Conheça 6 das principais causas de inadimplência atualmente

A inadimplência é um dos maiores problemas atualmente, pois é muito grande o número de pessoas que sofrem com as dificuldades de lidar com o dinheiro, de forma que seu orçamento se torna insuficiente para garantir o pagamento de todas as suas contas. Dessa maneira, quanto mais pessoas com dificuldades para lidar com o dinheiro, maior será o número de inadimplentes no mercado, o que gera problemas tanto para os comerciantes quanto para a própria população.

Para se buscar solucionar o problema da inadimplência, é essencial que se saiba quais são as principais causas que levam as pessoas a se tornarem inadimplentes atualmente. Com o conhecimento destas causas, é maior a chance de que se possa educar melhor as pessoas financeiramente, para que a inadimplência possa ser superada de forma gradativa, até que se torne algo muito menos prejudicial para o mercado, credores e consumidores.

As principais causas da inadimplência atualmente

Confira a seguir quais são as principais causas da inadimplência atualmente, e saiba como se preparar melhor financeiramente para evitar este tipo de problema em sua vida financeira:

1 – Alta taxa de desemprego

O desemprego é, hoje, a principal causa da inadimplência, pois com o maior número de pessoas desempregadas no país, mais difícil se torna o pagamento de dívidas adquiridas anteriormente. Isso se deve ao fato de que grande parte dos inadimplentes são pessoas que perderam seus empregos recentemente, de modo que passaram a enfrentar uma realidade financeira bem mais difícil em relação à própria situação econômica anterior.

Assim, o alto número de desempregados no Brasil, que chegou a mais de 13 milhões de pessoas no fim de 2018, pode ser apontado como a principal causa para a inadimplência atualmente, com um reflexo direto no aumento recente destes números.

2 – Menor renda média no orçamento familiar

Outra causa comum da inadimplência atualmente, a diminuição da renda média entre as famílias brasileiras é, também, uma consequência da alta taxa de desemprego. Isso porque, ao se depararem com maior dificuldade de recolocação no mercado de trabalho, muitas pessoas passaram a aceitar remunerações mais baixas em relação a seus empregos anteriores.

Desta forma, as famílias passaram a precisar aprender a conviver com uma menor renda média, mesmo com as obrigações adquiridas anteriormente, o que dificulta o pagamento de suas dívidas. Além disso, há ainda o acúmulo de juros que faz o pagamento ser maior conforme mais longo seu parcelamento, o que, aliado à diminuição da renda média, torna ainda mais difícil a quitação das dívidas e aumenta as chances de inadimplência.

3 – Falta de educação financeira nas famílias brasileiras

O principal motivo para que muitas pessoas tenham dificuldades em lidar com o dinheiro está na falta de uma boa educação financeira ao longo dos anos. Isso faz, ao começar a trabalhar e conquistar seu próprio dinheiro, estas pessoas não saberem como utilizá-lo, o que as leva a adquirir dívidas e problemas financeiros que vão persegui-los por toda a vida se não forem rapidamente solucionados.

Em longo prazo, esta falta de educação financeira faz muitas pessoas adquirirem dívidas com as quais não poderão arcar, o que as leva à inadimplência. Assim, é essencial que se tenha, desde cedo, uma boa educação financeira, para saber como lidar com o dinheiro sem que este se torne um problema em seu futuro.

4 – Gastos excessivos e descontrolados

Assim como a diminuição da renda média é uma consequência do aumento de desemprego no país, os gastos excessivos ou descontrolados são uma consequência da falta de uma boa educação financeira, o que leva a um novo problema que pode, também, gerar a inadimplência. Ou seja, ao não saber lidar com o dinheiro, muitas pessoas fazem compras parceladas sem se preocupar em como vão pagar estes parcelamentos, e acumulam valores muito altos de dívidas, que fogem do controle de seu orçamento.

Desta maneira, muitos parcelamentos se tornam impossíveis de serem pagos com o valor ganho por estas pessoas, o que leva a se tornarem inadimplentes por não possuírem condições de arcar com seus compromissos. Por este motivo, é muito importante que se tenha sempre um controle de gastos, para que todos os pagamentos a serem feitos estejam sempre dentro de suas possibilidades financeiras, de modo que se evite adquirir dívidas que não possam ser pagas com seu orçamento.

5 – Maior facilidade na obtenção de crédito no mercado

Na contramão do momento financeiro e econômico vivido pela grande maioria das pessoas e do próprio país, de uma forma geral, é cada vez mais fácil que as pessoas obtenham créditos para fazerem as mais diversificadas compras. Desde utensílios domésticos até bens muito maiores, como carros, por exemplo, há uma facilidade muito maior do que em anos anteriores para conseguir aprovação de crédito para a realização destas compras de modo parcelado.

Porém, essa facilidade na obtenção do crédito não significa que os pagamentos também se adequarão ao orçamento dos compradores, que se iludem com a aprovação do crédito e assumem dívidas muito altas e que comprometem um período muito longo. Assim, esta facilitação da aprovação de crédito pode ser apontada como uma das principais causas da inadimplência atualmente, pois faz pessoas com baixa renda adquirirem dívidas que fogem de seu controle financeiro.

6 – Falta de uma reserva financeira de emergência

Outro fator que compromete muito o orçamento de grande parte das famílias brasileiras é a falta de uma reserva financeira para situações emergenciais, que podem acometer qualquer pessoa e gerar dificuldades relacionadas ao dinheiro. Existem algumas situações que podem requerer pagamentos imediatos, como por exemplo, problemas de saúde, acidentes de trânsito, quebra de equipamentos eletrodomésticos, entre outros.

Nestes casos, é preciso que se tenha dinheiro para arcar com este tipo de prejuízo inesperado, pois, caso contrário, será preciso retirar dinheiro de um orçamento já comprometido para solucionar estas situações. Assim, sem uma reserva de emergência, é muito mais provável que se tenha dificuldades financeiras que levarão à inadimplência pelo uso do dinheiro, antes reservado para outro tipo de pagamento, na solução destas situações emergenciais.

Com o conhecimento sobre as principais causas da inadimplência atualmente, é muito mais fácil se preparar para evitar estes problemas e fugir da inadimplência de uma vez por todas, para manter seu nome limpo no mercado e o seu poder de compra inabalado.

Para saber ainda mais sobre as causas da inadimplência e como se preparar melhor para não sofrer com este tipo de situação, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre este e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como financiamentos, empréstimos, seguros, controle de gastos, planilhas, valorização de seu dinheiro e muito mais.
– –