Saiba como e onde conseguir investimentos para sua Startup

O desejo de conseguir atingir a independência financeira é algo comum para muitas pessoas, inclusive aquelas que desejam começar a trabalhar com aquilo que gostam. Uma das formas de conseguir realizar este desejo é com a implementação de uma startup voltada para o seu segmento profissional.

Uma startup é uma empresa em estágio inicial que pode apresentar um modelo de negócio inovador, de forma que venha a ganhar com lucros escalonados conforme se consolida em seu mercado. Ou seja, é uma ideia muito tentadora, e que atrai a atenção de muitas pessoas interessadas em colocar em prática as suas ideias.

Entretanto, para que uma startup possa, de fato, conseguir sucesso, é preciso que se tenha um bom dinheiro para dar início e continuidade a seu projeto, de forma que sua empresa possa realmente vir a lhe render lucros no futuro. É exatamente neste ponto que a maioria dos empresários encontra as maiores dificuldades, pois não contam com todos os recursos financeiros necessários para sua startup.

Isso torna necessário buscar por investimentos, os quais muitas das vezes os empresários não sabem sequer por onde começar, ou com quem conseguir estes investimentos. Assim, o primeiro passo é saber como e onde buscar estes investimentos, para que sua startup possa ter condições de se manter no mercado e apresentar bons resultados no futuro.

Para lhe ajudar nesta tarefa, observe a seguir algumas dicas importantes dos principais modos de se conseguir investimentos para a sua startup, de modo que possa colocar o seu trabalho em prática e chegar até os resultados escalonados desejados. Confira:

Peça empréstimos para amigos e familiares

Certamente esta não é uma solução com mais aspectos profissionais, mas certamente é uma das que possui maiores chances de lhe render sucesso. Isso porque, se você conseguir dinheiro emprestado com amigos e familiares para investir em sua startup, certamente não precisará arcar com juros elevados, como em empréstimos feitos em bancos.

Desta forma, o ideal é que você mantenha o seu foco em sua startup e nos benefícios que este empréstimo pode lhe garantir, de modo que não se atenha apenas a um aspecto pouco profissional deste pedido.

Uma outra alternativa a qual se pode recorrer, neste caso, é oferecer aos seus amigos e familiares uma participação em sua startup, ou seja, uma sociedade mediante o investimento do valor que a sua empresa necessita. Entretanto, isso deve ser feito com a maior cautela possível, e com o comprometimento de ambas as partes, uma vez que pode influenciar o futuro de sua startup.

Buscar por um investidor anjo

Uma alternativa muito procurada por quem inicia uma startup é contar com um investidor anjo. Estes investidores, em geral, são algumas pessoas com renda elevada, e que já possuem participação em um grande número de empresas, o que permite que façam investimentos um pouco mais arriscados.

Desta forma, mesmo que a sua startup seja um projeto em início e que tenha previsão de lucros escalonados apenas para o futuro, mas que apresente um programa de trabalho bem definido, é possível atrair a atenção destas pessoas, bem como os seus investimentos necessários para a sua atuação.

Este investimento, porém, está sempre condicionado a uma participação em sua startup, de modo que, ao contar com um investidor anjo, você precisa abrir mão de uma parte de seus lucros, os quais são a razão pela qual o investidor coloca dinheiro em sua empresa.

Com isso, ao buscar um investidor anjo, é preciso que você já saiba de quanto dinheiro precisa como investimento, bem como a porcentagem de sua empresa a qual está disposto a ceder a seu investidor em troca deste dinheiro. Porém, é preciso pesar, também, o fator de que muitos investidores anjo possuem grande expertise que pode lhe ajudar a trabalhar melhor e conseguir melhor resultado em sua startup.

Parceria com aceleradoras

Uma alternativa que poucas pessoas conhecem são as aceleradoras, empresas que oferecem auxílio para que novos empreendedores e donos de startups tenham auxílio não apenas financeiro, mas também de conhecimento estratégico e de mercado, para que possam saber como atuar da melhor maneira no mercado em seu segmento.

Com isso, é comum que os empreendedores tenham que passar por algum período de mentoria, nos quais podem até mesmo colocar em prática o seu conhecimento e o conteúdo aprendido neste período. Assim, as aceleradoras são uma boa alternativa não apenas para conseguir o dinheiro que sua startup precisa, mas para se preparar melhor para o futuro de seu negócio.

Além disso, é importante buscar por diferentes opções de aceleradoras disponíveis em sua cidade e estado, para que possa contar com a ajuda daquela que melhor atenda às suas necessidades e lhe ofereça o que é preciso para o melhor resultado de sua startup.

Empréstimos específicos para empreendedores

Os empréstimos financeiros são um dos serviços mais conhecidos por todas as pessoas no Brasil, independentemente de possuírem um negócio próprio ou não. Porém, o que algumas pessoas não sabem é que existem serviços voltados especificamente para os empreendedores que precisam fazer o investimento inicial ou para o aumento de sua empresa.

Em geral, estes serviços possuem condições facilitadas, e podem ser conseguidos sem grande dificuldade por empresários de qualquer segmento. Além disso, é comum que os empréstimos para empreendedores tenham taxas de juros mais baixas, o que os torna ainda mais atrativos para quem precisa de dinheiro para investir em uma startup.

Algumas instituições financeiras, com esta alternativa de empréstimos para startups e pequenas empresas possuem até mesmo alguns programas de serviço que contam com a possibilidade de acompanhamento profissional, para lhe orientar e direcionar no uso do dinheiro obtido como empréstimo para investimento em sua startup.

Agora que você sabe como e onde conseguir investimentos para a sua startup, elabore um bom plano de negócios e vá atrás da alternativa que melhor atenda às suas necessidades e expectativas de investimento de acordo com o seu planejamento, de forma que possa colocar a sua empresa em prática e chegar a obter os melhores resultados possíveis.

Para saber ainda mais sobre a realização de investimentos e como conseguir fazer a sua startup ser uma empresa de sucesso, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, tais como empréstimos, financiamentos, consórcios, seguros e muito mais.

Desta forma, mais do que fazer com que a sua empresa tenha sucesso, você poderá conseguir lidar melhor com o seu dinheiro e manter uma vida financeira mais saudável, longe de alguns dos principais problemas relacionados ao mau uso do dinheiro, como o acúmulo de dívidas e inadimplência, por exemplo!