Fazer bons investimentos é o objetivo de todo mundo que deseja ampliar seu patrimônio ou simplesmente deixar de perder dinheiro com a volatilidade do mercado. Afinal de contas, investimentos mais comuns como a poupança, por exemplo, podem ter um rendimento tão baixo, que ao final de um ano o dinheiro aplicado pode valer ainda menos do que quando foi guardado.
Isso ocorre porque o valor das moedas pode aumentar ou diminuir com o tempo. Tudo depende da economia interna, global e até acontecimentos inesperados, como é o caso da pandemia de COVID 19, por exemplo, despencou a performance econômica no mundo todo e fez muitos investidores perderem dinheiro na bolsa de valores.
Ou seja, diversificar investimentos é, além de lucrativo, também uma maneira de não perder dinheiro. Isso sem falar que, investir é uma excelente maneira de garantir uma aposentadoria mais tranquila ou, por que não, mais cedo do que o planejado.
Por onde começar? Basta fazer uma pesquisa sobre como investir dinheiro com mais rentabilidade para que a bolsa de valores surja como uma possibilidade bastante vantajosa, prometendo lucros em médio e longo prazo.
Mas, afinal, é seguro investir na bolsa de Valores? Como quase tudo no ramo financeiro, depende de uma infinidade de fatores. A seguir, você encontra um guia completo para que possa tirar todas as suas dúvidas a respeito da segurança de se investir na bolsa, com dicas importantes para quem está começando. Acompanhe!
Como funciona a bolsa de valores?
Hoje em dia, todas as transações da bolsa de valores são realizadas através de plataformas online. No Brasil, desde 2017 a única bolsa de valores existente é a B3, junção das Bovespa, Cetip e BM&F, que existiam anteriormente. É A B3 quem desenvolve, cria e controla sistemas para que as negociações aconteçam da melhor forma possível no país. Ou seja, podemos dizer que neste sentido, é muito é seguro investir na bolsa de Valores no Brasil. , já que tudo é unificado.
Nas plataformas de bolsa de valores é possível comprar e vender ações de empresas ou ativos financeiros, negociar derivativos, moedas e commodities agropecuárias. Os ativos nada mais são do que os produtos disponíveis no mercado e podem ser negociados, gerando valores para quem os detém. Podem ser ações, fundos, títulos públicos ou de empresas, e muito mais.
As ações são a menor parcela do capital de uma empresa. É como se tudo que ela vale fosse dividido em diversas partes e estas, negociadas na bolsa. Quando alguém compra uma ação, torna-se acionista.
Um acionista tem direito a receber parte dos resultados conquistados por esta empresa, sempre referente a quantidade de ações que possui e ao tamanho que ela representa. Ao mesmo tempo, se a empresa não obtiver lucro, ouvir a falência o acionista pode vir a perder dinheiro. Outra forma de perder dinheiro com ações é ter o valor dela diminuído por questões de mercado.
Possuir ações é, em outras palavras, ser detentor de pequenas partes de empresas. A grande sacada está em encontrar aquela que, de preferência com valores baixos de compra, tem chances de se valorizar com o passar do tempo.
Podemos dizer então, que de forma geral, é seguro investir na bolsa de Valores, e é possível conseguir uma alta lucratividade na compra e venda de ações. Tudo depende de quanto o investidor está apto para fazer estas escolhas e se elas são acertadas ou não. Ou seja, tudo depende inteiramente a percepção do investidor e o seu conhecimento a respeito do mercado.
Prefira operar através de uma corretora de valores
É possível fazer tudo sozinho e comprar e vender ações de forma individual na bolsa de valores. Mas com certeza você deve estar se perguntando: Ok, mas é seguro investir na bolsa de Valores sem ajuda?
Para principiantes, a resposta é não. O mais indicado, é sempre buscar uma corretora e abrir uma conta. Aí, está outro perigo, pois você pode cair em uma cilada. O segredo para acertar na escolha da corretora é pesquisar muito. Procure saber se a corretora é regulamentada pelo Banco Central (BACEN), pois isso garante que se trata de uma instituição séria que cumpre com as normas e regulamentações do setor.
Verifique ainda se a corretora é apta, quantos anos de mercado possui, qual a sua reputação no mercado e quais são as taxas e valores que cobra do investidor, garantindo assim uma melhor rentabilidade. De forma geral, as corretoras não se diferem muito quanto às taxas cobradas, portanto, se o valor for muito diferente do praticado pela maioria delas, desconfie.
Uma maneira bastante eficiente de garantir que está investindo seu dinheiro em uma corretora segura é pedir ajuda para o gerente do seu banco. Hoje em dia, os bancos fazem parcerias com corretoras na bolsa de valores e oferecem este serviço para seus clientes. Além disso, permitem que você mantenha um olhar constante em seus investimentos por meio dos mesmos aplicativos que utiliza para conta corrente, ou poupança.
Esta pode ser uma excelente alternativa para investidores de bolsa de valores de primeira viagem. Assim, depois que aprender melhor sobre como o mercado funciona e se tornar mais seguro, fazer investimentos por conta própria.
Invista sempre em conhecimento
Além da escolha da corretora, existem outras questões que fazem muitas pessoas se perguntarem se é seguro investir na bolsa de Valores . Como, por exemplo, saber se os investimentos estão garantidos mesmo em caso de falência do banco ou da corretora. Nestes casos, é possível ficar tranquilo, já que a corretora não fica com o seu dinheiro ou ação, ela funciona somente como uma ponte entre você e a bolsa. Todo o investimento está ligado diretamente ao CPF do investidor e não à corretora.
Mas você se lembra que o segredo da rentabilidade dos investimentos na Bolsa de Valores está diretamente ligado com a percepção do investidor na hora de negociar, não é mesmo?
Saber a hora correta de comprar e vender, quais ações podem estar em alta no futuro e quais parecem ser um bom negócio, mas, na verdade, não passam de especulação, são coisas que não se aprendem muito rapidamente. Logo, o principal segredo para garantir ser seguro investir na bolsa de Valores , é o conhecimento a respeito do mercado financeiro.
Antes de fazer qualquer investimento com o seu dinheiro, é preciso conhecer a fundo como tudo funciona na bolsa de valores. As maiores perdas de dinheiro ocorrem por falta de experiência e conhecimento de mercado, afobação ou dificuldades em compreender a flutuação. Comprar uma ação cedo demais ou ainda vendê-la antes da hora, podem resultar em grandes perdas de valores. A bolsa de valores não é um lugar para amadores.
Comece pesquisando os termos utilizados, qual o conceito de cada ativo e como as bolsas funcionam. Não deixe de ler notícias sobre a bolsa brasileira e internacionais, acompanhe diariamente quais são as ações que se encontram em alta, em queda e quais são as tendências para o futuro. Quanto mais especialista se tornar, melhores serão suas tomadas de decisão. Então fique atento e não perca oportunidades de aprender.
Saiba quanto investir
Infelizmente não há uma fórmula para dizer o quanto cada pessoa deve investir na bolsa de valores. Nem uma quantia conforme o que tem guardado ou tamanho do patrimônio. Para se assegurar ser seguro investir na bolsa de Valores um determinado valor, vai depender de quanto de capital se possui e se pode garantir sua estabilidade financeira mesmo em caso de perdas.
A bolsa de valores é um investimento de risco. De forma alguma invista tudo que tem em ações, já que a possibilidade de perder tudo é real. Também não invista o dinheiro que precisará utilizar em um curto período de tempo, somente esperando que ele aumente. Os investimentos em bolsa de valores devem sempre ser pensados como algo em médio e longo prazo.
Outro detalhe importante a nunca ser esquecido: mantenha sempre uma quantidade de dinheiro reserva para emergências. (Isto vale para qualquer categoria de investimento, na verdade) Assim, você não precisará vender ações em momentos que não sejam tão favoráveis somente porque precisa do valor em dinheiro agora. Planejar é sempre a melhor opção.
Dicas extras para aumentar a segurança de se investir na bolsa
Assegure a proteção dos seus dados enquanto navega na internet, acessa as plataformas de investimentos e utiliza aplicativos. Isso pode ser realizado através do uso de computadores e notebooks particulares e protegidos com senha. As senhas também devem ser únicas para cada uso e de preferência, inclua números, caracteres especiais e caixa alta. Guarde as senhas em lugar seguro, para evitar perdê-las.
Tome cuidado também de onde acessa este tipo de ferramenta. A internet a ser utilizada — se wi-fi ou a cabo — também deve ser protegida e jamais abra links desconhecidos vindos de mensagens ou por e-mail. Evite utilizar sinais de internet públicos ou abertos. Mantenha-se constantemente atualizado l Podemos falar com certeza que é seguro investir na bolsa de Valores . Mas é preciso ficar atento e compreender que no mercado de ações tudo muda muito rápido.
O valor de ações, ativos e afins flutua de acordo com notícias sobre as empresas, escândalos, tomadas de decisões de governos ou CEOs, e até guerras e conflitos internacionais ou nacionais. Fique de olho em tudo que ocorre no mercado e no universo onde as ações nas quais investiu está inserido.
Comece devagar l Tenha paciência no início e espere ter mais experiência para fazer grandes investimentos. Lembre-se que tudo na vida é aprendido por meio de pequenos passos. A boa notícia é que não existe um valor mínimo para se investir em ações e tudo depende das ações e da cotação na hora.
É possível comprar ações ou lotes de ações, e os valores podem variar infinitamente. O tempo é um grande aliado para quem investe na bolsa, e a observação de como o mercado funciona também. Gradualmente, você vai expandir seu conhecimento e conseguir fazer os melhores investimentos conforme o seu perfil. Aí sim, vai compreender melhor que é seguro investir na bolsa de Valores , tudo depende de inteligência e planejamento. Todo investimento tem seus riscos
Para finalizar, podemos dizer sem dúvidas que é seguro investir na bolsa de Valores , mas é preciso lembrar sempre que, por menor e simples que seja, qualquer investimento apresenta riscos. Conforme falamos anteriormente, até a poupança pode acarretar perda de valores. Acontece que investir na bolsa de valores é mais complexo do que na poupança e exige muito conhecimento por parte do investidor.
Aqui na AnjoCred você encontra sempre informações atualizadas sobre o mercado financeiro, empréstimos, investimentos e novidades do setor. Acesse o site agora mesmo e leia outros materiais sobre Bolsa de Valores, dicas e segurança.