Conheça os mandamentos do controle financeiro

Assegurar-se de que as contas estejam sendo pagas em dia é uma medida imprescindível para manter a sua vida financeira organizada. No entanto, por falta de ordem ou mesmo por esquecimento, muitos brasileiros não conseguem administrar o orçamento doméstico. Como resultado, essa parcela da população já está habituada a perder os prazos de vencimento de débitos como contas de água, luz, telefone e cartões de crédito. O problema é que os atrasos em questão implicam juros altos, corte dos serviços e até mesmo a possibilidade ter o nome incluído em cadastros de consumidores inadimplentes.

Para não lidar com uma perspectiva não desanimadora e negativa, a nossa recomendação é bastante direta: preste atenção nas datas de vencimento de suas despesas e busque quitar elas antes ou no dia estipulado. E a melhor maneira de alcançar essa meta com tranquilidade é mudando alguns hábitos de consumo. Também vale a pena adotar práticas como a elaboração de um planejamento financeiro mensal para não perder o controle do orçamento doméstico.

Pode parecer complicado, mas nós, da AnjoCred, elaboramos uma lista com os mandamentos do controle financeiro. Com essas medidas fundamentais, você será capaz de cuidar melhor do seu dinheiro e evitar surpresas desagradáveis no fim do mês. Se o tema em questão parece relevante para você e para sua família, prossiga com leitura do artigo.

Dicas para aprimorar o seu controle financeiro

Os mandamentos do controle financeiro consistem em um número de ações que devem ser implementadas no seu dia a dia. Elas são úteis tanto para a administração de uma casa quanto de um pequeno negócio, com os ajustes cabíveis, é claro. Pensando nisso, confira a lista que reunimos para você:

• Realize um planejamento financeiro

Sem dúvidas, uma das medidas essenciais para manter as despesas em dia é fazer um bom planejamento financeiro. Mas, para tanto, primeiro você precisa registrar todas as entradas e saídas de dinheiro.

Inicie esse passo efetuando uma lista de todas as suas receitas, como salário e rendimentos. Parte do mandamento do controle financeiro aqui descrito inclui manter todos os seus documentos em ordem. Escolha o método mais conveniente para você e assim agilize qualquer busca por informações econômicas.

Se você divide a casa com outras pessoas, não deixe de inclui-las em todo o processo. É de responsabilidade de cada um repensar os hábitos de consumo para que o orçamento não fique comprometido.

• Reduza os gastos sempre que possível

O próximo mandamento do controle financeiro é reduzir os gastos quando for possível. Cheque se não há nenhum contrato que possa ser revisto. Se você paga por uma plataforma de streaming que não utiliza ou tem um pacote caro de telefonia, entre outros, cancele o serviço para economizar. Não despreze os pequenos valores, pois eles costumam somar e fazer a diferença nas finanças. Qualquer redução de gastos já é positiva, então não deixe de negociar quando for viável.

• Procure pagar à vista e com desconto

Em geral, é benéfico guardar o dinheiro necessário para efetuar suas compras à vista. Com dinheiro ou mesmo pagamento com cartão de débito, você tem maior chance de conseguir algum desconto. Desse modo, há menos chance de surpresas desagradáveis quando for pagar a fatura do cartão no fim do mês. Lembre-se que as parcelas tendem a se acumular e pode ficar difícil quitar elas.

• Economize para depois investir

Investir de forma inteligente e estratégica é a melhor maneira de aumentar o seu patrimônio. No entanto, antes de fazer qualquer investimento, você deve antes poupar. Na hora de escolher a melhor aplicação para os seus objetivos, considere o prazo e a rentabilidade de cada opção disponível. Afinal, esses aspectos são fundamentais para determinar os resultados que você irá alcançar.

• Não atrase os pagamentos

Como referenciamos na introdução do presente artigo, atrasar o pagamento de uma conta pode incidir em juros, dificultando a quitação posterior. Portanto, um dos mandamentos da organização financeira é colocar em débito automático tudo o que for possível para que haja risco de esquecimento. Mas tenha em mente que você precisar estar com dinheiro suficiente na conta para cobrir as despesas ou o esforço será inútil.

• Priorize uma reserva de emergência

De acordo com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), 62% dos brasileiros não conseguiram economizar em 2019 e não tinha fundos para lidar com a crise causada pela pandemia de Coronavírus. A verdade é que todos nós necessitamos de uma reserva financeira para eventuais emergências. Somente assim você terá alguma segurança caso algo inesperado aconteça, como a perda de emprego ou problemas de saúde.

Para essas e outras situações, o recomendável é que o valor aplicado em investimentos de liquidez diária e risco baixo cubram de 6 a 12 meses de subsistência. É válido salientar que a reserva de emergência, como o nome já indica, serve para cenários emergenciais. Portanto, procure resistir à tentação de empregar o dinheiro para adquirir itens supérfluos.

Antes de comprar algo não essencial, reflita e se programe para não comprometer o seu orçamento. Não vale a pena mexer no fundo de emergência em momentos impulsivos apenas para ter algum item novo.

• Estabeleça metas financeiras

Um mandamento fundamental do controle financeiro é a definição de metas claras para o seu dinheiro. Aqui, aconselhamos que você tenha objetivos para curto, médio e longo prazos. Com planos bem delimitados, fica mais fácil alinhar as suas ações para permitir realizá-los. Também é útil quando você for analisar se o planejamento está funcionando. Quanto mais rápido você identificar problemas, mais rápido será possível repensar alguma estratégia.

Sem contar que ter algum ponto de chegada sempre representa uma motivação adicional para se prevenir as compras por impulsos. Afinal, se você quer viajar, ou comprar um carro, por exemplo, irá pensar duas vezes antes de gastar à toa, não é mesmo?

• Procure estudar sobre finanças

Quanto mais você estiver familiarizado com a gestão financeira, menores são as chances de erros. Sendo assim, uma boa ideia é acompanhar conteúdos sobre o assunto em diferentes mídias. Não tenha receio de se aconselhar com especialistas de confiança, mas domine ao máximo o seu orçamento para tomar as melhores decisões no dia a dia.

A boa notícia é que você chegou ao fim desse texto sobre os mandamentos do controle financeiro, já deu o primeiro passo para a sua educação em economia pessoal. Com certeza, o fim de cada mês será bem mais tranquilo se você souber como coordenar os ganhos e gastos.

Esperamos que esses mandamentos do controle financeiro motivem você a organizar as suas despesas domésticas o quanto antes. E se quiser ler mais sobre finanças, convidamos você a acessar o site da AnjoCred.