Quando se pensa em bilionários, é natural que os primeiros pensamentos se direcionem a nomes conhecidos do exterior, como Bill Gates, Mark Zuckerberg, Elon Musk e outros. No entanto, existem, sim, alguns brasileiros que entram na lista de bilionários, e que possuem um patrimônio muito grande e participação em grandes empresas nacionais e internacionais.
Para lhe ajudar a conhecer um pouco melhor estes nomes e saber quais são os brasileiros que entram na lista de bilionários, confira a seguir alguns dos principais nomes listados pela revista Forbes, em pesquisa de 2021. Assim você poderá saber quem são e como chegaram a um patamar financeiro tão elevado.
Os principais bilionários brasileiros
– Eduardo Luiz Saverin
O primeiro nome na lista, e que lidera o ranking de bilionários brasileiros é o de Eduardo Luiz Saverin, que possui uma fortuna de aproximadamente 98 bilhões de reais. Grande parte desta fortuna se deve ao fato de que Saverin é um dos cofundadores do Facebook, uma das principais redes sociais do mundo.
A participação do brasileiro na criação da rede social aconteceu em seu primeiro ano na universidade de Harvard, quando conheceu Mark Zuckerberg, então estudante do segundo ano. Após a criação da rede social e o sucesso mundial, algumas rusgas levaram a uma troca de processos entre Saverin e a marca Facebook, os quais foram resolvidos de forma amistosa fora dos tribunais, embora exista um acordo de não divulgação dos termos desta resolução.
Além do dinheiro ganho com a participação na origem do Facebook, Saverin é, também, um empresário de sucesso, e possui um grupo voltado para o investimento de capital em startups e empresas em fase inicial. Isso faz com que tenha uma participação significativa em diferentes segmentos, os quais ajudam a compor sua fortuna e o elevar ao posto de brasileiro mais rico do mundo neste momento.
– Jorge Paulo Lemann
Embora esteja no segundo lugar entre os bilionários brasileiros, de acordo com a pesquisa da Forbes, Jorge Paulo Lemann não fica muito atrás do primeiro posto. Isso porque sua fortuna é avaliada em cerca de R$96,5 bilhões de reais, o que lhe garante um grande destaque nesta lista.
A construção de seu patrimônio, entretanto, é bastante diferente da de Eduardo Luiz Saverin, especialmente por não ser ligada a um setor da tecnologia. Diferentemente, a fortuna de Lemann é composta por quase cinco décadas de trabalho e investimentos, especialmente no setor do mercado financeiro.
O início disso aconteceu ainda em 1972, com a fundação do Banco Garantia por parte de Jorge Paulo Lemann. Além do controle deste banco, Lemann ainda investiu de forma considerável em empresas como a Brahma e a Antárctica, que depois viriam a se unir para formar uma das maiores cervejarias do mundo, a Ambev.
– Marcel Herrmann Telles
Logo após Jorge Paulo Lemann, aparece na lista de brasileiros bilionários um de seus sócios no Banco Garantia, Marcel Herrmann Telles, que possui uma fortuna de aproximadamente 60,5 bilhões de reais. Além do banco, Telles também é parceiro de Lemann em investimentos na cervejaria Brahma e Antárctica, e possui negócios desde o início dos anos 1970.
Porém, também possui participação significativa em várias outras empresas de diferentes segmentos, dentre as quais se destacam marcas como Burger King e Heinz. Assim, o posto de terceiro brasileiro mais rico atualmente faz jus a uma vida de boas decisões de mercado e investimentos diversificados que renderam um excelente retorno a Telles.
– Carlos Alberto da Veiga Sicupira
Para fechar o trio de sócios do banco garantia e das cervejarias Brahma e Antárctica, Carlos Alberto da Veiga Sicupira, também conhecido como Beto Sicupira por algumas pessoas, é o próximo na lista de brasileiros bilionários, com uma fortuna de 49,5 bilhões de reais.
Além destes negócios, Sicupira também detém a maior participação no grupo das Lojas Americanas, que conta com mais de mil unidades em todo o Brasil, além de um dos mais importantes e-commerces do país.
Merece destaque, o fato de a família Sicupira ser responsável por uma importante iniciativa, que é a fundação Brava, que auxilia ONGs e instituições beneficentes. A família, inclusive, é citada ao lado de Carlos Alberto na lista de bilionários, uma vez que já foi formalizada a sucessão de seus herdeiros em seus negócios.
– Rubens Ometto Silveira Mello
Com 46 bilhões de reais de fortuna estimada, o próximo nome da lista de brasileiros bilionários é o de Rubens Ometto Silveira Mello. Seu patrimônio possui como principal fonte de origem, as atividades da empresa Cosan, uma das maiores no setor de produção de etanol e açúcar no Brasil.
A Cosan já era uma empresa de sua família, mas que ganhou um maior destaque e um grande crescimento após Mello assumir o comando da empresa, em 1986. Antes disso, o empresário já havia tido um trabalho de sucesso no comando do conselho da Tam Linhas Aéreas, além de destaque como diretor no Grupo Votorantim, negócios em que sua família possuía participação significativa.
– André Santos Esteves
O nome seguinte da lista de brasileiros bilionários é o de André Santos Esteves, com um patrimônio de 39,5 bilhões de reais. A origem de seu dinheiro é o trabalho no Banco Pactual, no qual chegou a ser CEO e trabalhou por vários anos em cargos de direção.
Seu trabalho na empresa começou ainda em 1989, durante seu período na faculdade, como analista de sistemas da empresa. Apenas quatro anos mais tarde, em 1993, já se tornaria sócio do Banco Pactual e iniciaria a sua caminhada de sucesso dentro da empresa.
– Vicky Safra
A mulher mais rica do Brasil, e uma das maiores de todo o mundo é Vicky Safra, que possui um patrimônio de 37 bilhões de reais. A sua fortuna é originada pelo casamento com Joseph Safra, banqueiro falecido em dezembro de 2020, com quem esteve casada desde 1969, e que deixou o controle de sua fortuna, inclusive do Banco Safra, com sua viúva.
A origem do dinheiro da família Safra vem desde o período do império otomano, quando antepassados de Joseph mantinham uma rota de caravanas de camelos na Síria que permitia o comércio facilitado na região. Assim, ao longo de mais de um século, o sobrenome Safra esteve ligado a muitos negócios e investimentos, o que faz desta bilionária, uma figura importante nesta lista.
Agora que você conhece um pouco mais sobre os bilionários brasileiros, aproveite para aprofundar o seu conhecimento financeiro ao visitar o site da AnjoCred e acompanhar as nossas publicações sobre muitos temas relacionados ao uso de dinheiro e serviços financeiros. Isso poderá lhe ajudar a ter uma chance muito maior de sucesso em sua vida financeira no futuro!