O Banco Central é uma das entidades mais conhecidas do Brasil, mas que ainda pode ter o seu papel e sua atuação conhecida por poucos brasileiros. Assim, é preciso que as informações a respeito desta entidade sejam mais difundidas, para que mais cidadãos possam compreender realmente o que é o Banco Central, como ele influencia na economia nacional e a importância para todos os brasileiros.
Um dos primeiros pontos a serem compreendidos, para que não haja qualquer tipo de confusão ou dificuldade no entendimento a respeito do papel do Banco Central, é que este também pode ser conhecido como Bacen, ou simplesmente BC. Assim, qualquer informação que tenha estas siglas se refere ao Banco Central, e não a outras instituições financeiras.
Apenas esse primeiro passo já pode ajudar a tornar muitas notícias econômicas menos confusas, uma vez que diferentes veículos utilizam estas siglas de maneira aleatória no compartilhamento de temas relacionados à economia nacional.
Saiba o que é, de fato, o Banco Central
Para que se possa conhecer o papel do Banco Central, antes de tudo é preciso que se saiba o que é o banco Central, de fato. Diferentemente do que muitas pessoas possam imaginar, este não é um banco gerido por qualquer entidade governamental.
Ao contrário, o Banco Central é uma autarquia autônoma, que possui independência em relação aos poderes nacionais, para que possa atuar na busca por melhores condições e mudanças para a economia brasileira. Isso garante que não haverá qualquer tipo de empecilho política na aplicação de medidas que visem garantir que a economia do país possa ser protegida ou melhorada.
Desta maneira, é possível afirmar que o Banco Central é a maior instituição financeira do Brasil, e que possui autoridade suficiente para implementar mudanças ou barrar serviços, da maneira que compreenda ser mais segura para o povo brasileiro.
O papel do Banco Central
Por ser a maior autoridade financeira do país, o Banco Central possui uma atuação bastante ampla, de modo que não se possa definir o seu papel apenas como um determinado tipo de ação. Porém, existem alguns pontos que podem ser destacados, pois são as principais formas que o Banco Central encontra para garantir a segurança da economia nacional, bem como dos cidadãos brasileiros.
O primeiro ponto é a regulamentação e a fiscalização do trabalho dos bancos comerciais, de modo que estes respeitem as regras que tornam mais seguro o uso de serviços bancários no Brasil. Desta forma, as instituições financeiras não podem aplicar serviços ou cobranças que não estejam de acordo com as normas do Banco Central. Isso evita, por exemplo, que exista a cobrança de taxas de juros abusivas, uma vez que é dever do Banco Central garantir a segurança dos brasileiros na utilização de serviços financeiros.
Além disso, o Banco Central também implementa recursos e serviço que devem ser disponibilizados por todos os bancos para os seus clientes. Um exemplo bem recente e que ajuda a exemplificar isso é o PIX, serviço de transferências financeiras imediatas criado pelo Banco Central e que pode ser utilizado por todos os brasileiros, independentemente de qual seja o seu banco.
Outro exemplo da atuação do Banco Central em benefício dos brasileiros foi a implementação de contas bancárias livres de tarifas para que trabalhadores pudessem receber o seu pagamento sem que houvesse desconto por parte do banco em que isso é feito.
Porém, o papel do Banco Central não se limita apenas a fiscalizar e controlar os bancos privados e comerciais, pois também possui uma atuação direta no controle da economia nacional. Ou seja, o Banco Central é quem possui a responsabilidade de conduzir e controlar as políticas monetárias do país.
Entre estas políticas monetárias, também se encaixam o câmbio e o crédito, os quais são controlados para permitir que o dinheiro seja melhor utilizado por todos os brasileiros.
Para complementar o papel do Banco Central, é possível apontar a responsabilidade desta instituição no controle da inflação no país. Para isso, há um controle na quantidade de dinheiro que circula em todo o país, de forma que não aconteça a falta de dinheiro em circulação, nem mesmo um excesso, que poderia gerar a desvalorização da moeda nacional.
Quanto à quantidade de dinheiro em circulação no país, o Banco Central também é responsável pela quantidade de cédulas e moedas disponíveis. Caso haja a necessidade de colocar mais dinheiro em circulação, ou de substituir notas muito desgastadas, é o Banco Central quem solicita a impressão de um novo lote de dinheiro para a Casa da Moeda, onde esse valor necessário será impresso.
Recentemente, esse tipo de ação ganhou bastante notoriedade, com a implementação da nota de 200 reais em circulação pelo país. O número de notas, entretanto, foi bastante limitado, uma vez que buscou apenas atender a uma necessidade pontual, especialmente em decorrência do auxílio emergencial durante a pandemia.
Auxílio a outros bancos comerciais
Além de toda essa responsabilidade, o Banco Central ainda pode contar com mais um tipo de serviço, o qual não é utilizado por pessoas, mas sim por outras instituições financeiras. Trata-se do trabalho do Banco central como um banco para o qual os demais bancos podem solicitar serviços, especialmente empréstimos.
Desta forma, instituições financeiras que precisem de mais dinheiro para que possam trabalhar sem problemas pontuais, podem recorrer ao Banco Central, o qual contribuirá para que estas instituições possam se livrar de possíveis crises.
Porém, em casos nos quais haja falta de liquidez em um banco comercial, o Banco Central também pode intervir e até mesmo impedir o banco de seguir com a oferta de produtos e serviços a seus clientes, para evitar a sua falência e prejuízos aos usuários.
Assim, o Banco Central ajuda aos demais bancos brasileiros, mas também cobra que haja a devida segurança em suas ações, para que a economia nacional não seja prejudicada em momento algum, bem como os clientes de todos os bancos em operação no país.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o Banco Central, acompanhe as notícias sobre a economia brasileira com atenção ainda maior e saiba realmente o que significa cada ação do Banco Central.
Se você deseja saber ainda mais sobre o Banco Central, bem como todas as suas ações e responsabilidades no controle da economia nacional, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados.
Você poderá encontrar informações sobre diversos serviços financeiros, como empréstimos, seguros, cartões de crédito e muito mais, e saber como controlar o seu orçamento e diminuir gastos em seu dia a dia. Dessa forma, será possível evitar qualquer tipo de problema financeiro em seu futuro, como o acúmulo de dívidas ou inadimplência.