Mudanças financeiras que vão continuar mesmo após a pandemia

A pandemia causada pelo Covid-19 desde o início do ano de 2020 fez com que muitas pessoas precisassem mudar os seus hábitos, pois diversas restrições foram impostas na tentativa de conter o avanço do vírus. Isso gerou mudanças em todos os aspectos da vida de muitas pessoas, em especial, no que diz respeito às finanças.

Grande parte das mudanças financeiras que aconteceram durante a pandemia se devem ao fato de que empresas e profissionais foram impedidos de exercer suas atividades por alguns períodos, houve diminuição de renda, entre muitos outros fatores consequentes. Com isso, a mudança de hábitos financeiros foi essencial para que as pessoas pudessem conseguir lidar com essa nova realidade.

Porém, com o avanço da vacinação no Brasil e no mundo, e um começo de tentativa de retomada da normalidade, já é possível afirmar que diversas mudanças financeiras realizadas ao longo da pandemia se tornarão permanentes. Ou seja, hábitos antigos na forma de lidar com o dinheiro não serão retomados, uma vez que muitas pessoas descobriram mudanças positivas neste aspecto.

Assim, observe a seguir quais são algumas das principais mudanças financeiras que continuarão após o fim da pandemia, e saiba se estas mudanças podem ser positivas também para você, caso ainda não as tenha colocado em prática. Confira:

Maior utilização de aplicativos para a movimentação do dinheiro

Já há muito tempo o uso do dinheiro em espécie tem sido preterido em razão das maiores facilidades e da segurança oferecida por ferramentas como os cartões, por exemplo. Porém, com a chegada de aplicativos, nem mesmo os cartões são mais necessários para a movimentação de seu dinheiro, uma vez que qualquer tipo de pagamento pode ser feito diretamente pelo celular, com a leitura de QR Code, por exemplo.

Com a chegada da pandemia e a necessidade de diminuição do contato físico com outras pessoas, o uso de plataformas digitais para pagamentos de contas e mesmo compras em estabelecimentos comerciais se tornou muito mais comum. Em muitos casos, sequer é necessário que se saia de casa para fazer seus pagamentos ou compras.

Essa digitalização do uso de seu dinheiro é uma das mudanças financeiras que já era prevista por muitos especialistas, mas que foi impulsionada pela necessidade ao longo da pandemia. Com isso, a tendência é de que o dinheiro seja movimentado sempre de forma digital, com um menor uso de notas e moedas, algo que deverá se manter após a pandemia e, até mesmo, ser ampliado conforme novas facilidades como o PIX forem inseridas no mercado brasileiro.

Maior importância de reservas de emergência

A reserva de emergência é uma ferramenta que tem sua importância conhecida desde muito antes da pandemia, mas ao qual muitas pessoas não davam o devido valor. Porém, com as dificuldades impostas por esse período a muitas pessoas ao redor do mundo, se tornou claro, na prática, como a reserva de emergência é algo essencial para qualquer pessoa.

Com isso, mesmo que a renda tenha sido afetada neste período, se tornou mais comum que houvesse a tentativa de começar a guardar dinheiro para os momentos de maior dificuldade. Ou seja, o hábito de ter uma reserva de emergência foi adquirido por muitas pessoas em decorrência, exatamente, de um período emergencial.

Após o fim da pandemia, com uma retomada, mesmo que lenta, da economia nacional, o hábito de ter uma reserva de emergência é outra mudança que se manterá para grande parte da população brasileira. Esta pode ser vista como uma das mudanças mais positivas, pois evitará que muitas destas pessoas tenham novas dificuldades financeiras no futuro.

Investimentos menos arriscados

Nos últimos anos, com um maior acesso à tecnologia e plataformas que facilitaram esse tipo de ação, cada vez mais pessoas passaram a buscar fazer investimentos para que o seu dinheiro tenha um rendimento maior. Em alguns casos, os investimentos de maior risco, como a renda variável, atraíram a muitos destes investidores, pois, mesmo que haja algum risco, o retorno de seu investimento pode ser mais lucrativo.

No entanto, a pandemia e os seus efeitos fizeram com que as pessoas passassem a ter maior receio de perder o seu dinheiro, uma vez que qualquer tipo de corte em seu orçamento pode significar grandes problemas. Assim, as pessoas que ainda seguem com a realização de investimentos buscam cada vez mais por opções mais seguras, mesmo que sua margem de lucro seja reduzida em relação a investimentos mais arriscados.

Essa mudança é uma das que deve se manter após o período de pandemia, pois há uma expectativa de que cada vez mais investidores busquem opções seguras para evitar perdas pelos próximos anos. Isso também pode significar uma maior diversificação de investimentos, mas com riscos muito mais controlados em relação a anos anteriores, nos quais investidores apostavam alto em busca de retornos mais lucrativos.

Busca por renda extra

Especialmente em decorrência da perda de postos de trabalho e da diminuição de salário em muitos locais, várias pessoas buscaram, ao longo da pandemia, meios de conseguir ganhar mais dinheiro, a renda extra, além de seu orçamento regular. Isso foi fundamental para que muitas pessoas não sofressem ainda mais em termos financeiros ao longo da pandemia, e se mostrou um meio eficiente de aliviar o seu orçamento.

Assim, a mudança que deve se manter após a pandemia é uma busca maior por dinheiro no tempo livre de todas as pessoas, seja com a realização de pequenos trabalhos, ou mesmo com atividades mais elaboradas, como venda de alimentos e produtos, por exemplo. Isso pode fazer com que haja um aumento ainda maior no número de microempreendedores individuais no Brasil após a pandemia.

Isso porque cada vez mais pessoas irão buscar ganhar dinheiro com aquilo que gostam de fazer, o que pode se tornar, em alguns casos, até mesmo a sua principal fonte de renda, de acordo com os resultados de suas atividades iniciais e uma melhora na economia após o fim da pandemia.

Agora que você sabe quais são algumas das principais mudanças financeiras que irão se manter após a pandemia, avalie se alguma destas pode se adequar a você, de acordo com a sua necessidade e sua situação financeira. Desta forma, você poderá evitar quaisquer tipos de problemas financeiros no futuro, mesmo que novas situações adversas sejam enfrentadas pela economia nacional.

Para saber ainda mais sobre mudanças e hábitos financeiros, além dos efeitos da pandemia para a economia no Brasil e no mundo, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro. Você poderá, por exemplo, saber quais os melhores serviços financeiros você pode contratar, como diminuir os seus gastos com dicas de economia doméstica e muito mais!