O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é uma organização intergovernamental, composta por diversos países da América do Sul, representa um elevado destaque na economia de todo o continente e reflexos diretos na economia mundial. Isso torna ainda mais importante que se conheça as principais cidades que possibilitam o comércio neste setor. Uma cidade brasileira, em especial, que recebe o título de portal do Mercosul merece ainda mais atenção: Dourados, no estado Mato Grosso do Sul.
Esta alcunha se deve, em especial, ao fato de grande parte da produção agropecuária do município de Dourados atender a uma parte do Paraguai, de modo que o comércio entre o país vizinho e a cidade brasileira seja uma forte demonstração do funcionamento dessa organização, além de abrir portas para outras negociações ainda maiores.
As atividades agropecuárias, além de render este reconhecimento para a cidade de Dourados, ainda possibilitam que a economia local seja muito mais fortalecida, pois é um dos pilares econômicos de sua região. No entanto, isso não significa que outras atividades não tenham grande importância na economia de Dourados.
É o caso, por exemplo, das indústrias, que se fortaleceram muito nas últimas décadas, e acompanharam o crescimento da cidade e usufruem, hoje, da possibilidade de expandir seus negócios por todo o continente, com uma fácil distribuição de produtos a partir da cidade de Dourados.
Este crescimento industrial, no entanto, não aconteceu de forma imediata no município de Dourados, pois, em seus primeiros anos de fundação, a evolução econômica da cidade foi bastante lenta. Isso se deve ao fato de que, nas primeiras décadas do século passado, a região do Mato Grosso do Sul ainda possuía um acesso difícil e que exigia longas viagens, dificultadas pela falta de estradas adequadas.
Com o crescimento do país nos anos seguintes e a consequente implementação de estradas e rodovias pelo centro-oeste brasileiro, este acesso se tornou muito mais fácil, de modo que o crescimento de Dourados aconteceu de maneira natural e muito mais acelerada em comparação com seus primeiros anos.
Assim, por ser uma das maiores cidades do Mato Grosso do Sul e contar com o terceiro maior PIB deste estado, é natural que haja um maior interesse de empresas e indústrias em instalarem sede no município, de forma que seu crescimento siga em constante avanço, especialmente neste setor.
No entanto, não é apenas na economia e em sua contribuição para as atividades do Mercosul que a cidade de Dourados merece destaque. Outro fator que faz o município ser reconhecido é como um polo educacional, com algumas das melhores e mais renomadas universidades do país, como a Universidade Federal da Grande Dourados, por exemplo.
Isso faz muitos estudantes desejarem se mudar para a cidade em busca das melhores condições de ensino, as quais atraem pessoas de todo o país. Além disso, por contar com um bom acesso à educação e formar muitos profissionais, a qualidade de vida de Dourados é elevada, o que faz a cidade se tornar ainda mais atraente e manter muitos de seus visitantes como residentes pelos anos seguintes.
O empréstimo pessoal para negativado e com restrição
Um dos serviços financeiros que mais atraem a atenção de muitas pessoas no Brasil, atualmente, é o empréstimo pessoal para negativado, ou para pessoas com restrição em seu nome. Isso porque este serviço é disponibilizado par aquelas pessoas que possuem o nome sujo no mercado e precisam de dinheiro emprestado.
Ter o nome sujo no mercado significa que, em algum momento, houve uma compra realizada com crédito, de forma parcelada, ou algum outro serviço semelhante, e que este débito não foi pago com a empresa credora. Desta forma, esta empresa solicita a inserção dos dados do cliente inadimplente em listas dos órgãos de proteção ao crédito, para que outras empresas saibam deste ocorrido e não disponibilizem crédito a este cliente novamente.
No entanto, com os diversos problemas financeiros e crises enfrentadas pelo país há alguns anos, o aumento do número de inadimplentes foi muito grande, e atingiu grande parte dos clientes de bancos e instituições financeiras. Desta forma, para não perder seu público e ainda obter lucro, estas empresas credoras passaram a oferecer o empréstimo pessoa para negativado ou com restrição.
No entanto, isso é algo que pode fazer com que muitas pessoas solicitem este serviço por impulso, sem conhecer exatamente os detalhes do funcionamento do empréstimo para negativados, o qual não é idêntico aos empréstimos convencionais.
Um detalhe importante que deve ser observado em relação a esta modalidade de empréstimo é que as suas taxas de juros são as mais elevadas dentre todos os diferentes tipos de empréstimos oferecidos atualmente pelas empresas credoras. Ou seja, ao contratar este tipo de serviço, é preciso que se tenha consciência de que o valor gasto para quitar seu débito será mais elevado do que aconteceria em um empréstimo comum.
Esta taxa de juros tem como objetivo principal fazer este empréstimo ser um serviço mais lucrativo para as empresas credoras. Ou seja, ao assumir o risco de emprestar dinheiro para alguém com o nome sujo no mercado, esta empresa ganhará um lucro maior, de forma que isso compense o risco assumido inicialmente.
Além disso, é importante se atentar aos limites disponibilizados e aos prazos em que o empréstimo deve ser quitado. De uma maneira geral, embora haja diferenças pequenas entre empresas credoras distintas, o valor disponibilizado é bastante reduzido e o prazo para pagamento da dívida é menor em relação a outros empréstimos.
Desta forma, a empresa credora busca minimizar os riscos de prejuízo, pois em caso de inadimplência sua perda será menor em comparação a empréstimos mais elevados. Já o prazo reduzido faz com que haja uma menor chance de que o cliente tenha novos problemas financeiros que o impeçam de arcar com o pagamento de seu empréstimo no futuro.
Desse modo, o empréstimo pessoal para negativado ou com restrição é, sim, uma excelente alternativa para quem está com o nome sujo e precisa de dinheiro rápido, mas é algo que deve ser utilizado com extremo cuidado e de maneira muito bem planejada.
Se você deseja solicitar um empréstimo pessoal para negativado, o primeiro passo é realizar uma cuidadosa análise de sua realidade financeira e identificar como este dinheiro pode ser utilizado para ajudar você a se livrar das dívidas e a forma como o pagamento de suas parcelas se adequa ao seu orçamento familiar.
Para saber ainda mais sobre o empréstimo pessoal para negativado ou para pessoas com restrição, bem como quaisquer outras modalidades de empréstimos disponíveis, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro!