!