O cuidado com os seus documentos pessoais é algo que todos os brasileiros aprendem a ter desde muito cedo, pois o processo de conseguir retirar todos os seus documentos novamente é algo bastante burocrático. Mas essa burocracia não é a única razão para que se tenha o máximo de cuidado com os seus documentos pessoais, pois perdê-los pode significar riscos ainda maiores.
Em especial, a perda do CPF é uma das que mais deve preocupar as pessoas, uma vez que é um documento oficial bastante utilizado, mas que não possui foto. Ou seja, o uso deste documento em estabelecimentos que não tenham o devido cuidado pode fazer com que pessoas mal-intencionadas se passem por você.
Para que se tenha uma maior noção do que pode acontecer, veja a seguir quais são os principais riscos de perder o seu CPF:
Golpes financeiros
O maior risco de se perder o seu CPF é o fato de que pessoas com acesso ao número de seu documento podem tentar encontrar maneiras de aplicar golpes financeiros. Em geral, isso é feito por meio da tentativa de se passar por você em canais de atendimento de empresas credoras, as quais utilizam especificamente o CPF para fornecer acesso a suas contas.
Isso permitiria, por exemplo, que um golpista utilizasse o seu CPF para acessar uma conta bancária e modificar suas senhas, de modo que pudesse ter acesso a seu dinheiro. Justamente por isso é que cada vez mais bancos e empresas financeiras passam a implementar informações complementares como chaves de segurança, como a biometria, leitura de QR Code, entre outras.
Compras em seu nome
No mesmo caminho dos golpes financeiros, mas com uma forma de agir diferente, outro risco de perder o seu CPF é que golpistas tentem fazer compras em seu nome. Para isso, estas pessoas vão a empresas ou sites que vendem produtos de forma parcelada em crediários, e fazem a tentativa de compras com o seu CPF.
Caso o estabelecimento não perceba a ação criminosa, uma conta é gerada em seu nome, de modo que encontrar a pessoa que realizou esta compra por meio de ação criminosa se torna praticamente impossível.
Também para minimizar o risco de golpes deste tipo, as empresas e estabelecimentos comerciais tendem a solicitar documentos de identificação com foto, para que não seja apenas utilizado o número do CPF em uma compra. Deste modo, é possível confrontar a pessoa presente no estabelecimento a respeito de sua identidade.
Cadastro de linhas telefônicas em seu CPF
Uma das formas mais comuns de aplicação de golpes atualmente é por meio de ligações telefônicas, utilizadas para que os golpistas se passem por conhecidos das vítimas, ou mesmo por sequestradores ou algo do tipo. Porém, para que apliquem estes golpes, os criminosos precisam de acesso a telefones com números que não possam ser ligados a eles.
Assim, estes criminosos podem utilizar o seu número de CPF para associar a um chip telefônico, o qual lhes dará a possibilidade de fazer ligações telefônicas sem que venham a ser identificados no futuro.
Isso é ainda mais facilitado pelo fato de que chips de diferentes operadoras telefônicas podem ser comprados de maneira avulsa e instalados e cadastrados sem o auxílio de profissionais, com a inserção apenas do número de CPF.
Obviamente, estes são apenas alguns dos maiores riscos ligados à perda de seu CPF, pois podem existir outras ações ilegais realizadas por pessoas mal-intencionadas que venham a encontrar o seu documento em caso de perdas ou mesmo em furtos, de modo que o seu cuidado deve ser redobrado com estes documentos em seu dia a dia.
Saiba o que fazer se perder o seu CPF
Infelizmente, a perda ou roubo de seus documentos é algo ao qual todas as pessoas estão sujeitas, o que torna preciso que se saiba o que fazer nestas situações, para minimizar qualquer tipo de problema.
O primeiro ponto a ser compreendido é que você não precisará se dirigir a nenhum posto de atendimento para recuperar o seu CPF, pois o antigo cartão plástico não é mais utilizado, embora ainda tenha validade para pessoas que tenham feito sua emissão há mais tempo.
Diferente disso, você poderá retirar uma nova versão de seu CPF por meio dos canais digitais da Receita Federal. Esta solicitação de seu novo CPF é bastante rápida, e leva pouco mais de alguns minutos, de modo que o documento pode ser impresso diretamente em sua casa, sem espera nenhuma por isso.
No entanto, isso não significa que você não terá nenhum trabalho, pois haverá um documento com seus dados perdido e que pode ser encontrado por pessoas mal-intencionadas a qualquer momento. Assim, o ideal é que a perda de seu CPF seja comunicada de maneira imediata, o que pode ser feito por meio de um Boletim de Ocorrência.
Este documento servirá como prova caso alguma pessoa tente utilizar o seu documento para ter acesso a serviços financeiros ou qualquer outro tipo de golpe. Isso lhe dará uma tranquilidade muito grande nestes casos, pois não precisará arcar com qualquer tipo de prejuízo financeiro que poderia ser causado por estas pessoas com seu documento.
Outra possibilidade, para aumentar ainda mais a sua segurança é comunicar aos órgãos de proteção ao crédito sobre a perda de seu CPF. Com esta informação, qualquer empresa que vier a consultar seu documento nestes órgãos terá a informação de que o documento foi perdido, de maneira que não liberem vendas sem a comprovação da identidade com documentos oficiais com foto, por exemplo.
Ou seja, ao perder seu CPF, o ideal é fazer com que mais órgãos oficiais tenham ciência disso, para que passe a existir um alerta a respeito de seu documento, que não poderá ser utilizado em hipótese alguma por outras pessoas sem que isso gere um indicativo de golpes e fraudes financeiras.
Desta forma, embora não seja algo nenhum pouco agradável, perder o seu CPF é algo que pode gerar muito menos dores de cabeça atualmente em comparação a este mesmo problema há alguns anos, quando seria necessário perder muito tempo e ainda correr riscos maiores de utilização de seu documento por parte de outras pessoas.
Agora que você sabe quais são os riscos de perder o seu CPF, bem como o que deve ser feito nesta situação, mantenha um cuidado ainda maior a respeito deste documento e o mantenha sempre em lugares pouco acessíveis a outras pessoas quando sair de casa.
Para saber ainda mais sobre riscos financeiros, documentos pessoais e a sua utilização no dia a dia em diferentes situações, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados!