Crédito X financiamento: qual a diferença entre os dois?

A organização de seu orçamento familiar é essencial para que se consiga manter uma boa saúde financeira, de modo que não haja nenhum tipo de problema como o acúmulo de dívidas, por exemplo. Porém, mesmo com todo o controle de seus gastos e o controle sobre seu dinheiro, existem algumas compras que não podem ser feitas à vista, por não se encaixarem no seu orçamento mensal.

diferença entre financiamento e credito

Estas compras, de uma maneira geral, são aquelas que representam um investimento muito grande, como a compra de imóveis, veículos, aparelhos eletrodomésticos de primeira necessidade, entre outros. Por possuírem um valor muito elevado, estas compras não se adequam a um pagamento único, mesmo que sua economia seja muito grande, o que torna necessário que se procure por outros meios de realizar estas aquisições.

As principais opções para conseguir realizar algum destes investimentos são a busca por liberação de crédito ou então, o financiamento destes bens, de forma que possam ser pagos em parcelas mensais que se encaixem no seu orçamento familiar mensal, sem que isto represente um gasto excessivo que comprometa a sua estabilidade financeira.

Porém, embora sejam serviços financeiros muito úteis aos clientes, o crédito e o financiamento possuem algumas importantes diferenças, que fazem com que se encaixem de maneira mais adequada a alguns tipos de necessidade. Assim, é preciso que se conheça estas diferenças para que se possa fazer a escolha pela opção ideal dentro de suas possibilidades financeiras.

As diferenças entre o crédito e o financiamento

Confira a seguir, quais são as características de cada uma destas opções e as diferenças que compõem o crédito e o financiamento, de forma que você possa escolher o serviço que melhor atende às suas necessidades:

Crédito

1 – Liberação mais rápida

Um dos fatores que torna o crédito mais atraente para o público, é a possibilidade de aprovação muito mais rápida em comparação ao financiamento, de forma que o dinheiro possa ser recebido em alguns dias.

Isto se deve muito, aos serviços de créditos pré-aprovados, os quais já possuem uma análise prévia a respeito dos clientes, para que quando solicitado o crédito, seja aprovado mais rapidamente pela instituição financeira, sem a necessidade de aguardar um período muito longo.

2 – Utilização do dinheiro sem restrição

Ao conseguir a liberação de crédito em alguma instituição financeira, você poderá utilizar esta quantia em qualquer finalidade, de acordo com o seu desejo e necessidade, como realizar compras, pagamento de dívidas atrasadas, ou qualquer outra ação de seu desejo.

Assim, o crédito oferece uma maior mobilidade para os clientes, o que o torna um serviço bastante útil para muitas pessoas, especialmente aquelas que precisam de dinheiro para regularizar sua situação financeira no mercado, de modo que se evite o acúmulo de dívidas e o pagamento de altas taxas de juros.

3 – Juros mais altos

Toda a facilidade de aprovação de crédito e a atração de um maior número de clientes interessados em utilizar este tipo de serviço, faz com que o crédito represente um risco maior para as instituições financeiras, que podem sofrer com a inadimplência.

Isto leva a uma taxa de juros mais alta, de forma que a aprovação de crédito seja mais lucrativa para estas empresas. Assim, é comum que os créditos apresentem taxas de juros mais altas que outros serviços, como os empréstimos. Assim, é preciso que se faça uma análise cuidadosa antes de contratar este tipo de serviço, para evitar problemas ao longo do pagamento de suas parcelas.

4 – Possibilidade de crédito consignado

Uma alternativa para que o seu crédito tenha taxas de juros menores e, assim, se adeque melhor às suas condições financeiras, é a opção pelo crédito consignado, no qual o pagamento das parcelas é descontado diretamente em sua folha salarial.

Desta maneira, o risco de inadimplência é muito menor, o que oferece maior segurança para as instituições financeiras e uma consequente queda nos juros cobrados pelo crédito, de modo que o valor total pago ao final seja menor em relação às outras opções de crédito.

Financiamento

1 – Os financiamentos são destinados à compra de um bem específico

Quando se faz um financiamento, é preciso que este serviço seja feito para a compra de um determinado bem, como um imóvel, um carro ou uma moto, por exemplo. Isto faz com que a liberação do financiamento seja mais demorada, pois a empresa irá analisar a documentação do bem a ser adquirido, seu valor e se está em acordo com o preço de mercado atual.

Esta análise leva a uma demora bem maior da aprovação do financiamento, em comparação com o crédito, por exemplo, pois é necessário que haja a provação de todos os detalhes por parte do banco ou instituição financeira.

2 – Possibilidade de composição de renda

Um dos pontos mais importantes para a aprovação de um financiamento é se o valor do bem adquirido e o seu pagamento estão de acordo com a sua renda. No caso de sua renda não ser o suficiente para a aprovação do financiamento, é possível que se faça um complemento com a renda de algum familiar, como pai, mãe ou mesmo do cônjuge.

Com esta possibilidade, é muito mais fácil conseguir a aprovação do seu financiamento, uma vez que a empresa vê o valor de pagamento das parcelas mais adequado ao seu orçamento familiar, de modo que isto gere uma maior segurança de receber o valor devido.

3 – O próprio bem financiado é utilizado como garantia de pagamento

Uma característica dos financiamentos é a utilização do próprio bem adquirido como uma garantia de pagamento à instituição financeira. Ou seja, durante todo o período em que você paga as parcelas de um financiamento, o bem é de posse da empresa ou banco, com os direitos de uso cedidos ao cliente, que somente após quitar completamente o financiamento é que se torna proprietário deste bem, seja ele um imóvel, um veículo ou qualquer outro.

Esta característica própria dos financiamentos é um fator que torna este tipo de serviço muito mais fácil de ser obtido, e até com taxas de juros menores, pois não há o risco de que a empresa saia no prejuízo, com a posse do bem em caso de inadimplência.

Agora que você conhece as diferenças entre crédito e financiamento, avalie cuidadosamente qual a melhor opção para você, de modo que se tenha um serviço que caiba em seu orçamento e não gere nenhum risco de dívidas para você e sua família no futuro.

Para obter ainda mais conhecimento a respeito de assuntos do universo financeiro, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre empréstimos, financiamentos, seguros, taxas de juros, consórcios, e muitos outros temas que permitirão a você um cuidado ainda maior com o seu dinheiro!