É natural que as cidades que estão mais distantes da capital de seu estado se desenvolvam como uma referência em sua região, de forma que ofereçam a opção de diferentes atividades econômicas e boa qualidade de vida, mesmo que longe das regiões metropolitanas. Uma das cidades que pode ser apontada como exemplo disso é Teixeira de Freitas, no sul do estado da Bahia.
Distante pouco mais de 800 km da capital, Salvador, Teixeira de Freitas pode facilmente ser apontada como o principal polo do extremo sul do estado baiano. O que pode gerar maior curiosidade a respeito deste fato é que a cidade é bastante nova, fundada apenas em 1985, quando foi desmembrada de municípios vizinhos.
Ou seja, em pouco menos de quatro décadas de existência, o município de Teixeira de Freitas já se consolidou como principal referência de sua região e é, hoje, uma referência quando se pensa no sul do estado da Bahia. Assim, sua importância pode ser vista como maior até mesmo do que cidades bem mais antigas presentes em sua região.
Os principais fatores econômicos de Teixeira de Freitas
Um dos fatores que contribui para que Teixeira de Freitas tenha esta importância para a sua região é a alta capacidade de industrialização da cidade. Hoje, o setor industrial é, com bastante folga, a principal atividade econômica do município baiano, e conta com uma grande diversificação, uma vez que existem empresas de diferentes segmentos em seu território.
Esta industrialização muito forte da cidade de Teixeira de Freitas se deve, em grande parte, à proximidade com o estado de Minas Gerais, pois isso possibilita que se tenham muitos benefícios logísticos. Isso significa que o envio dos produtos é facilitado para mercados do sudeste brasileiro, os quais são responsáveis pelo consumo de grande parte do que é produzido na região.
O complemento da economia local acontece com o comércio local, o qual é bastante fortalecido especialmente pelo fato de que muitas pessoas de cidades vizinhas se dirigem à Teixeira de Freitas para fazerem suas compras ou encontrarem mais opções de serviços. Assim, as vagas de trabalho do município também são muito impulsionadas por este setor.
A agricultura é um setor um pouco mais discreto na economia de Teixeira de Freitas, embora esteja, também, presente na composição de seu PIB. Isso permite que se classifique a economia de Teixeira de Freitas como bastante diversificada, de modo que oferece possibilidade de ingresso em diferentes setores para pessoas que desejam entrar no mercado de trabalho.
Até mesmo moradores de cidades vizinhas se deslocam diariamente a Teixeira de Freitas para desenvolver atividades profissionais, uma vez que o principal polo regional pode oferecer condições melhores do que cidades um pouco menos desenvolvidas.
Desta maneira, Teixeira de Freitas é uma cidade que merece atenção não apenas de moradores da região sul da Bahia, mas de todo o país, pois um município que atingiu patamares muito altos em poucas décadas, pode se tornar ainda mais importante no futuro.
O empréstimo pessoal para negativados e com restrição
Um dos problemas financeiros mais comuns que podem acometer a qualquer pessoa é o acúmulo de dívidas, que pode levar à inadimplência e à inserção de seus dados em listas nos principais órgãos de proteção ao crédito. As consequências disso podem ser bastante ruins, com um destaque especial para a impossibilidade de utilização de muitos serviços financeiros.
Assim, opções como a realização de empréstimos, que podem ser bastante úteis para o pagamento de suas dívidas e uma retomada do controle de suas finanças se tornam inviáveis.
Porém, justamente por saber da importância desta ferramenta financeira, e por ter nas pessoas endividadas uma grande parcela de seu público, as empresas credoras passaram a oferecer a seus clientes a opção de contratar o empréstimo pessoal para negativados e com restrição.
Isso possibilita que estas pessoas tenham acesso ao dinheiro necessário para que possam se livrar das suas dívidas e manter apenas o pagamento do próprio empréstimo a ser pago com o seu orçamento.
Embora seja um serviço altamente positivo e que pode gerar muitos benefícios a seus usuários, é preciso que se tenha cuidado com a utilização desta modalidade de empréstimo. Isso porque existem características únicas do empréstimo para negativados que modificam muito esse serviço, especialmente se comparado com empréstimos tradicionais.
As principais diferenças do empréstimo pessoal para negativado e com restrição
Um dos melhores exemplos que pode ser utilizado para a visualização destas mudanças é o custo efetivo total do empréstimo para negativado, que é maior do que os demais em decorrência de uma taxa de juros mais elevada. Ou seja, o cliente precisa gastar mais dinheiro para pagar por seu empréstimo ao final do prazo de quitação.
Esse maior custo se deve ao fato de que, para compensar o risco que assumem ao emprestar dinheiro para clientes que estão com o nome sujo no mercado, as empresas credoras obtêm um maior lucro com este serviço. Desta forma, lhes é atraente manter a oferta de empréstimo a esses clientes, mesmo com o risco de prejuízos que isso representa.
Esse, no entanto, não é o único ponto a ser analisado com relação ao empréstimo para negativados, pois o limite de crédito também é bastante diferente do que é disponibilizado nos demais serviços tradicionais. No empréstimo para negativados, o limite de crédito tende a ser bastante reduzido.
Ou seja, se as suas dívidas pendentes, ou as ações que deseja realizar com o dinheiro do empréstimo são muito altas, esta pode não ser a melhor alternativa, pois não será o suficiente para isso e ainda pode gerar uma nova dívida que não se adequará ao seu orçamento, já comprometido.
Nestes casos, especialmente se você possui dívidas muito altas e deseja quitá-las com o empréstimo para negativados, o ideal é que se busque uma renegociação com as empresas credoras e descontos que lhe permitam um pagamento mais acessível. Caso isso seja possível, aí o empréstimo pode ser utilizado como uma boa opção.
Para finalizar as diferenças do empréstimo pessoal para negativados e com restrição em comparação com os demais tipos de empréstimos, deve ser observado, também, o prazo de pagamento em que esse serviço pode ser quitado. Diferente dos outros serviços, o prazo para quitação deste débito é mais reduzido, o que pode fazer com que se tenham parcelas mais altas, por exemplo.
Com estas informações a respeito do empréstimo pessoal para negativados e com restrição, faça uma análise mais completa e cuidadosa para avaliar se esta é a melhor opção para que você possa conseguir reorganizar as suas finanças.
Conheça ainda mais sobre este e todos os demais tipos de empréstimos ao visitar a página da AnjoCred e acompanhar as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, os quais lhe permitirão cuidar ainda melhor do seu dinheiro!