Como funciona a pontuação do seu Score

Com uma importância cada vez maior dos serviços de crédito, em especial dos empréstimos e financiamentos, ter acesso a este tipo de serviço é algo essencial para evitar muitos tipos de dificuldades financeiras. Em especial, ter um bom score financeiro é algo que todas as pessoas devem buscar, pois este é um fator determinante para a aprovação de crédito a um cliente.

O score financeiro é uma pontuação determinada pelos órgãos de proteção ao crédito, os quais indicam qual o risco que um determinado cliente apresenta de gerar prejuízo para as empresas credoras.

Assim, este score é determinado com base no histórico de cada pessoa, o que faz com que seja importante manter um bom comportamento financeiro mesmo quando não se precisa de um serviço de crédito, para não atrapalhar a contratação deste tipo de serviço no futuro.

De uma maneira geral, o score financeiro é pontuado de zero a 1.000, e dividido em faixas consideradas baixa, média e alta. Desta maneira, de acordo com a faixa em que o seu score se encaixa, as empresas credoras podem avaliar qual o risco que você apresenta de se tornar inadimplente e gerar prejuízos por falta de pagamento de suas dívidas.

Com isso, é preciso compreender o que significa a sua pontuação no score financeiro e como funciona este indicador, para que saiba o que fazer para conseguir aumentar o seu score e ampliar as chances de ter acesso a diversos serviços financeiros.

Entenda a pontuação do seu score financeiro

Para que se possa utilizar o score financeiro em seu favor, é preciso, primeiramente, entender o que significa a sua pontuação e saber em que faixa este indicador o mantêm. Assim, o primeiro ponto a ser conhecido é saber que o score financeiro pode ser dividido em três faixas distintas, as quais podem qualificar a sua pontuação como baixa, média e alta, como você já sabe.

A primeira faixa de score financeiro que deve ser conhecida é, também, a que mais deve ser evitada, pois é a faixa de pontuação baixa, que varia entre zero e 299 pontos. Isso indica para as empresas credoras que você é uma pessoa com alto risco de inadimplência, e que pode lhes gerar prejuízo, o que as leva a recusar seus pedidos de empréstimos ou qualquer outro serviço de crédito.

Em seguida, a faixa intermediária de pontuação é a que varia entre 300 e 699 pontos. Esta faixa de pontos em seu score financeiro indica que você pode ser uma pessoa bem controlada financeiramente, mas que teve alguns problemas financeiros em algum momento de sua vida nos últimos anos.

Por fim, a faixa alta de pontuação é aquela que vai de 700 a 1.000 pontos, e mostra às empresas credoras que uma pessoa é altamente confiável, com risco baixo de inadimplência. Como consequência, estas pessoas possuem chances muito mais altas de aprovação em seus pedidos de serviços financeiros.

Entretanto, é sempre importante ressaltar que o funcionamento do score financeiro é muito mais demonstrativo do que uma regra para qualquer empresa. Ou seja, mesmo uma pessoa com score regular ou baixo pode conseguir aprovação de crédito em uma determinada empresa, caso seu nome não esteja sujo, por exemplo.

Da mesma forma, se uma pessoa com score alto não apresentar condições que comprovem sua possibilidade de arcar com o pagamento de um serviço de crédito, é possível que seu pedido seja negado.

Assim, manter um score com uma alta pontuação é sempre importante, mas não serve como garantia de acesso a qualquer serviço de crédito, uma vez que esta é uma decisão única e exclusivamente tomada pelas empresas de acordo com a sua estratégia comercial.

Saiba o que fazer para aumentar a sua pontuação no score financeiro

Por se tratar de um indicativo de grande importância para as empresas credoras, manter o score positivo é algo que todas as pessoas desejam. No entanto, é comum que muitas destas pessoas não saibam quais são as ações e medidas que podem ser tomadas para aumentar a sua pontuação.

Em geral, o ideal é que se mantenha bons hábitos financeiros, pois todas as ações são contabilizadas para formar o seu score financeiro. Desta forma, o primeiro passo é jamais deixar que suas contas sejam pagas em atraso, pois isso pode acarretar a queda de sua pontuação.

Para evitar este tipo de problema, uma alternativa bastante fácil de ser colocada em prática é cadastrar as suas contas em débito automático, para que sejam pagas de maneira automática a cada mês, sem o risco de que se esqueça a data limite de pagamento, por exemplo.

Outra forma de evitar que seu score seja afetado negativamente e perca pontos importantes, é manter seus dados sempre atualizados em órgãos de proteção ao crédito e em empresas credoras. Isso irá garantir que qualquer empresa possa localizá-lo facilmente em caso de necessidade, e permite uma relação de maior confiança entre cliente e empresa.

No entanto, ainda mais importante do que todos estes cuidados, o que mais pode afetar positivamente o seu score é limpar o seu nome. Ou seja, caso você esteja negativado, isso puxa seu score para baixo de forma muito rápida, e o pagamento de suas dívidas pode garantir que esta pontuação melhore sensivelmente.

Porém, como o score é um indicativo de seus hábitos financeiros, este aumento da pontuação acontecerá de forma gradual, conforma o passar do tempo. Isso significa que, após o pagamento de sua dívida, a pontuação não subirá vertiginosamente, mas sim de forma lenta, conforme você mantenha seu nome limpo.

Além disso, quanto mais tempo seu nome estiver sujo, mais irá demorar para que os efeitos negativos disso sejam eliminados de seu score. Este é mais um motivo importante para que você limpe o seu nome o mais rapidamente possível, para que sua pontuação possa aumentar de forma mais rápida.

Agora que você sabe melhor como funciona a pontuação de seu score financeiro e o que fazer para conseguir melhorar a sua pontuação, coloque este conhecimento em prática e garanta um score muito maior. Desta forma você poderá contar com um indicativo positivo em seu favor e terá uma chance muito maior de aprovação em seus pedidos de serviços de crédito.

Para saber ainda mais sobre o score financeiro, acesse a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como financiamentos, empréstimos, seguros, taxas de juros e educação financeira em geral.

Com isso você poderá saber como cuidar ainda melhor do seu dinheiro e a identificar melhores possibilidades de investimento para que seu dinheiro renda muito mais, de forma que você se mantenha longe dos problemas financeiros!