Em quais situações fazer um empréstimo realmente vale a pena?

Os cuidados com a situação financeira e a forma de lidar com o dinheiro são elementos fundamentais para que as pessoas possam evitar complicações que as levem a acumular dívidas que podem gerar problemas maiores no futuro, pois essas dívidas podem acumular juros e ficar ainda maiores e mais difíceis de serem pagas.

mulher pensando se vale a pena fazer um emprestimo

Porém, mesmo com todos os cuidados e uma boa organização financeira, é possível que em alguns casos um empréstimo financeiro possa ser considerado para realizar diferentes ações, como pagamentos de dívidas, compras ou a realização de algum objetivo.

Esta possibilidade de conseguir dinheiro rápido para utilizar da forma como bem quiser é muito atraente, mas nem sempre pode ser um bom negócio para as pessoas, que podem adquirir mais dívidas e, consequentemente, acumular problemas ainda maiores que extrapolem a sua realidade financeira e leve a uma situação muito difícil de resolver.

Isto não significa, no entanto, que os empréstimos não são uma boa opção, pois em alguns casos podem ser de grande ajuda, inclusive para que se mantenha um melhor controle de seu orçamento e a manutenção de uma boa saúde financeira. A questão mais importante, e aquela que ainda causa alguma confusão nas pessoas, é identificar quando o empréstimo é uma boa opção.

As situações em que vale a pena fazer um empréstimo

Para não cometer erros, confira a seguir quais são as situações em que realizar um empréstimo financeiro pode ser uma boa alternativa para lhe ajudar a controlar a sua saúde financeira e não se enrolar com as dívidas e seus juros:

1 – Quando as taxas de juros do empréstimo são menores que as de suas dívidas

Todas as compras a prazo possuem taxas de juros que acrescentam alguns valores no pagamento, de forma que o pagamento a prazo seja mais vantajoso para as empresas. O mesmo acontece quando estas contas são atrasadas, com os juros pelo atraso de pagamento que eleva o valor ao consumidor final.

Desta maneira, quanto maiores forem as taxas de juros, maior será o acréscimo que o consumidor terá que pagar, o que torna a sua dívida ainda mais alta e difícil de pagar.

Assim, quando as dívidas acumuladas apresentam taxas de juros muito altas, é mais vantajoso procurar por um empréstimo que tenha taxas de juros mais baixas para substituir esta dívida e economizar dinheiro. Com o empréstimo, é possível que se pague a dívida de forma completa, até mesmo com algum desconto, e se fique apenas com o empréstimo, e seus juros mais baixos, a serem pagos no futuro.

Desta maneira, é possível se adequar o valor mensal a ser pago dentro dos seus limites de acordo com o seu orçamento, de maneira que não haja o acúmulo de dívidas e se mantenha uma melhor saúde financeira.

Um dos melhores exemplos disto pode ser visto nos casos de dívidas com cartões de crédito, os quais possuem uma das mais altas taxas de juros do mercado, e são responsáveis por grande parte das dívidas atuais. Com um empréstimo bem escolhido, com juros mais baixos, é possível pagar todas as pendências com os cartões de crédito e se livrar do acúmulo de dívidas.

2 – Conseguir descontos em compras à vista

Como citado anteriormente, as compras a prazo apresentam juros que fazem este tipo de venda ser atraente e vantajosa para os comerciantes, mas isto pode ser um problema para os consumidores, que assumem o compromisso de pagamentos com juros e por um período maior. Em contrapartida, as compras à vista são muito mais vantajosas para o público, que evita os juros e podem até mesmo conseguir algum desconto em suas compras.

Isto torna vantajoso que se faça um empréstimo para a realização de compras à vista, para que se consiga pagar menos juros por mês e, assim, gerar uma economia a longo prazo, com a adequação do pagamento mensal ao seu orçamento familiar.

No entanto, é importante que se utilize este recurso, de fazer um empréstimo para realizar compras à vista, apenas em casos de maior necessidade, como itens essenciais do cotidiano como geladeira, fogão ou outros itens dos quais sua família faça um uso diário. Em outras ocasiões, como as compras de itens que não são de primeira necessidade, o mais adequado é guardar o dinheiro mensalmente para comprar o que se quiser apenas após ter o valor total de sua compra.

3 – Limpar o seu nome no mercado

Outra situação na qual o empréstimo pode valer muito a pena é quando se tem a finalidade de, com o dinheiro obtido, quitar todas as dívidas que levaram seu nome a ser negativado no mercado. Com este pagamento é possível obter uma série de benefícios, como voltar a ter o nome limpo, possibilidade de crédito no mercado e o fim do acúmulo de dívidas.

Porém, é preciso que se tenha um planejamento para pagar o empréstimo sem voltar a sofrer com a inadimplência, além de equilibrar este pagamento com o seu orçamento familiar, de modo que as parcelas do empréstimo não gerem dificuldade para a sua saúde financeira.

Esta ação de limpar o nome no mercado ainda traz consigo o benefício psicológico, pois ter o nome negativado gera uma série de preocupações que podem afetar até a saúde de cada pessoa. Assim, se um empréstimo puder servir para que você limpe o seu nome, é uma opção a ser seriamente considerada.

4 – Investimento em um negócio próprio

Um desejo bastante comum a muitas pessoas é o de ter o seu próprio negócio, para poder trabalhar com aquilo que gostam e sabem fazer, de modo que sintam prazer em trabalhar. No entanto, iniciar um negócio próprio é um grande desafio, pois exige um investimento financeiro inicial, que nem sempre é disponível para todos.

Assim, a realização de um empréstimo permite que se tenha o dinheiro suficiente para este investimento inicial, que abre as possibilidades de que se ganhe dinheiro em um negócio próprio.

Porém, é preciso que se tenha um bom planejamento antes de realizar o empréstimo, de modo que se saiba como o seu pagamento será encaixado em seu orçamento familiar.

Agora que você sabe em quais situações um empréstimo pode valer a pena, analise a sua situação financeira e saiba se esta é uma boa opção para você e sua família.

Para saber mais a respeito de como funciona um empréstimo e os possíveis benefícios deste serviço para você, além de muitos outros assuntos, como financiamentos, consórcios, seguros, taxas de juros, economia, organização financeira e muito mais, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes e vários outros temas que lhe permitirão obter um maior conhecimento financeiro.