Pix: em quantos bancos posso cadastrar minhas chaves?

A chegada do Pix movimentou completamente a forma como as pessoas utilizam o seu dinheiro e realizam transações financeiras, em especial o envio e recebimento de dinheiro, que é o principal uso desta nova ferramenta. Isso porque, com o Pix, é possível receber ou enviar dinheiro em qualquer dia da semana e a qualquer hora, com um prazo de até dez segundos para que o valor esteja em sua conta de destino.

Assim, naturalmente as pessoas que fazem uso deste tipo de ação financeira se empolgaram, uma vez que serviços como TED e DOC levam um tempo muito maior para a transferência, além de possuírem limitações, restrições e taxas que podem ser cobradas pelos bancos de quem envia o dinheiro.

Porém, o uso do Pix é ligado diretamente ao uso de uma chave que deve ser cadastrada pelo próprio cliente no aplicativo de seu banco, a qual pode ser o seu número de CPF, telefone celular ou até mesmo o seu e-mail. Apenas com esta chave cadastrada é que o cliente poderá enviar ou receber dinheiro por meio de transações com o Pix.

E é exatamente a questão das chaves do Pix que gera algumas das principais dúvidas a respeito do serviço. Para uma melhor utilização do serviço, é essencial solucionar estas dúvidas e questionamentos. Assim, para que você não tenha mais dúvidas a respeito das chaves do Pix, confira, a seguir, as respostas para alguns dos principais questionamentos:

Posso utilizar a mesma chave do Pix em bancos diferentes?

Este é um dos primeiros questionamentos de muitas pessoas que começam a utilizar o Pix, e a resposta é negativa, pois uma chave pode ser utilizada apenas em um único banco. Ou seja, se você cadastrar o seu número de CPF em um banco, não poderá utilizar esta mesma chave para uma conta secundária que possa ter em seu nome.

Isso se deve ao fato de que o recebimento de transferências e pagamentos com o Pix se por meio do envio do dinheiro para a conta que está associada a esta chave do Pix. Assim, se você receber um Pix pela chave de seu CPF, o dinheiro será automaticamente depositado na conta associada a esta chave.

Por conta disso, o ideal é que cada cliente cadastre apenas uma única chave do Pix em cada uma de suas contas bancárias, pois assim poderá utilizar o recurso em quantas contas desejar. No entanto, se duas ou mais chaves forem cadastradas na mesma conta, qualquer transferência ou pagamento recebido somente poderá acontecer nesta conta em que as chaves estão cadastradas.

Em quantos bancos é possível ter chaves do Pix cadastradas?

Não há um limite de contas bancárias que uma pessoa pode ter, o que faz com que se possa ter chaves do Pix cadastradas em quantas contas você possuir em seu nome. Porém, para que isso seja possível é preciso que se tenha diversas chaves a serem cadastradas, o que pode ser feito com mais de um número de telefone, ou mais de uma conta de e-mail, por exemplo.

Assim, cada chave Pix pode ser cadastrada em um único banco, porém, é possível ter quantas chaves Pix você desejar ou precisar. O ideal é que cada conta bancária tenha uma chave Pix, pois assim você pode contar com os benefícios deste recurso em qualquer um de seus bancos, sem qualquer tipo de problema ou dificuldade quando precisar enviar ou receber dinheiro.

Quantas chaves Pix é possível cadastrar em uma mesma conta?

Como você já sabe, existe a possibilidade de escolher entre diferentes alternativas para utilizar como chave do Pix, como número de CPF, telefone ou e-mail. Porém, algo que algumas pessoas ainda possuem dúvidas é sobre a possibilidade de cadastrar mais de uma chave em uma mesma conta bancária.

Isso é completamente possível, pois cada pessoa pode ter até cinco chaves do Pix em uma mesma conta bancária. Ou seja, se você desejar utilizar o seu número de CPF, dois e-mails e dois números de telefone como chaves do Pix em sua conta principal, isso é possível. No entanto, todas essas chaves estarão ligadas apenas a esta conta e não poderão ser utilizadas novamente em outra conta bancária que possua.

No caso de empresas que desejem utilizar o Pix, entretanto, existe uma pequena diferença, que é a possibilidade de se cadastrar um limite de até 20 chaves diferentes do Pix em uma mesma conta bancária. Isso visa facilitar que uma empresa atenda a um maior número de clientes por meio de uma única conta bancária para o recebimento de pagamentos.

É possível utilizar o Pix mesmo sem cadastrar uma chave?

Sim, embora seja uma alternativa pouco recomendada, é possível que qualquer pessoa utilize o Pix mesmo sem o cadastro de qualquer chave ligada à sua conta bancária. Isso acontece por meio do uso de uma chave aleatória, gerada automaticamente e que pode ser utilizada apenas uma única vez.

Esta chave pode ser utilizada por meio de um código alfanumérico, ou mesmo por meio de um QR Code dinâmico, o qual perderá sua função após a realização da transferência com o Pix.

Entretanto, o ideal é que se tenha ao menos uma chave Pix cadastrada em cada uma de suas contas bancárias, pois isso pode gerar não apenas uma maior facilidade em seu dia a dia, mas também uma maior segurança devido ao fato de manter seus dados pessoais confidenciais.

Agora que você sabe melhor quantas chaves do Pix pode cadastrar, e que cada chave pode ser cadastrada em apenas um banco, pense calmamente a respeito de quais chaves do Pix deseja utilizar em cada uma de suas contas para poder ter acesso a este que é uma das mais importantes ferramentas financeiras da atualidade.

Assim você poderá pagar e receber sem precisar aguardar pelo horário comercial, além de estar completamente livre das taxas cobradas pelas transferências tradicionais, em especial o DOC e TED, mais utilizados nos últimos anos, antes do lançamento do Pix.

Se você deseja saber ainda mais sobre o Pix, o seu funcionamento, a diferença para outros meios de transferências e muito mais, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre este tema. Você ainda poderá encontrar, também, artigos sobre muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como empréstimos, financiamentos, seguros e muito mais.

Com isso você poderá saber como cuidar ainda melhor do seu dinheiro, controlar seu orçamento e identificar as melhores oportunidades de realização de investimentos de acordo com a sua realidade financeira, além de se manter longe de alguns dos principais problemas relacionados à falta de dinheiro, como as dívidas e inadimplência, por exemplo!