Entenda como funciona o cálculo de juros dos boletos atrasados

Uma das formas mais comuns de pagamentos, atualmente, ainda são os boletos, que podem ser impressos e pagos em qualquer correspondente bancário, como casas lotéricas, por exemplo, ou mesmo pelo internet banking e aplicativos de celular. Exatamente por esta grande facilidade e diferentes possibilidades de se realizar os seus pagamentos, os boletos ainda contam com um número muito grande de usuários.

No entanto, um cenário bastante comum e que pode acontecer com qualquer pessoa, é o atraso no pagamento dos boletos, que são pagos após o prazo de vencimento. Isto gera um valor maior de pagamento deste boleto exatamente por conta deste atraso, embora muitas pessoas não saibam quais os motivos e como estes juros são calculados após o prazo de vencimento de suas contas.

O primeiro passo para se conseguir compreender melhor o aumento de valores de seu boleto atrasado, é a necessidade de saber que existem dois fatores que elevam o valor de um boleto, que são os juros e a multa. Embora não estejam presentes em todos os boletos, são estes os responsáveis pelo aumento do valor pago caso seja feito o pagamento após a data de vencimento deste boleto.

Os juros são chamados de juros de mora, ou seja, uma penalização ao cliente por não ter respeitado o prazo de pagamento, e são variáveis de acordo com o tempo que se demora a mais para a realização do pagamento. Já a multa é um valor fixo que deve ser pago nos boletos em atraso, o qual, diferentemente dos juros, não se altera conforme maior a demora na realização do pagamento.

Além disso, existe um limite para que sejam determinados estes valores sem que o prejuízo ao cliente seja abusivo. Assim, os valores das multas de boletos em atraso são de no máximo 2% do valor a ser pago, enquanto os juros não podem superar 1% ao mês, sempre com referência ao valor do boleto em atraso.

Como são feitos os cálculos de juros e multas dos boletos em atraso

Com o conhecimento sobre o que são os juros e as multas, e como estes fatores influenciam no valor a ser pago nos boletos em atraso, é possível dar um passo adiante e aprender a como calcular estes valores em seus boletos. Isto permite, inclusive, que se tenha um melhor planejamento nos casos em que, por quaisquer motivos, você precise pagar algum boleto com dias de atraso.

As multas são um pouco mais fáceis de serem calculadas, pois são um valor fixo com referência ao valor original de seu boleto, o que faz desta uma conta bastante simples. Para tornar mais fácil a visualização e compreensão deste cálculo, o melhor é conhecer a aplicação com números reais; por este motivo, tenha em mente um boleto no valor de 500 reais.

Como o valor da multa é de 2% deste valor, basta que se faça a conta de 500 x 2%, o que levará ao valor de dez reais. Assim, a multa por atraso deste boleto será de dez reais, independentemente da quantidade de dias que se passem após a data de vencimento original, o que eleva o pagamento para 510 reais.

Vale ressaltar, porém, que muitas empresas, em busca de um melhor relacionamento com os seus clientes, optam por não aplicar a multa por atraso no pagamento de seus boletos. Desta forma, é preciso saber se o seu boleto, especificamente, possui multa por atraso, uma informação que deve estar bem explicada e presente no próprio boleto, para que o cliente saiba antecipadamente desta multa em caso de não pagamento dentro do prazo de vencimento da conta.

Diferentemente, os juros de mora em casos de pagamento de boletos com atraso são muito mais comuns e estão presentes em quase todos os boletos, o que torna ainda mais importante saber como é feito o cálculo destes juros. Este cálculo é um pouco mais complexo em relação ao cálculo das multas, pois é um valor variável de acordo com o número de dias de atraso, e os valores podem ser modificados conforme esta demora para a realização do pagamento.

O primeiro passo para que se calcule os juros dos boletos atrasados é saber o número de dias após o vencimento até a data do pagamento. Como os juros não podem ser superiores a 1% ao mês, em geral cada dia representa 0.033% de juros por dia, sempre sobre o valor original do boleto.

Assim, se o seu boleto será pago dez dias após o vencimento, é precise que se faça a conta de 0.033% x 10, que resultara em 0.33%. Este resultado será o valor real dos juros a serem pagos pelo atraso no pagamento de seu boleto, o qual deverá ser acrescido ao valor original e, se houver, à multa por atraso.

Após conhecer este valor, será possível calcular quanto esta determinada taxa de juros irá representar em reais a mais no pagamento de seu boleto atrasado. Para isto, deve ser feito o cálculo do valor total do boleto multiplicado pela taxa de juros.

Ainda com o mesmo exemplo anterior, de um boleto de 500 reais, a conta a ser feita é de 500 x 0.33%, com o resultado de 1,65. Este resultado indica que o valor dos juros a serem pagos após dez dias do vencimento de seu boleto de 500 reais será de um real e sessenta e cinco centavos.

Obviamente, este valor se junta ao valor original e à multa, caso seja aplicada, o que resultaria, neste exemplo utilizado, em um pagamento no valor de 511,65 reais. Sem a multa, mas somente com os juros, o boleto atrasado resultaria no pagamento de 501,65 reais caso seja pago após dez dias do vencimento original.

Todas estas contas e cálculos contribuem para uma melhor organização de seu dinheiro e um planejamento detalhado caso precise pagar algum boleto com atraso. Porém, o ideal é que se busque sempre pagar seus boletos até a data de vencimento, justamente para evitar que se pague a mais por um determinado produto e serviço, o que, a longo prazo, poderia ter um impacto considerável em seu bolso.

Para saber ainda mais sobre como são calculadas taxas de juros, multas e boletos, além de muitos outros assuntos relacionados ao universo financeiro, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre financiamentos, empréstimos, seguros, planilhas de gastos, economia doméstica, educação financeira, controle de orçamento e muito mais. Assim você poderá ampliar ainda mais o seu conhecimento financeiro e poderá cuidar melhor do seu dinheiro e fazê-lo render muito mais, além de poder iniciar imediatamente a sua reserva de emergência para nunca ficar sem dinheiro!