Um dos temas mais recorrentes quando se trata de economia sempre foi a inflação, que causa grande temor em todas as pessoas, especialmente especialistas e investidores. Embora sempre tenha estado presente em noticiários e conversas sobre finanças, a inflação foi algo que por muito tempo passou despercebida do público em geral.
No entanto, neste ano os efeitos da inflação puderam ser sentidos de uma forma muito mais direta, e fizeram com que todas as pessoas do país precisassem voltar a sua atenção a isso. Assim, hoje, é impossível evitar não apenas falar, mas acompanhar a inflação, bem como todos os seus efeitos.
Para que se saiba ainda melhor o que isso quer dizer, confira a seguir quais são algumas das principais formas como a inflação afetou a vida dos brasileiros nesse ano:
1. Aumento frequente no preço de produtos e serviços
Esta é, certamente, uma das formas que a inflação mais afetou a vida de todos os brasileiros nesse ano, pois o aumento do preço de produtos e serviços foi uma constante em todos os segmentos. Isso significa que, pelos mesmos serviços que utilizavam no começo do ano, hoje as pessoas precisam pagar mais caro, sem que o serviço ou produto tenha sofrido qualquer alteração.
Um dos melhores exemplos disso é o preço do combustível, que sofreu aumentos consideráveis e de maneira recorrente. Isso fez com que, em muitos lugares do Brasil, o litro de gasolina chegasse próximo a sete reais, por exemplo, enquanto o mesmo produto era vendido por quase metade deste valor no início do ano.
Estes aumentos recorrentes são fruto da inflação, que quanto maior, mais faz com que o preço de um produto seja elevado. O fato de os aumentos terem sido escalonados, ou seja, aplicados diversas vezes, se deve à forma como a inflação evoluiu ao longo deste ano.
Outro produto que teve o seu preço bastante elevado em decorrência da inflação e que fez com que isso afetasse a vida de todos os brasileiros foi o gás de cozinha. Enquanto no início do ano era possível encontrar botijões por pouco mais de 80 reais, a média em alguns municípios brasileiros já chega próxima aos 130 reais, o que dificulta o acesso de muitas pessoas a este produto em função da inflação.
2. Menor valorização da moeda nacional
Esta é, na verdade, a causa do aumento no preço dos produtos em todo o país, que é a desvalorização da moeda nacional em razão do aumento da inflação no país. A forma como isso afeta os brasileiros está diretamente relacionada a seu salário, que passa a contar com um menor poder de compra.
Ou seja, ao receber, hoje, o mesmo pagamento que recebia no início do ano, um trabalhador pode comprar menos itens, ou pagar por menos serviços em relação há alguns meses. Isso porque, hoje, o seu dinheiro vale menos do que nos primeiros meses de 2021, resultado de uma inflação muito elevada e acumulada ao longo de todos os meses do ano.
Assim, ao chegar no mercado, você encontrará preços muito mais altos, os quais nem sempre poderão ser pagos, o que faz com que pessoas com uma renda limitada precise se adequar a uma nova realidade financeira. No caso de famílias com uma renda mais baixa, isso pode fazer com que passem alguma necessidade, como o dinheiro insuficiente para o pagamento de todas as suas contas básicas e compras essenciais.
3. Maiores dificuldades na realização de investimentos
Fazer investimentos é algo que se tornou bastante comum para muitos brasileiros nos últimos anos, especialmente por conta da facilidade na realização destas atividades. Isso porque muitas plataformas de carteiras e bancos digitais já possibilitam que os seus usuários façam investimentos diretamente em seus aplicativos, sem qualquer tipo de dificuldade.
Porém, a inflação afeta, também, a forma como os investimentos podem ser feitos. Isso porque diminui a rentabilidade de alguns investimentos e impossibilita que se consiga manter os mesmos aportes mensais em seus investimentos.
Desta maneira, é possível afirmar que a inflação impede que se tenha uma maior tranquilidade financeira em função de bons investimentos. Assim, até mesmo pessoas que tenham estratégias para fazer com que o seu dinheiro renda mais podem ser afetadas em função da inflação mais elevada.
Como neste ano a inflação atingiu níveis bastante elevados, isso fez com que os seus investimentos fossem afetados, com menor rentabilidade e uma maior dificuldade na realização de aportes financeiros.
4. Diminuição dos postos de trabalho
Não são apenas as pessoas físicas que são afetadas pela inflação, mas também as empresas, o que, de maneira indireta, atinge a todos os trabalhadores brasileiros. Com a desvalorização da moeda nacional, acontece o aumento dos custos de produção e manutenção de serviços.
Isso significa dizer que as empresas gastam mais em seu trabalho, o que leva a uma potencial diminuição de postos de trabalho, uma vez que os lucros podem ser menores para estas empresas e haja a necessidade de cortar gastos. Por conta disso, é natural que a inflação esteja diretamente ligada a uma taxa de desemprego mais elevada.
Outro fator que faz com que a inflação possa estar relacionada com um possível aumento do desemprego no país é a maior instabilidade que isso gera ao cenário econômico. Ou seja, com a preocupação com os possíveis caminhos que a economia pode tomar nos próximos meses, é natural que empresas busquem todas as maneiras de economizar em suas produções, o que coloca em risco os postos de trabalho.
Desta forma, é possível que se afirme que a inflação afetou a vida de todos os brasileiros ao longo deste ano, sem qualquer exceção. Isso também faz com que seja muito importante que se busque por maneiras de economizar ainda mais e se controle o orçamento de maneira mais rigorosa, para enfrentar este momento de dificuldade de uma forma ao menos um pouco mais tranquila.
Agora que você sabe como a inflação afetou a vida dos brasileiros neste ano, passe a observar de forma ainda mais atenta as notícias e atualizações sobre a inflação e a economia brasileira em geral. Isso permitirá que você saiba, com antecedência, quais serão as possíveis formas que isso influenciará a sua vida, e de todos os demais brasileiros, nos próximos meses.
Para saber ainda mais sobre a inflação e todas as suas possíveis consequências, bem como muitas outras informações relevantes a respeito da economia nacional, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações. Você poderá, ainda, saber mais sobre muitos serviços financeiros, bem como dicas de economia que lhe ajudarão a cuidar ainda melhor do seu dinheiro e evitar quaisquer tipos de problemas financeiros.