Por conta da falta de controle financeiro, é comum que muitas pessoas em todo o Brasil tenham um acúmulo de dívidas que as levem à inadimplência. Desta maneira, estas pessoas passam a ter diversos tipos de problemas relacionados ao dinheiro, o que resulta em uma saúde financeira bastante debilitada.
Na prática, isso significa que estas pessoas possuem dívidas muito elevadas e difíceis de serem pagas, e que todos os seus débitos podem ser até maiores do que o seu orçamento, o que gera o efeito bola de neve, com o aumento gradual de suas dívidas. Assim, a saúde financeira fica completamente deficitária, com muitas dificuldades em qualquer assunto relacionado às suas finanças.
Ao constatar que a sua saúde financeira precisa ser recuperada, é importante que isso seja feito de maneira rápida, para evitar que os seus problemas se tornem ainda mais difíceis de serem solucionados. Embora muitas pessoas imaginem que esta recuperação de sua saúde financeira seja muito difícil, com alguma determinação isso pode ser mais fácil do que pode parecer.
Para lhe ajudar a conseguir recuperar a sua saúde financeira de maneira mais rápida e lhe garantir a possibilidade de retomar o controle de toda a sua vida financeira, confira a seguir algumas dicas simples, mas muito eficazes, que podem lhe ajudar neste processo:
– Renegocie as suas dívidas atrasadas
O primeiro passo para que se possa recuperar a sua saúde financeira é a renegociação de suas dívidas pendentes. Isso porque estas dívidas são o principal motivo pelas dificuldades financeiras, pois acumulam multas e juros que elevam o valor devido a cada mês, e torna praticamente impossível a sua quitação.
Assim, para que estas dívidas possam ser pagas, com valores que se adequem à sua realidade financeira, é preciso que haja a renegociação das dívidas com as empresas credoras. Em alguns casos, estas empresas oferecem esta possibilidade de renegociação em eventos especiais, ou com um contato direto com órgãos de proteção ao crédito, por exemplo.
Com esta renegociação, o mais comum é que os valores de juros e multas por atraso possam ser perdoados de maneira completa, ou que a empresa credora ofereça descontos bastante significativos. Obviamente, o valor a ser descontado depende da estratégia comercial de cada empresa credora, embora sejam, na grande maioria das vezes, descontos bastante consideráveis.
Porém, é importante que os valores de renegociação se adequem ao seu orçamento. Ou seja, ao receber a proposta de renegociação da empresa credora, é preciso que se analise o valor de pagamento, de acordo com a sua realidade financeira, para que somente após isso este acordo seja aceito.
– Elimine as despesas desnecessárias
Outro passo bastante importante para que se consiga recuperar a sua saúde financeira é a eliminação de todas as despesas desnecessárias de seu orçamento. Ao cortar estes gastos supérfluos, é possível conseguir economizar muito dinheiro, de modo que os pagamentos de suas contas sejam muito mais facilitados, além de que, com mais dinheiro disponível, é possível começar a fazer investimentos e encontrar maneiras de fazer o seu dinheiro render mais.
Entre os principais tipos de gastos desnecessários que podem ser eliminados estão serviços pelos quais você paga, mas não utiliza, ou então utiliza de maneira bastante ocasional. Isso porque o custo-benefício destes serviços é muito baixo, uma vez que a sua utilização é esporádica, mas o pagamento é constante.
Alguns dos exemplos de serviços que podem ser cancelados para que despesas desnecessárias sejam eliminadas estão alguns planos de assinaturas, como planos de TV a cabo ou streamings, por exemplo. Com muitas opções disponíveis no mercado atualmente, é importante escolher apenas aquelas que você utiliza, ao invés de pagar por vários serviços e utilizar apenas alguns.
– Diminua o uso de seu cartão de crédito
Para que se consiga recuperar a sua saúde financeira, também é muito importante que você diminua o uso de seu cartão de crédito em suas compras. Embora possa ser uma ferramenta importante e que gera muitos benefícios e facilidades no dia a dia, o cartão de crédito é responsável por consumir grande parte do seu orçamento.
Isso se deve, em geral, aos juros que são acrescidos em sua compra, que são o que gera o lucro para as operadoras dos cartões de crédito. Desta forma, as compras e tornam mais caras, pois você paga um valor mais alto por um item que poderia ser mais barato se comprado à vista.
Assim, para todas as pessoas que desejam recuperar a sua saúde financeira, o ideal é que o cartão de crédito seja deixado completamente de lado, para que seja utilizado apenas em situações muito pontuais e emergenciais. Diferentemente, em seu dia a dia, o ideal é que você prefira fazer as suas compras com pagamentos à vista, para que consiga pagar menos em suas compras e obter descontos.
– Comece a fazer investimentos
Para complementar as dicas para que você consiga recuperar a sua saúde financeira, é importante que seja citada a realização de investimentos. Estes investimentos podem fazer com que o seu dinheiro renda muito mais a longo prazo, de modo que tenha mais dinheiro em sua reserva de emergência, para que não adquira dívidas em situações emergenciais.
Diferentemente do que algumas pessoas imaginam, fazer investimentos é algo bastante acessível e que pode ser feito por qualquer pessoa com pouco dinheiro. Isso porque existem algumas opções de investimentos que permitem aportes de trinta reais, como o tesouro direto, por exemplo.
Além disso, os investimentos podem ser feitos de maneira cada vez mais simples, como por meio de aplicativos e diretamente por sua conta bancária, entre outras possibilidades. Assim, é preciso que se esqueça a imagem de algo difícil e muito burocrático que os investimentos possam ter para algumas pessoas.
Desta maneira, com investimentos simples, de valores bastante acessíveis, em pouco tempo você poderá ter a sua reserva de emergência e acumular dinheiro para que possa ter uma saúde financeira muito melhor.
Agora que você sabe quais são algumas das dicas mais importantes para conseguir recuperar a sua saúde financeira, avalie quais delas se encaixam em sua realidade e suas necessidades financeiras. Isso lhe permitirá sair do caminho das dívidas e dificuldades financeiras, para que se torne uma pessoa mais consciente financeiramente e tenha maior tranquilidade no futuro.
Se você deseja saber ainda mais sobre maneiras de cuidar de sua saúde financeira, conseguir quitar suas dívidas e se tornar uma pessoa mais bem estabilizada financeiramente, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados. Você também poderá saber mais sobre muitos serviços financeiros como empréstimos, financiamentos, seguros e vários outros, para que possa identificar quais podem lhe ajudar em sua vida financeira!