Aprenda agora a calcular o juros simples e compostos

Uma preocupação comum para todas as pessoas que lidam com dinheiro são os juros, que podem fazer com que uma compra ou serviço se torne muito mais caro do que seu preço original, por exemplo. Porém, os juros também podem representar um bom retorno no caso de investimentos, os quais rendem de acordo com uma determinada taxa de juros.

Embora seja algo bastante presente na vida de todas as pessoas, é muito comum, ainda, que muitas pessoas tenham dúvidas relacionadas aos juros e a como seu cálculo é feito. Isso pode se tornar ainda mais complicado com a diferença entre os juros simples e os juros compostos, que são duas maneiras diferentes de aplicação de juros.

Mesmo com o pagamento de taxas de juros em diversos serviços e produtos, é bastante elevado o número de pessoas que sequer sabem a diferença entre estes dois tipos distintos de juros e o impacto direto em seu orçamento.

Assim, saber quais as diferenças entre os juros simples e os juros compostos é essencial para que se saiba a forma como estas taxas irão mexer com o seu dinheiro, positivamente ou negativamente. Além disso, saber como são calculadas estas diferentes taxas de juros pode ajudar a evitar a realização de compras ou contratação de serviços que impliquem em um elevado risco ao futuro de sua vida financeira.

As diferenças entre os juros simples e os juros compostos

Antes de saber como são calculadas estas diferentes taxas de juros, é essencial que se saiba quais são as diferenças entre elas e como esta diferença modifica completamente um cálculo financeiro. Porém, diferentemente do que se pode imaginar, compreender esta diferença é algo bastante fácil e simples.

De uma maneira geral, os juros simples são aqueles que são aplicados a uma compra ou serviço referentes ao valor total do produto, sem que esta taxa seja acumulada. Este tipo de juros é muito comum no caso de compras parceladas, que contam com uma taxa fixa de juros referente ao valor do produto.

Diferentemente, os juros compostos são taxas que são aplicadas de maneira recorrente de acordo com o tempo em que o pagamento é feito. É mais comum em serviços, como o pagamento de cartões de crédito, ou na rentabilidade de investimentos, por exemplo, que estão mais propensos ao aumento de valor de acordo com o tempo para o pagamento ou retorno financeiro.

Esta característica dos juros compostos faz com que eles sejam também conhecidos como juros sobre juros, uma vez que a taxa é reaplicada periodicamente ao valor já modificado pela primeira aplicação da taxa de juros.

Assim, o funcionamento destes dois tipos de taxas de juros é bastante diferente, e até mesmo suas aplicações ocorrem em diferentes tipos de situações e serviços financeiros.

Porém, tão importante quanto saber as diferenças entre estes dois tipos de taxas de juros, é saber como calcular estas taxas. Isso pode contribuir de maneira muito positiva para um melhor planejamento financeiro e, consequentemente, uma maior economia e cuidado com o seu dinheiro.

Como calcular os juros simples

O cálculo dos juros simples é bastante fácil de ser feito, pois há um único cálculo para conhecer o valor desta taxa a ser paga ao final da quitação de sua dívida, ou do recebimento de seu crédito. Por ser uma taxa de juros mais comum na compra de produtos, é a que está mais presente na vida de muitas pessoas.

Para a realização do cálculo desta taxa de juros é necessário que se conheça apenas dois números, que são o valor total inicial e a taxa de juros a ser aplicada. Com estes números é possível realizar o cálculo e conhecer o total de juros a ser pago.

Um exemplo que facilita bastante a compreensão deste cálculo é o de um empréstimo no valor de 1000 reais que conta com uma taxa de juros de 10% ao ano. Isso significa que a cada ano que se passe o valor total dos juros será de 100 reais, e que a aplicação da taxa de juros depende do número de parcelas a serem pagas.

Caso este empréstimo seja pago em um ano o cliente irá gastar apenas 110 reais para quitar seu débito. Porém, caso o empréstimo seja pago em cinco anos o valor total de seu custo será de 1500 reais, devido à taxa de 10% de juros ao ano.

Assim, os juros simples são sempre referentes ao valor inicial do serviço ou produto, e isso não se modifica conforme o tempo de pagamento do mesmo.

Como calcular os juros compostos

Diferentemente dos juros simples, os juros compostos são um pouco mais complicados de serem calculados, mas isto não os torna algo muito assustador. Porém, é preciso um cuidado maior em seu cálculo para evitar que aconteçam quaisquer tipos de erros.

De uma forma simples, a diferença principal deste tipo de juros é que eles se acumulam após um determinado período. Assim, o valor da segunda aplicação da taxa de juros não é referente ao valor inicial do serviço ou produto, mas sim do valor anterior após a aplicação dos juros.

Para tornar mais fácil de se compreender, vamos utilizar o mesmo exemplo dos juros simples, porém, com a aplicação dos juros compostos.

Neste caso, imagine que o pagamento de um empréstimo de 1000 reais possui uma taxa de 10% ao ano de juros compostos. Ao final do primeiro ano o valor de quitação deste empréstimo será de 1100 reais, da mesma maneira que aconteceria no exemplo anterior.

No entanto, no segundo ano a aplicação da taxa de juros seria feita sobre o valor de 1100 reais, e não em relação aos 1000 reais iniciais. Desta maneira, ao final do segundo ano este valor seria de 1210 reais, e não de apenas 1200 como aconteceria com os juros simples.

Já no terceiro ano, o valor destes juros seria de dez por cento destes 1210 reais, o que elevaria o valor de pagamento para 1331 reais, e assim sequencialmente de acordo com o período total de pagamento da dívida, ou recebimento de um investimento.

Desta forma, a definição de juros sobre juros é bastante correta para definir a forma como os juros compostos são utilizados, uma vez que se baseiam sempre no valor final da aplicação anterior.

Vale ressaltar, por fim, que estes valores de exemplificação são bastante baixos para facilitar a compreensão, mas a aplicação de juros compostos em valores mais elevados pode fazer com que uma dívida se torne muito alta caso tenha este tipo de aplicação de juros, o que é comum no caso dos cartões de crédito.

Saiba ainda mais sobre as taxas de juros e muitos outros assuntos financeiros ao acessar a página da AnjoCred e ler nossos artigos!