Dentre os maiores problemas financeiros que as pessoas podem enfrentar, as dívidas e a inadimplência são dois dos maiores, e mais comuns em todo o país. Porém, é preciso compreender que isso não acontece de forma inesperada ou surpreendente, mas sim como resultado de uma série de comportamentos e hábitos financeiros inadequados.
Em especial, um dos hábitos que podem originar este tipo de problema financeiro é a incapacidade de guardar dinheiro. Ou seja, por mais que saibam que precisam economizar para modificar a sua realidade financeira, estas pessoas não conseguem simplesmente parar de gastar para conseguir guardar dinheiro e, assim, evitar os problemas financeiros.
É natural que as pessoas que conhecem alguém com esse tipo de problema de não conseguir guardar dinheiro queiram ajudar a seus amigos e familiares antes que a sua situação se torne insustentável. Porém, nem sempre estas pessoas sabem como conseguir prestar esta ajuda de modo efetivo, para que se tenha uma real mudança deste tipo de hábito negativo.
Para lhe ajudar a compreender melhor a situação e saber o que fazer neste momento, confira a seguir algumas ações que podem ser feitas para ajudar as pessoas que não conseguem guardar dinheiro a evitar que seu problema financeiro se torne ainda maior:
– Evite fazer apenas críticas vazias
O primeiro passo a se compreender na tentativa de ajudar a uma pessoa que não consegue guardar dinheiro é que este problema pode ser muito mais do que apenas um simples hábito ruim. Ou seja, a raiz do problema pode ser emocional, o que torna ainda mais difícil que isso seja alterado.
Assim, o primeiro passo é não fazer apenas críticas vazias, ou julgamentos a respeito da situação financeira desta pessoa. De uma maneira geral, as pessoas que não conseguem guardar dinheiro sabem que possuem esse tipo de problema, mas não conseguem modificar o seu hábito de maneira brusca, simplesmente com a interrupção de seus gastos.
Desta maneira, o melhor a se fazer é oferecer apoio emocional para que a pessoa possa conversar e falar sobre os motivos que a levam a fazer muitas compras e não guardar dinheiro. Uma abordagem mais suave, com a oferta amistosa de ajuda tende a resultar em mudanças muito mais significativas do que aquelas em que a pessoa se sente julgada ou pressionada.
– Ajude a pessoa a estabelecer metas de economia
Uma ação que pode ser bastante positiva e ajudar as pessoas que não conseguem guardar dinheiro é o estabelecimento de pequenas metas de economia a serem realizadas ao longo do mês. Ou seja, guardar dinheiro de forma gradativa, para que esta pessoa consiga observar que é, sim, capaz de guardar dinheiro e evitar as compras desnecessárias.
Desta forma, ao perceber que pode ter seus hábitos modificados, a tendência é que estas pessoas passem a se empenhar ainda mais para conseguirem guardar dinheiro. Em um período mais longo, é possível que esta pessoa se livre de todos os seus problemas financeiros, como resultado deste pequeno esforço gradativo a cada mês.
No entanto, é preciso que este tipo de ação seja implementada de forma gradativa, e não com objetivos muito grandes logo em um primeiro momento. Isso poderia gerar o efeito inverso e, ao não atingir seu objetivo, a pessoa que já não consegue guardar dinheiro se sentirá ainda mais desmotivada, de modo que gaste ainda mais descontroladamente.
Assim, o ideal é que as primeiras metas de economia sejam bem reduzidas, apenas para surgir um efeito anímico na pessoa que precisa desta ajuda. Ao longo dos meses, o aumento destas metas deve ser aumentado de forma lenta, para que sejam resultados fáceis de serem obtidos e, assim, gerarem a mudança de comportamento esperada ao final do processo, quando a economia deverá se tornar um hábito natural.
– Estimule a pessoa a utilizar uma planilha financeira
Outra forma de ajudar a uma pessoa que não consegue guardar dinheiro é estimular o uso de uma planilha financeira, a qual pode ajudar esta pessoa a visualizar melhor a sua realidade financeira. Para isso, porém, é preciso que todos os ganhos e gastos sejam anotados, para que se consiga ter um cenário idêntico à realidade nesta planilha.
Assim, a tendência é que seja um pouco mais fácil a esta pessoa conseguir identificar todos os gastos desnecessários ao longo do mês, para que se policie para evitar este tipo de ação no futuro. Por ser uma pessoa que precisa de ajuda para modificar este hábito, o ideal é que você ofereça ajuda para controlar esta planilha de forma periódica em conjunto com esta pessoa.
Para tornar este tipo de controle ainda mais fácil, o ideal é que se escolha uma plataforma na qual se tenha maior facilidade de utilização. Hoje, já existem alguns aplicativos que permitem um uso de planilhas financeiras bastante facilitado, sem que seja preciso sequer fazer muitas contas manuais.
– Ofereça auxílio para a busca por ajuda profissional
Embora a ajuda de amigos e familiares seja muito importante para que as pessoas que não conseguem guardar dinheiro possam ter maiores chances de modificar a forma como lidam com o dinheiro, é possível que apenas esta ajuda não seja o suficiente. Isso significa que, em alguns casos, pode ser necessário que se busque por ajuda profissional, como um psicólogo, por exemplo.
Neste caso, seu papel também pode ser bastante importante, pois muitas vezes as pessoas que não conseguem guardar dinheiro não enxergam que precisam de ajuda profissional. Assim, sua sugestão de procurar um especialista pode surtir o efeito necessário para que esta pessoa vá a algumas consultas e possa ter um diagnóstico mais detalhados dos motivos que a fazem gastar mais do que o necessário.
Para que a pessoa possa ter ainda mais confiança neste processo, e aumentar ainda mais as chances de sucesso, pode ser indicado que se vá a algumas das primeiras consultas com esta pessoa, ao menos para fazer companhia na sala de espera, por exemplo. Isso indicará que você realmente deseja que a pessoa tenha sucesso e consiga começar a guardar dinheiro, de forma que possa se dedicar ainda mais a este objetivo.
Agora que você sabe como ajudar a uma pessoa que não consegue guardar dinheiro, coloque estas dicas em prática e aumente a chance de que seus amigos e familiares se livrem deste tipo de problemas antes que tenham consequências muito mais graves.
Se você deseja saber ainda mais para ajudar a outras pessoas, ou para que a sua própria relação com o dinheiro seja muito mais saudável, visite a página da AnjoCred e acompanhe todas as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro!