Como sair da dívida sem comprometer meu orçamento?

As dívidas são um grande pesadelo para muitas pessoas, pois podem se tornar verdadeiras bolas de neve, uma vez que o acúmulo de juros leva os valores para um resultado muito maior que aquele programado no momento da sua compra.

sair de dívida

Esse acúmulo de juros é o responsável também, pela grande dificuldade de que os inadimplentes possam quitar as suas dívidas, pois em muitos casos o valor pode dobrar, triplicar ou ir ainda mais além devido a esses juros. Dessa maneira, sair da dívida se torna um desafio ainda maior, do qual muitas pessoas acabam não obtendo sucesso, o que resulta nas restrições em seu nome.
Assim, com o nome sujo e sem crédito no mercado enquanto as dívidas seguem o seu processo de acúmulo de juros, surge outro obstáculo para conseguir sair das dívidas: adequar esse pagamento ao seu orçamento sem prejudicar suas demais obrigações.
Isso acontece porque a grande maioria das famílias brasileiras vive com um orçamento limitado, o que faz o pagamento de dívidas muito altas serem bastante difíceis de encaixar as necessidades básicas, como alimentação, água, energia elétrica, entre outros. Porém, é preciso que se consiga pagar essas dívidas para evitar problemas ainda maiores no futuro.

As principais dicas para conseguir se livrar das dívidas sem comprometer o seu orçamento

Confira a seguir as principais dicas que podem lhe ajudar a sair de vez das dívidas sem a necessidade de comprometer o seu orçamento para isso!

– Organize o seu orçamento

O primeiro passo para conseguir sair das dívidas sem que se comprometa o seu orçamento é a organização deste. Isso irá permitir uma melhor visualização da sua realidade financeira, bem como a quantia real de dinheiro que você recebe e gasta por mês.
Para uma melhor organização, é necessário que se utilize uma planilha ou aplicativo, no qual todo o dinheiro recebido e gasto seja inserido, com a comparação imediata desses valores e a identificação dos pontos que mais comprometem o seu orçamento, pois são estes que originam as dívidas.

– Sempre anote todos os seus gastos

Uma das maneiras mais eficientes de conseguir controlar o seu orçamento e sair de vez das dívidas é adotar a prática de anotar todos os seus gastos, pois assim serão identificados os gastos desnecessários e aqueles que podem ser controlados para que se economize dinheiro para o pagamento de suas dívidas.
Para que isso apresente a eficácia desejada, qualquer gasto, desde as maiores contas até o cafezinho na padaria, deve ser anotado. Assim seus gastos estarão mais controlados e você saberá exatamente onde seu dinheiro foi gasto, o que permite também um maior controle financeiro.

– Estabeleça metas de economia e pagamento de dívidas

Para conseguir quitar todas as suas dívidas, estabelecer algumas metas financeiras a serem cumpridas pode ser uma ferramenta de grande ajuda, pois assim há um maior incentivo para que se consiga realizar o objetivo e os benefícios se tornam mais nítidos quando as metas são atingidas.
Essas metas podem ser referentes a guardar um determinado valor por mês do seu orçamento ou mesmo estabelecer um prazo para conseguir pagar todas as suas dívidas, por exemplo. Metas simples e que se adéquam à sua realidade financeira, de forma que possam ser cumpridas.

– Corte todos os gastos desnecessários

Não há nada que possa comprometer mais um orçamento do que os gastos supérfluos, pois, embora sejam pequenos gastos, ao final do mês irão resultar em um valor muito alto, o que contribui para que não se consiga sair das dívidas.
Dessa maneira, todos os pequenos gastos que podem ser eliminados de seu dia a dia devem ser completamente cortados. Assim será possível também se criar um melhor hábito financeiro para que se tenha uma organização melhor do orçamento e não se acumule dívidas.

– Dê prioridade para as dívidas que apresentam maiores juros

De uma forma geral, o acúmulo de dívidas apresenta mais de um contrato a ser pago. Isso leva a uma variedade de valores e condições de pagamentos, entre as quais as taxas de juros, que podem ser diferentes de uma dívida para a outra.
Para que se consiga sair das dívidas é importante que aquelas que apresentam uma taxa de juros mais alta, sejam as primeiras a serem pagas, pois isso ajuda a controlar o crescimento do valor total de sua dívida, o que resulta em uma maior facilidade de pagamento.

– Não faça nenhuma outra dívida enquanto paga as anteriores

Um erro muito comum e que leva várias pessoas a não conseguir sair das dívidas é a realização de compras a prazo antes de terminarem de pagar todas as suas dívidas anteriores.
Dessa forma, se você deseja se livrar das dívidas e manter seu orçamento sob controle, não considere a hipótese de adquirir novas dívidas. Mesmo após pagar seus débitos anteriores, prefira sempre às compras à vista, pois isso permite um maior controle de seu dinheiro, bem como aumenta a possibilidade de descontos em suas compras.

– Negocie suas dívidas

Todos os credores esperam sempre conseguir receber aquilo que lhes é devido e muitas vezes oferecem condições facilitadas de pagamento e descontos para dívidas que se acumulam, com o objetivo de receber ao menos o valor mínimo dessa dívida para não ficar no prejuízo.
Busque sempre uma negociação com as empresas nas quais possui algum débito, pois é possível encontrar essas condições facilitadas de pagamento, o que permite adequar essas dívidas ao seu orçamento sem comprometê-lo.

– Sempre pesquise antes de comprar qualquer produto

Todas as compras que serão feitas futuramente podem se adequar de maneira muito melhor ao seu orçamento com a simples realização de uma pesquisa de preços. Essas pesquisas permitem que se economize uma boa quantia, de modo que se possa chegar a um melhor controle do orçamento e evitar as dívidas ao comprar produtos mais baratos.
O ideal é que, em qualquer compra feita, se busque por ao menos três opções de lojas diferentes para que se escolha aquela que oferece o melhor preço e condições de pagamento, como descontos para pagamentos à vista, por exemplo.

Agora que você sabe como sair das dívidas sem comprometer o seu orçamento, coloque estas dicas em prática e se livre de uma vez por todas das restrições em seu nome.
Para conhecer ainda mais a respeito do universo financeiro, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre empréstimos, financiamentos, consórcios, seguros, taxas de juros, economia e muitos outros assuntos que lhe permitirão saber como valorizar melhor o seu dinheiro e economizar ainda mais, com uma boa organização do seu orçamento familiar e longe das dívidas de uma vez por todas.