Em um momento em que o mercado financeiro mundial passa por uma reestruturação após o período de pandemia causado pelo Covid-19 e a normalidade ainda começa a passos lentos a se mostrar possível, é natural que haja muitos questionamentos a respeito do futuro.
Com isso, investidores podem ter maior receio, segmentos comerciais podem levar mais tempo até voltarem ao ritmo normal, entre muitas outras mudanças que podem ocorrer a médio e longo prazo.
Assim, saber o que os investidores dizem sobre o futuro do mercado financeiro é algo essencial para que se tenha uma melhor noção do que esperar neste setor. Especialmente para quem ainda planeja iniciar no ramo de investimentos, estas informações podem ser essenciais para que se faça escolhas mais seguras e com riscos de prejuízos mais bem controlados.
Desta forma, observe, a seguir, quais são algumas das afirmações já feitas por investidores e especialistas a respeito do futuro do mercado financeiro, bem como o que pode ser esperado como mudanças significativas decorrentes da pandemia mundial. Confira:
1. Digitalização do mercado financeiro
A tecnologia faz parte de praticamente todos os segmentos pessoais e profissionais em todo o mundo, e isso inclui, obviamente, o mercado financeiro. Isso significa, na prática, que cada vez mais empresas digitais devem fazer parte do mercado financeiro, como as carteiras digitais e fintech, por exemplo.
De acordo com Renato Ejnisman, presidente do Banco Next, por exemplo, a tendência é de que as empresas passem a ter uma jornada digital completa e de forma independente. Ou seja, os investidores passarão a colocar o seu dinheiro em empresas que se iniciem de maneira digital e cumpram todas as etapas do processo de crescimento desta maneira.
Assim, as empresas tradicionais, que passaram a oferecer soluções digitais apenas recentemente, podem ver o seu número de concorrentes no segmento financeiro aumentar consideravelmente ao longo dos próximos anos. No entanto, assim como é o caso do Banco Next, é possível que estas empresas sejam impulsionadas por outras gigantes, em busca de manter a sua parcela de lucro ao qual não podem se dar ao luxo de abrir mão.
2. Possível criação de bolhas financeiras
Outra afirmação de especialistas, e algo que faz com que os investidores tenham maior cuidado em relação à aplicação de seus fundos é a possível criação de bolhas financeiras ao longo dos próximos anos. Isso pode acontecer especialmente por conta da alta procura de investimentos em empresas do ramo de tecnologia, as quais se valorizaram de maneira exponencial ao longo da pandemia.
Isso faz com que estas empresas sejam altamente consolidadas e possam prestar um ótimo atendimento a seu público. Porém, isso pode fazer com que o retorno dos investimentos seja mínimo, de forma que algumas pessoas possam até mesmo perder dinheiro.
O maior receio de investidores com relação a isso é que as bolhas sejam percebidas apenas após estourarem, como aconteceu com o mercado imobiliário na primeira década do século, por exemplo. Na prática, isso poderia significar que não haveria tempo para que os investidores retomassem o seu dinheiro e evitassem o prejuízo.
Justamente por isso, essa preocupação com o surgimento de bolhas financeiras no mercado em um futuro não muito distante, é que os investidores pregam para agora, uma maior cautela com seus investimentos. Assim, com um maior cuidado no presente, é possível que essas bolhas sejam contidas e evitadas, para que não aconteçam grandes prejuízos em segmentos específicos do mercado financeiro.
3. Aumento no número de investidores como pessoas físicas
Realizar investimentos é, hoje, uma ação bastante simples e acessível a qualquer pessoa, mesmo aquelas que não possuem grandes quantias de dinheiro para investir em grandes empresas. Isso também faz com que haja uma mudança no mercado financeiro, pois a previsão, segundo o especialista Adeodato Netto, da Eleven Financial, é de que o número de investidores pessoas físicas seja muito mais alto no futuro.
Na prática, isso significa que cada vez menos pessoas irão abrir firma e ter um CNPJ para fazer os seus investimentos, uma vez que isso pode ser feito de forma muito mais facilitada por pessoas físicas.
Em especial, um segmento do mercado financeiro que deve passar por essas mudanças, com mais pessoas físicas na realização de investimentos é o mercado de ações. Muito disso se deve ao fato de que cada vez mais plataformas digitais oferecem ações diretamente em sua plataforma, o que pode ser feito sem qualquer dificuldade, em poucos segundos, diferente do mesmo tipo de investimento há alguns anos.
No entanto, é preciso que as pessoas que buscam investir como pessoas físicas em qualquer tipo de segmento do mercado financeiro tenham muito cuidado, pois essa facilidade não pode ser confundida com a realização de investimentos impulsivos e mal calculados, os quais poderiam comprometer o seu dinheiro.
4. Maior pragmatismo na tomada de decisões
Pode parecer estranho que com mais tecnologia, informações facilitadas e ações mais rápidas, a tendência do futuro do mercado financeiro seja mais pragmática, mas a previsão de alguns especialistas é essa. Isso porque, com uma volta à normalidade, é natural que os investidores queiram correr menos riscos com o seu dinheiro.
Desta maneira, a previsão é de que, especialmente no mercado financeiro brasileiro, os investimentos passem a ser feitos com valores mais baixos e em opções mais seguras, as quais garantem um melhor retorno financeiro aos investidores. Isso significa que os valores investidos deverão ser bem mais baixos, feitos com uma cautela muito maior, diferente do que acontecia até pouco tempo atrás, nos quais investimentos mais agressivos definiam melhor o mercado financeiro brasileiro.
Ou seja, a política do bom e barato, conhecida por muitas pessoas em todo o país será refletida no mercado financeiro, especialmente enquanto qualquer efeito da pandemia ainda possa ser percebido ou se houver receio de situações semelhantes em um futuro mais próximo.
Agora que você conhece um pouco melhor a opinião de alguns investidores sobre o futuro do mercado financeiro, avalie se esta situação irá lhe impactar e se este é, de fato, o melhor momento para buscar investir de acordo com a sua realidade financeira e os riscos que seriam assumidos em qualquer tipo de decisão financeira.
Para saber ainda mais sobre o mercado financeiro, opiniões de especialistas e como definir os melhores investimentos para o seu dinheiro, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro.
Você poderá encontrar informações sobre serviços financeiros como empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e muitos outros, de forma que possa saber como cuidar melhor do seu dinheiro, definir como investir de maneira mais segura e, assim, ter uma vida financeira mais saudável.