Afinal, antecipar o 13º para pagar dívidas vale a pena?

O final do ano é uma das épocas mais aguardadas por todas as pessoas, pois é um período bastante aguardado pelas férias, festas natalinas e de ano novo, o que já seriam motivos suficientes para muitas pessoas já esperarem ansiosamente por esta época do ano. Mas, além disso, o fim do ano também é muito aguardado pelos trabalhadores por conta do recebimento do 13º salário, um dinheiro que torna o mês de dezembro aquele com o maior rendimento para os trabalhadores assalariados.

Normalmente, o 13º salário é pago aos trabalhadores de forma parcelada, com a primeira parcela paga até o dia 30 de novembro e a segunda parcela paga até a data limite de 20 de dezembro. Isso garante que os trabalhadores não fiquem sem dinheiro no período de festas e compras de fim de ano.

De uma forma geral, esse dinheiro poderia ser empregado, naturalmente, para estas compras do final do ano, uma vez que as festas requerem algum gasto a mais em relação a outras épocas do ano, ou mesmo para o pagamento de despesas adicionais no início do próximo ano, como IPVA ou IPTU, por exemplo. No entanto, este 13º salário é um recurso muito utilizado para outras finalidades, especialmente o pagamento de dívidas adquiridas ao longo do ano e que podem representar problemas de inadimplência ou falta de dinheiro.

Exatamente por conta desta grande utilização do 13º salário para o pagamento de contas, os bancos e empresas financeiras buscaram oferecer uma nova possibilidade aos trabalhadores, que é a antecipação do 13º salário. Ou seja, um empréstimo no valor deste salário adicional e que é pago de forma direta com este benefício, de modo que o trabalhador tenha este dinheiro em mãos assim que necessário, e não apenas no final do ano.

Por se tratar de uma antecipação de um direito adquirido, este tipo de empréstimo, a antecipação do 13º, tem grandes chances de aprovação, e dificilmente é negada pelos bancos ou financeiras. Obviamente, este empréstimo gera uma taxa de juros que deve ser paga, de modo que sua utilização deve ser muito bem estudada e planejada antes de se pedir pela antecipação, que, assim como qualquer outro empréstimo, pode gerar maiores problemas se não for corretamente utilizado.

No entanto, a antecipação do 13º salário ainda gera uma grande dúvida na cabeça de muitas pessoas, que não sabem se vale ou não a pena pegar este dinheiro antecipadamente para o pagamento de dívidas. Estas dúvidas são referentes a diferentes pontos, como dívidas maiores que o valor de seu 13º, o acréscimo da taxa de juros, entre outros que tornam este serviço ainda pouco buscado pelos clientes que têm este direito.

Antecipação do 13º salário para o pagamento de dívidas: vale ou não a pena?

Embora muitas pessoas desejem uma resposta direta, é impossível afirmar somente se a antecipação do 13º vale a pena ou não, pois é preciso que se analise sempre o caso de cada pessoa particularmente. Dessa maneira, todas as pessoas devem analisar sua situação financeira para saber se esta alternativa é uma boa opção para a sua realidade ou não.

O primeiro ponto a ser analisado é o valor de suas dívidas, que podem ser mais altas ou mais baixas do que o valor recebido. No caso de dívidas pequenas, que podem ser pagas de forma total com a antecipação do 13º salário, esta alternativa pode ser uma boa caso esta dívida represente risco de comprometimento do seu orçamento, o que geraria maiores chances de inadimplência e juros sobre juros, por exemplo.

Diferentemente, no caso desta dívida pequena estar bem adequada dentro de seu orçamento, não há uma necessidade de se realizar uma antecipação do 13º salário, pois apenas representaria um menor rendimento no final do ano. Neste caso, a melhor opção seria a manutenção do pagamento mensal e o recebimento do 13º apenas no final do ano, da maneira normal, pois assim não haveria o pagamento de nenhuma taxa de juros referente a este empréstimo.

No entanto, o maior problema da grande maioria das pessoas está nas dívidas mais altas, especialmente aquelas que não poderiam ser completamente quitadas com a antecipação do 13º, que geram uma dúvida maior ainda sobre o benefício deste recurso. Nesse caso, a antecipação seria apenas uma forma de antecipar o pagamento de algumas parcelas e evitar juros e multas sobre atraso de pagamento, por exemplo.

Neste cenário, a antecipação do 13º salário pode ser uma boa opção nos casos em que as dívidas gerem juros muito altos no parcelamento. Ao receber antecipadamente o valor de seu 13º, é possível abater uma parte de sua dívida, o que significa um menor valor a ser parcelado e, consequentemente, menores taxas de juros a serem pagas, com uma melhor adequação dessas parcelas em seu orçamento.

Outra possibilidade bastante interessante para algumas pessoas na antecipação do 13º salário está no pagamento de parcelas atrasadas e dívidas que já representem o acúmulo de juros e multas para você. Nesses casos, o pagamento, mesmo que parcial de suas dívidas atrasadas, pode representar uma boa economia pela possibilidade de evitar este valor de mora cobrado pelo atraso.

Porém, é sempre importante que se leve em consideração a menor taxa de juros a ser paga, em suas parcelas e dívidas atuais ou no empréstimo de antecipação do seu 13º salário. Com o conhecimento sobre estes números será possível avaliar se esta alternativa vai ajudá-lo a economizar dinheiro ou a gastar uma quantia ainda maior no final do ano.

Assim, não há uma resposta definitiva sobre se vale ou não a pena antecipar o recebimento de seu 13º salário, com muitas possibilidades e variáveis a serem consideradas. O mais recomendado é que você conheça de forma completa a sua realidade financeira, pois assim poderá saber se, para você, esta alternativa é uma boa opção ou não, o que poderá não se repetir para outras pessoas.

Caso a antecipação do 13º salário seja benéfica para você, dentro de sua situação financeira, busque por bancos e empresas financeiras que permitam a utilização deste tipo de serviço. No entanto, não aceite a primeira proposta e busque sempre as empresas com as melhores taxas de juros e condições de pagamentos de seu empréstimo.

Para saber ainda mais sobre o 13º, sua antecipação e as possibilidades de investimento ou utilização deste dinheiro, acesse a página da AnjoCred e leia nossos outros artigos sobre este e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como financiamentos, empréstimos, seguros, controle de gastos, planilhas financeiras, e muito mais. Assim você poderá saber como valorizar ainda mais o seu dinheiro e identificar as melhores oportunidades de investimento para nunca sofrer com os problemas financeiros.