O que a crise nos ensinou sobre saúde financeira?

Desde o início do ano de 2020, a pandemia causada pelo Covid-19, o Coronavírus, gerou uma imensa crise que atingiu a praticamente todas as pessoas do mundo, as quais tiveram sua vida drasticamente modificada em decorrência da presença do vírus.

saúde financeira

Em especial, o setor financeiro foi um dos mais afetados neste período, uma vez que muitas empresas precisaram interromper suas atividades, empregados foram demitidos pela falta de vendas, contratos de salário tiveram valores diminuídos, entre vários outros problemas decorrentes desta situação.

Com isso, algo que ficou muito evidente neste período de quase um ano e meio foi a importância de uma boa saúde financeira, pois a crise que afetou as pessoas fez com que se pudesse observar como os cuidados com o seu dinheiro podem garantir um maior conforto em momentos de dificuldades e imprevistos como o momento mundial atual.

Assim, é possível retirar desta crise mundial alguns ensinamentos importantes a respeito da saúde financeira, de modo que as pessoas possam se preparar para momentos de dificuldades com um maior cuidado e, em tempos de normalidade, manter uma vida financeira mais saudável.

Os principais ensinamentos sobre saúde financeira que podem ser aprendidos com a crise atual

Para tornar ainda mais claro como o período de crise pode ser utilizado para a obtenção de ensinamentos financeiros, observe a seguir quais são os maiores aprendizados que este momento pode nos proporcionar a respeito de uma boa saúde financeira. Confira:

1- A saúde financeira pode sofrer mudanças em pouco tempo

Quando se pensa em saúde, é comum que algumas pessoas pensem em como a situação pode mudar rapidamente por conta de alguma doença contraída. Com a saúde financeira isso acontece da mesma maneira, ou seja, nem mesmo a melhor saúde financeira está livre de sofrer com problemas que levem a risos em sua vida financeira.

Isso comprova o quanto é importante manter um acompanhamento constante de sua saúde financeira, pois um longo período sem um controle de seus gastos, boa distribuição do orçamento, entre outros cuidados financeiros, pode fazer com que se tenha surpresas negativas com relação a este aspecto.

2- A sua saúde financeira também precisa de cuidados preventivos

Um erro bastante comum de muitas pessoas é imaginar que para uma boa saúde financeira se trata apenas de não possuir dívidas e conseguir distribuir bem o seu orçamento para que todas as contas sejam pagas e se tenha dinheiro suficiente para realizar algumas compras pontuais.

No entanto, este tipo de situação não prevê uma forma de se manter bem financeiramente em situações de crise, como a enfrentada atualmente, ou mesmo em casos de demissão no emprego, por exemplo. Isso significa que, mesmo um imprevisto menor, pode causar graves consequências em sua saúde financeira.

Desta forma, o ideal é que se tenha sempre cuidados preventivos que possam manter a sua saúde financeira bem estabelecida em momentos de dificuldades, a exemplo de um plano de saúde para a prevenção a problemas em sua saúde física.

Em geral, os principais cuidados que podem ser indicados como formas de prevenção a problemas para a sua saúde financeira são os investimentos, que mantêm uma parcela de seu dinheiro com rendimentos mensais ou diários, de forma que se possa conseguir formar uma boa reserva de emergência para enfrentar situações de crise.

3- Gastos supérfluos podem comprometer completamente a sua saúde financeira

Uma das consequências mais percebidas da crise foi que muitas pessoas precisaram rever os seus gastos e modificar os hábitos de compra, de forma que o dinheiro, com uma renda menor, fosse distribuído somente para os gastos mais essenciais, como contas básicas, alimentação, entre outros.

Em muitos casos, no entanto, as pessoas passaram a perceber que o seu orçamento é, sim, suficiente para cobrir estes gastos essenciais sem grandes dificuldades, de forma que, embora não se tenha muita folga em seu orçamento, não há a falta de nenhum item de primeira necessidade. Isso leva a se pensar os motivos que fazem com que muitas destas pessoas tenham adquiridos dívidas e dificuldades financeiras em momentos anteriores à crise.

A resposta é que a saúde financeira destas pessoas apenas não é melhor por conta de uma grande quantidade de gastos supérfluos antes que a crise afetasse a estas mesmas pessoas. Assim, os gastos desnecessários são um problema muito importante, e que deve ser evitado ao máximo para que se possa manter uma saúde financeira mais positiva, tanto em momentos de crise quanto em situações normais.

4- Compras à vista podem ser mais benéficas à sua saúde financeira

Um hábito muito comum de grande parte dos brasileiros é a realização de compras parceladas, pagas a prazo, os quais, muitas vezes, são acrescidos de juros para compensar as empresas credoras a oferecer esta possibilidade a seus clientes.

Isso, embora seja muito comum, pode representar um risco à saúde financeira de qualquer pessoa, pois o pagamento a prazo requer que se tenha uma renda ao longo de todos os meses em que sua compra deverá ser paga.

Como a crise financeira mais recente comprovou, contar com esta estabilidade nem sempre é uma garantia de que se terá totais condições de arcar com estes pagamentos, de forma que muitas dívidas podem ser adquiridas por conta deste tipo de parcelamento.

Com isso, o ideal é sempre optar pelas compras pagas à vista, para que não se precise comprometer parte de seu orçamento futuro com o pagamento de um bem já adquirido. Além disso, as compras pagas de maneira total à vista podem garantir alguns descontos que possibilitem uma saúde financeira ainda maior, com valores mais baixos utilizados para comprar as mesmas coisas que seriam mais caras com o parcelamento.

Assim, embora a crise financeira em decorrência da pandemia seja um momento de grande dificuldade para praticamente todas as pessoas, é importante observar alguns aprendizados que podem ser utilizados não apenas para enfrentar este período, mas para buscar uma saúde financeira ainda melhor após a volta da normalidade, de modo que tanto você, quanto sua família tenha ainda menos chances de problemas financeiros no futuro.

Agora que você sabe quais são os principais ensinamentos da crise sobre a saúde financeira, amplie ainda mais os seus conhecimentos financeiros ao visitar a página da AnjoCred e acompanhar as nossas publicações. Você poderá encontrar artigos sobre diversos tipos de serviços e produtos financeiros, como cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, além de informações sobre economia doméstica, controle de gastos e muito mais.

Isso poderá lhe ajudar a cuidar ainda melhor de seu dinheiro, evitar problemas relacionados a dívidas e inadimplência, além de garantir que se saiba como investir para fazer com que o seu dinheiro renda mais e você tenha uma boa reserva de emergência!