5 erros comuns de um orçamento pessoal

O controle do orçamento pessoal é algo fundamental para que se consiga utilizar da melhor maneira possível o seu dinheiro, de forma que se consiga pagar todas as suas contas e evitar as dívidas. Entretanto, não é incomum que muitas pessoas cometam erros relacionados ao seu orçamento pessoal, os quais podem comprometer completamente a sua saúde financeira.

Para que esses erros possam ser evitados, é importante conhecê-los, de modo que você possa identificar quais destes erros você comete e como afetam a sua vida financeira. Assim, confira a seguir quais são alguns dos principais erros que podem ser cometidos em um orçamento pessoal, bem como os prejuízos consequentes destes erros:

– Gastar antes de ter o dinheiro

Um dos erros mais comuns, impulsionado especialmente pelo uso de cartões de crédito, é a ação de gastar o seu dinheiro antes mesmo de recebê-lo. Ou seja, antes de ter o seu pagamento em mãos, todo o dinheiro já está comprometido com as suas contas de consumo e gastos de cartões, de forma que o dinheiro não ficará em suas mãos em momento algum.

O principal problema que esse erro traz para o seu orçamento pessoal é a maior dificuldade de controlar o seu dinheiro, e até mesmo de planejar o seu uso. Além disso, gastar o dinheiro antes de tê-lo em mãos aumenta de forma exponencial o risco de que você adquira dívidas mais altas e difíceis de serem pagas.

Assim, o ideal é evitar fazer compras antecipadas com cartões, ou mesmo realizar muitas compras de forma parcelada, para que se possa, primeiramente, ter o dinheiro, pagar as suas contas mais importantes, como as de consumo, e só então planejar o uso do dinheiro restante.

– Gastar mais do que ganha

Se gastar antecipadamente é um grave erro de seu orçamento pessoal, gastar mais do que ganha é um dos poucos erros ainda piores. Esse tipo de erro é o principal responsável pela obtenção de dívidas e a primeira porta para o caminho da inadimplência.

Isso porque uma pessoa que ganhe 2000 reais por mês, mas que gaste 2100 reais, não conseguirá pagar por todas essas despesas, por menor que seja a diferença, de apenas cem reais nesse exemplo. Caso isso aconteça novamente no próximo mês, a dívida já vai dobrar de tamanho, além de poder ser acrescida de juros e multas pelo atraso no pagamento.

Desta maneira, ao gastar mais do que você recebe, em pouco tempo a sua dívida pode se tornar quase impossível de ser paga, de forma que toda a sua saúde financeira seja comprometida. Assim, a importância de esperar receber o seu dinheiro, para somente então planejar o seu uso é ainda maior, pois evita que você gaste mais do que possui, e minimiza o risco de dívidas e inadimplência.

– Falta de registro de movimentações financeiras

Algo bastante comum é que, ao final de um mês, algumas pessoas não saibam qual foi o destino de todo o seu dinheiro, de modo que acabem por gastar mais dinheiro por conta disso. Uma forma simples de evitar esse erro é com a utilização de um registro de movimentações financeiras.

E isso não se refere apenas a um extrato bancário, mas sim a um registro completo, com informações a respeito de cada centavo gasto em seu dia a dia. Isso pode ser feito de forma bastante facilitada com alguns aplicativos financeiros, os quais podem possuir até mesmo ligação com seus cartões e contas. Porém, até mesmo uma planilha de Excel, ou mais simples ainda, um caderno com anotações diárias, pode ser útil para o controle de seu dinheiro.

O principal benefício que esse controle de movimentações financeiras pode trazer para o seu orçamento pessoal é a possibilidade de identificação dos gastos supérfluos, que podem ser eliminados. Assim, como consequência, você poderá passar a gastar cada vez menos dinheiro, de forma que tenha um orçamento pessoal mais confortável em alguns meses.

– Não investir

Outro erro bastante comum com relação ao orçamento pessoal é a falta de investimento, o que significa que o seu dinheiro não terá qualquer rendimento a mais enquanto está com você. Isso limita ainda mais o seu poder de compra, e ajuda a explicar o porquê de você ficar sem dinheiro em algumas situações.

E para que se possa começar a fazer investimentos não é preciso ter muito dinheiro, algumas opções de investimentos mais simples são bastante acessíveis, com valores abaixo dos 50 reais. Isso serve para que se comece a modificar o seu modo de lidar com o dinheiro, e adquirir o hábito de investir e fazer com que o seu dinheiro renda ainda mais.

A partir desse investimento, é possível que você consiga formar a sua reserva de emergência sem alterar o seu orçamento pessoal. Ou seja, não é necessário fazer sacrifícios para que se consiga ter um maior rendimento de seu dinheiro, o que lhe garantirá maior conforto econômico no futuro.

– Falta de metas de economia, ou metas fora de sua realidade

Entre os erros que podem ser cometidos em seu orçamento pessoal, a falta de metas de economia pode ser apontada como outra falha que compromete a sua saúde financeira. Isso porque, sem uma meta a ser alcançada, há uma falta de incentivo a você mesmo para que guarde o seu dinheiro, ou que faça os seus investimentos, de modo que se torne ainda mais fácil gastar todo o seu orçamento.

Além disso, as metas irreais também são outro problema, pois possuem o efeito contrário ao desejado, uma vez que são praticamente impossíveis de serem realizadas. Com isso, em pouco tempo haverá um maior desânimo de sua parte a respeito de guardar o seu dinheiro, de forma que você voltará a gastar mais e deixará de lado a economia.

Assim, o ideal é que se tenha metas tangíveis, dentro de sua realidade, para que possam ser alcançadas dentro de seu orçamento. Isso ajudará a manter a sua motivação e impulsionará uma economia cada vez maior, o que contribui para um futuro mais confortável financeiramente.

Agora que você sabe quais são os maiores erros de um orçamento pessoal, bem como as suas consequências e como evitar esses erros, avalie qual destas situações é mais comum a você e passe a ter um cuidado ainda maior, para que possa manter o seu orçamento pessoal sempre o mais seguro possível.

Para saber ainda mais sobre orçamento pessoal, economia doméstica e diversas maneiras de lidar corretamente com o seu dinheiro, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, como empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, taxas de juros e muito mais!