As dívidas, a inadimplência e o nome sujo são alguns dos maiores pesadelos para muitas pessoas e esses problemas possuem em sua origem o fato de que essas pessoas não possuem um controle sobre seus gastos. Isso faz com que o seu orçamento seja insuficiente para arcar com todos os pagamentos que se deve fazer, de forma que as dívidas se acumulem e gerem os demais problemas.
Assim, saber como controlar os seus gastos é o primeiro passo para uma vida financeira muito mais saudável e longe de problemas como estes mencionados. No entanto, muitas pessoas imaginam que controlar os seus gastos seja algo muito difícil de ser feito, que exija um conhecimento financeiro aprofundado ou algo semelhante, como até mesmo a realização de cursos, por exemplo.
Entretanto, a realidade é muito diferente disso, pois o controle de gastos pode ser feito de maneira muito mais fácil do que se imagina, desde que se tenha, obviamente, uma dedicação para que isso dê certo e sua vida financeira tenha uma real melhora.
Para lhe ajudar nesta tarefa, confira a seguir alguns passos simples que podem ser realizados por qualquer pessoa que deseje começar a controlar seus gastos e obter os benefícios consequentes a este hábito:
– Comece a anotar todos os seus gastos
Um dos passos mais simples e eficientes que podem ser realizados para que se obtenha um maior controle de gastos é começar a fazer anotações de cada compra feita ou conta que o pagamento seja realizado. Isso irá permitir que você tenha uma melhor visualização da forma como o seu dinheiro é distribuído ao longo do mês, com a possibilidade de que se identifique quais destes gastos são supérfluos.
Porém, para que isso realmente possa lhe ajudar a controlar os seus gastos, é preciso que mesmo os gastos mais simples sejam anotados, para que nenhuma informação fique de fora de seu controle de gastos. Uma opção é que você comece a solicitar as notas e comprovantes de todas as suas compras, e atualize suas anotações ao final de cada dia.
Assim você terá um acompanhamento em tempo real de sua situação financeira e poderá começar a controlar os seus gastos de forma ainda mais rápida, para que suas economias comecem a render bons frutos.
– Tenha um planejamento financeiro
Dentre todos os erros que fazem com que as pessoas gastem mais descontroladamente, a falta de um bom planejamento financeiro é um dos mais importantes, pois deixa o controle do dinheiro renegado em meio a tantas outras preocupações do dia a dia.
Para evitar este tipo de problema, faça um planejamento financeiro a respeito de como o seu dinheiro deverá ser utilizado ao longo do mês, com a distribuição entre o pagamento de contas básicas, dívidas existentes, e uma reserva controlada para o lazer e outras compras de seu desejo.
É importante, também, inserir em seu planejamento financeiro algumas metas e objetivos de economia, para guardar dinheiro de forma recorrente para realizar algum desejo, como uma viagem no final do ano, por exemplo. Assim, não apenas o planejamento financeiro lhe ajudará a controlar seus gastos, mas tornará possível a realização de muitos objetivos que dependem do bom uso do dinheiro.
– Limpe o seu nome
Algo que faz com que grande parte do seu dinheiro seja desperdiçado é a existência de dívidas pendentes em seu nome, que geram o acúmulo de multas e juros que consomem o seu orçamento e diminuem seus ganhos. Além disso, estas dívidas fazem com que seu nome fique sujo e o impeçam de utilizar muitos recursos e serviços financeiros.
Desta maneira, para conseguir controlar ainda melhor os seus gastos e conseguir utilizar de uma maneira muito mais inteligente o seu orçamento, é preciso que as suas dívidas sejam quitadas, para que deixem de acumular estas multas e juros que tornam o valor final gasto muito superior ao planejado inicialmente.
Para isso, insira as suas dívidas entre os seus gastos fixos, como contas de água, energia elétrica e internet, para que tenha prioridade antes de qualquer outro pagamento, uma vez que a existência destas dívidas pode minar completamente os seus objetivos e metas financeiras.
– Evite ao máximo a realização de compras por impulso
As compras por impulso são uma das melhores representações dos gastos descontrolados de muitas pessoas, as quais costumam utilizar seu dinheiro ou cartões em cada visita a um shopping, por exemplo. Justamente por isso este tipo de compra deve ser evitado ao máximo, pois são responsáveis por gerar a maior parte de suas dificuldades financeiras.
Obviamente, isso não significa que você não deva fazer compra alguma em nenhum momento, mas sim que deve haver um controle e que as suas compras devem ser planejadas. Ou seja, antes de sua ida a um centro de compras, ou ao mercado, analise se precisa de algo, e verifique em seu planejamento quanto de seu dinheiro ainda pode ser utilizado para compras variadas.
Assim, faça as suas compras apenas se houver real necessidade do item, bem como dinheiro disponível para o seu pagamento à vista. Além disso, deixar o cartão de crédito em casa ao ir ao shopping ou a qualquer centro de compras pode ser outra forma de ajudar a evitar as compras por impulso.
– Utilize aplicativos financeiros
Manter um controle de gastos é algo trabalhoso, que pode se tornar cansativo, mas que é estritamente necessário para que se consiga chegar a uma melhor condição financeira. Para evitar que estas dificuldades, ou a rotina de acompanhamento de gastos gere erros em seus cálculos, é possível utilizar a tecnologia a seu favor.
Atualmente existem muitos aplicativos que podem lhe ajudar a manter o seu controle de gastos com uma facilidade muito maior. Em alguns casos, é possível vincular sua conta bancária ao aplicativo, para que haja um acompanhamento em tempo real de sua situação financeira, sem que qualquer gasto seja deixado de lado.
Se você preferir contar com este tipo de ajuda, avalie os aplicativos disponíveis e escolha um que atenda às suas necessidades e que possa tornar ainda mais fácil controlar os seus gastos em busca de uma melhor saúde financeira.
Agora que você conhece melhor alguns passos simples, mas muito efetivos que podem lhe ajudar a controlar os seus gastos, coloque isso em prática e saia de uma vez por todas das dificuldades financeiras e de suas terríveis consequências.
Para saber ainda mais sobre como controlar os seus gastos e fazer um melhor uso de seu dinheiro, acesse a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, que poderão tornar ainda mais fácil o controle de seu orçamento familiar!