Afinal, vale a pena fazer empréstimo com veículo de garantia?

Hoje em dia, é muito fácil encontrar diversas formas de conseguir um crédito extra para sair do vermelho e colocar as contas em dia. Dentre as várias possibilidades, uma que vem sendo mais conhecida é a do empréstimo com veículo de garantia. Você já deve ter ouvido falar nessa alternativa, não é mesmo?

Bem, não é difícil de entender do que se trata, afinal, o nome já diz tudo. É fazer um empréstimo dando o seu veículo como garantia. Mas a grande dúvida é: será que vale a pena? Quais são as vantagens de optar por essa modalidade? E as desvantagens? Se você também quer saber se o empréstimo com veículo como garantia realmente vale a pena, você está no lugar certo! Aqui vamos falar tudo sobre o empréstimo com veículo de garantia, então, é só continuar lendo esse post!

Como funciona o empréstimo com veículo de garantia?

Assim como as demais modalidades de empréstimo, você precisa encontrar uma instituição que pode ser uma agência bancária ou uma financiadora que ofereça esse tipo de empréstimo. O grande atrativo que faz com que muita gente procure por essa opção são as taxas de juros mais baixas, e isso é, de fato, um bom ponto para ser analisado.
Como você oferece o seu veículo, a instituição tem uma garantia de que caso você não pague pelo empréstimo, ela poderá ficar com o seu bem como pagamento. Por isso, as taxas de juros são bem menores, se comparadas às demais taxas dos modelos convencionais de empréstimo.
Então, você precisa ter um veículo quitado em seu nome para dar entrada no pedido desse empréstimo. Além disso, precisará apresentar todos os demais documentos que são exigidos pela instituição. Feito o pedido e apresentado os documentos, você passará pela fase de análise de crédito. É importante saber que a instituição irá consultar o seu CPF e caso ele se encontre negativado, você pode ter mais dificuldade para conseguir a aprovação, o que não significa que você não conseguirá, só que ficará mais difícil.
O processo de solicitar o empréstimo com veículo de garantia segue a mesma linha dos demais empréstimos, só que lógico, você terá que ter o veículo e estar de acordo com as exigências específicas que a empresa tiver.
Quer saber quais as vantagens em optar pelo empréstimo com veículo de garantia? Confira no tópico a seguir.

Vantagens do empréstimo com veículo de garantia

1) Juros baixos – como dissemos anteriormente, a maior vantagem de optar por essa modalidade são as taxas de juros mais baixas. Como você oferece o seu veículo como garantia, as taxas cobradas são as menores do mercado, o que pode ser um facilitador para você colocar as suas dívidas em dia.

2) Permite crédito para negativado – outra vantagem do empréstimo com veículo de garantia é que quem está com o nome negativado, pode conseguir o dinheiro da mesma forma. Quem está negativado sabe muito bem que não é qualquer empréstimo em que se consegue aprovação, mas quando se dá o veículo como garantia, as coisas mudam e é possível ter mais facilidade para ter a aprovação do crédito.

3) Valor mais alto de empréstimo – outra vantagem em recorrer ao empréstimo com veículo de garantia é que é possível conseguir empréstimo de um valor maior, de 80 a 90% do valor total do carro. O percentual varia de acordo com cada instituição e também com as condições do automóvel como o ano de fabricação. Quanto mais novo for o seu carro, maior será o valor que você pode conseguir no empréstimo.

4) Pagamento com débito na conta – se você fizer um empréstimo com veículo de garantia na agência bancária que você já tem conta, uma vantagem é que você pode optar pelo pagamento com débito na conta. Assim, você evita de esquecer-se de pagar as parcelas no dia certo e não tem que arcar com multas por atraso.
Essas são as vantagens de optar pelo empréstimo com veículo de garantia. Mas, como tudo tem o lado bom e ruim, vamos agora às desvantagens desse tipo de empréstimo.

Desvantagens do empréstimo com veículo de garantia

1) Possibilidade de perder o carro – a maior desvantagem de recorrer ao empréstimo oferecendo o seu veículo como garantia é a possibilidade de perdê-lo. Sim, isso pode e vai acontecer se você deixar as parcelas atrasarem e não pagar o valor emprestado, ou seja, é preciso ter muito controle e planejar muito bem as suas finanças para não deixar isso acontecer e ter um problema ainda maior.

2) O carro tem que estar quitado e no seu nome – para conseguir a aprovação do empréstimo com veículo de garantia, você precisa ter o automóvel totalmente quitado e este precisa estar no seu nome. Mesmo que você seja casado (a), se o veículo estiver registrado no nome do seu cônjuge, você não poderá utilizar essa modalidade de empréstimo.

3) Impossibilidade de vender o carro – se você assinar o contrato de empréstimo com veículo de garantia, o seu carro passa a ser um bem alienado, ou seja, ele não é totalmente seu até que você quite todas as parcelas do empréstimo. Enquanto você não pagar todas as parcelas, você não poderá vender e nem trocar o seu carro.

4) Mais burocracia – outra desvantagem de recorrer ao empréstimo com veículo de garantia é que o processo se torna ainda mais burocrático. Além de todos os documentos que você precisa apresentar para conseguir um empréstimo convencional, você ainda terá que apresentar os documentos do carro, e ainda, submetê-lo a vistoria, o que faz com que se demore mais tempo para conseguir a aprovação.

5) Restrição de algumas instituições em relação ao ano do carro – e por fim, outra desvantagem é que a maioria das instituições que oferecem o empréstimo com veículo de garantia tem um limite de idade do automóvel, ou seja, não aceitam veículos muito antigos, como os que já tem 10 anos ou mais.

Conclusão

Agora que você já sabe quais são as vantagens e desvantagens, fica mais fácil identificar se no seu caso, o empréstimo com veículo de garantia vale realmente a pena. Isso porque não há uma resposta certa, o empréstimo utilizando o seu veículo como garantia pode ser muito bom, como pode ser um pesadelo, dependendo da sua situação.
Então, se for preciso, volte lá nas vantagens e desvantagens e analise cada um dos tópicos, pensando na sua vida e na sua situação financeira do momento. Colocar o seu carro como garantia para conseguir um dinheiro extra e tirar os sonhos do papel vale a pena para você? Então, se joga!
Quer ver outros conteúdos como esse? Acesse nosso site: AnjoCred!