A inclusão de seu CPF na nota fiscal de um estabelecimento já é algo natural, uma vez que qualquer estabelecimento deve oferecer esta possibilidade ao consumidor. No estado de São Paulo, isso se deve à Nota Fiscal Paulista, um programa do governo estadual que visa diminuir o risco de sonegação e, além disso, oferece vantagens aos consumidores.
Estas vantagens são o retorno de créditos ao consumidor, de acordo com os créditos adquiridos no programa, e o sorteio semestral de valores que podem variar entre mil e um milhão de reais. Assim, participar do programa da Nota Fiscal Paulista é algo bastante atrativo para qualquer pessoa que realize suas compras dentro dos limites estaduais.
No entanto, mesmo após tanto tempo de existência da Nota Fiscal Paulista, ainda existem muitas pessoas que podem possuir dúvidas a respeito de seu funcionamento. Muito disso se deve à disseminação de mitos e informações incorretas a respeito da Nota Fiscal Paulista.
Mitos e verdades a respeito da Nota Fiscal Paulista
Para poder acabar de uma vez por todas com as suas dúvidas a respeito da Nota Fiscal Paulista, veja a seguir quais são alguns dos maiores mitos e das maiores verdades a respeito deste programa do governo do estado de São Paulo.
A Nota Fiscal Paulista serve para o governo rastrear os gastos dos contribuintes: Mito
Um pensamento comum, especialmente nos anos seguintes ao lançamento do programa da Nota Fiscal Paulista, foi o de que a inserção de seu CPF nas notas fiscais serviria para que o governo pudesse rastrear, de alguma forma, os gastos dos contribuintes. Isso, entretanto, não poderia estar mais incorreto, pois os dados da Nota Fiscal Paulista não são utilizados para cruzamentos com dados da Receita Federal, por exemplo.
Além disso, qualquer compra realizada com cartões de crédito ou débito podem ser rastreadas pelas informações fornecidas pelas operadoras de cartões, por exemplo. Assim, não há sentido em deixar de participar do programa por receio de ter seus dados rastreados de alguma forma.
Isso significa que este é um mito a respeito da Nota Fiscal Paulista e deve ser completamente eliminado do pensamento do público, para que as pessoas possam começar a utilizar os benefícios deste programa.
Só compensa pedir Nota Fiscal Paulista em compras de alto valor: Mito
Por conta da restituição de créditos e da realização de sorteios entre os participantes do programa da Nota Fiscal Paulista, é comum que algumas pessoas imaginem que isso esteja relacionado ao valor gasto em cada nota fiscal. No entanto, a aquisição dos créditos e participações em sorteios acontece independente do valor da nota fiscal em que o cliente solicita a inclusão de seu CPF.
Ou seja, o ideal é que sempre se solicite a Nota Fiscal Paulista, para que assim se tenha sempre os benefícios deste programa, independente do valor gasto. Isso porque qualquer valor é passível de acumular créditos e pontos aos participantes, de modo que deixar de utilizar a Nota Fiscal Paulista em qualquer situação seja um equívoco por parte dos clientes.
Assim, este é mais um mito que deve ser eliminado da crença popular, pois pode diminuir os benefícios deste programa por parte dos clientes que deixam de utilizar a Nota Fiscal Paulista em suas pequenas compras do dia a dia.
Se eu doar minha Nota Fiscal Paulista para uma instituição eu deixo de receber a restituição: Verdade
Uma possibilidade oferecida pelo programa da Nota Fiscal Paulista é a doação de seus créditos por meio deste tipo de nota fiscal para algumas instituições beneficentes e programas de caridade. Ou seja, você pode realizar um cadastro para que todas as compras que tenham o seu CPF no cupom fiscal gerem créditos a serem restituídos para estas instituições.
Desta maneira, você abre mão de receber o valor de restituição do programa para doar para estas instituições, que são beneficiadas com estas doações, que podem ser feitas tanto por meio de cadastros quanto pela doação da nota fiscal física.
No entanto, o mais recomendado é que esta doação seja feita por meio do cadastro digital, pois podem render valores maiores para as instituições em relação às notas físicas doadas.
Qualquer pessoa do Brasil pode participar do programa da Nota Fiscal Paulista: Verdade
Embora seja um programa voltado para o estado de São Paulo e mantido pelo governo estadual, a Nota Fiscal Paulista pode ser utilizada por qualquer pessoa de todo o Brasil. Para isso basta que se faça um cadastro no site da fazenda do estado de São Paulo e se comece a solicitar o CPF em suas notas fiscais.
No entanto, o programa renderá créditos apenas em compras realizadas dentro dos limites estaduais. Ou seja, qualquer pessoa pode participar do programa, mas para usufruir da Nota Fiscal Paulista é preciso fazer suas compras dentro do estado de São Paulo.
Assim, esta é uma boa alternativa para pessoas que moram nas proximidades dos limites estaduais, ou que realizam compras com frequência dentro do estado. Já para quem não costuma comprar no estado paulista, a inclusão no programa não renderia grandes benefícios.
É arriscado fornecer o CPF para as notas fiscais: Mito
Um receio comum para muitas pessoas é o fornecimento de seus dados para a realização da Nota Fiscal Paulista. Ou seja, a informação de seu número de CPF para que este seja inserido em seu cupom fiscal.
Este receio, no entanto, não se justifica, uma vez que a Nota Fiscal Paulista é bastante segura e os dados não são utilizados pelo estabelecimento comercial, por exemplo. Mesmo assim, muitas empresas já contam com o sistema de digitação do CPF dos clientes, no qual o próprio cliente digita o número de seu documento, sem precisar dizê-lo em voz alta.
Assim, o cuidado com seu CPF deve existir, para evitar que caia nas mãos de estelionatários, por exemplo, mas isso não significa que a Nota Fiscal Paulista represente qualquer perigo para os clientes.
Agora que você conhece melhor o que são alguns mitos e verdades a respeito da Nota Fiscal Paulista, comece a utilizar este programa e usufruir de seus benefícios da melhor maneira possível. Assim, além de conquistar estes benefícios e poder ter um bom retorno financeiro, você ainda contribui no combate à sonegação, principal objetivo da implementação da Nota Fiscal Paulista.
Para saber ainda mais sobre a Nota Fiscal Paulista e muitos outros programas relacionados à economia nacional, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes e muitos outros temas relacionados, como financiamentos, empréstimos, consórcios, seguros, educação financeira, taxas de juros e muito mais. Desta forma você poderá aprender a como cuidar ainda melhor de seu dinheiro e se livrar de qualquer tipo de problema financeiro!