Município de Minas Gerais, Sabará faz parte da região metropolitana da capital Belo Horizonte e foi um antigo polo de extração de ouro. Seu nome, inclusive, significa em tupi “pedra grande brilhantes”, em referência as reluzentes pepitas de ouro da região. Cercada de muitos monumentos históricos, Sabará foi o primeiro povoamento do Estado e possui um belo acervo de arte barroca, como de Aleijadinho.
A cidade bucólica e acolhedora, também oferece serviços financeiros para sua população, como o empréstimo pessoal para negativados e com restrições. Dessa forma, todos podem ter a tranquilidade de buscar assistência na hora do aperto ou mesmo para concretizar sonhos.
De ciclo do ouro a relíquias arquitetônicas
Logo após a vinda dos portugueses ao Brasil, em 1500, já foram iniciadas as primeiras incursões em direção a Minas Gerais, em busca de ouro e esmeraldas. Américo Vespúcio foi o primeiro a organizar exploradores, mas foi com Fernão Dias que os objetivos começaram a ser concretizados.
Após sua morte, seu genro Borba Gato deu continuidade a exploração, sendo uma das figuras mais importantes da criação inicial do povoado de Sabará. Enquanto os índios transportavam cargas, também indicavam o caminho para locais onde haviam pedras preciosas, com foco pela Serra do Sabarubuçu.
Ao chegar em Sabará, Borba Gato assistiu uma missa numa capela que ali foi construída por outros desbravadores. Ali também encontrou a Roça Grande, ponto de pouso para quem ia em direção ao Nordeste e que foi fundamental para a criação de Sabará.
Com a abundância de ouro da região e da floresta com sua imensidão de árvores, rapidamente Sabará foi ganhando formas de cidade. Foram construídas igrejas, casas, pontes, lavouras e um grande empório comercial de mantimentos, escravos e animais. O povoado era o mais populoso e próspero de Minas Gerais, atraindo cada vez mais emigrantes e imigrantes, fazendo com que o local tivesse o melhor artesanato de ouro do país.
De povoado a freguesia, vila real e cidade, Sabará se tornou uma cidade tem como principais pilares econômicos a agricultura, pecuária, artesanato e indústrias de confecção e siderúrgica. Todo o centro histórico da cidade foi tombado pelo Iphan, em 1938, pela sua riqueza histórica. Já a Rua Direita, também chamada de Rua Dom Pedro II, possui um dos maiores conjuntos arquitetônicos do país.
É no centro da cidade onde estão a maior parte da sua arquitetura histórica, bem preservada. Na Rua Direita há casarões do século XVIII e XIX, muito bem mantidos e que permitem uma viagem ao tempo, como o Solar do Padre Correa, construído em 1773, onde se destaca a bela escadaria de jacarandá e talhada no estilo barroco. Atualmente, ele funciona como a prefeitura. Outros locais bem preservados são a Casa Borba Gato, antiga Cadeia, a casa da Câmara e Cadeira e todos podem ser apreciados pelos turistas, dentro do horário de visitação.
Há muitos chafarizes espalhados pela cidade, onde o mais famoso é o Kaquende, localizado na Rua São Pedro. Sabará também possui o teatro mais antigo do Brasil em funcionamento, o Teatro Municipal de Sabará, também conhecido como Casa da Ópera. Construído no final do Ciclo do Ouro, no século XVIII e com nítidas influências da arquitetura europeia, especialmente a inglesa.
Como todo centro histórico, as igrejas se destacam ao manter sua arquitetura colonial. Em Sabará, é imprescindível uma visita à Capela de Sant´ Ana Arraial Velho, com construção provável em 1747 e estilo barroco. Outro marco barroco da cidade é a Capela de Nossa Senhora do Ó, construída em 1717.
Já a Igreja de São Francisco, construída em 1781 e feita de alvenaria de pedra, tem a maior altura interna na nave e foi criada em homenagem à padroeira dos franciscanos, Nossa Senhora Rainha dos Anjos. Há ainda a Capela de Soledade, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Capela do Pilar, Capela do Senhor Bom Jesus, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Capela do Pompéu, Igreja de Nossa Senhora das Mercês e o Santuário de Santo Antônio da Roça Grande, todos com uma belíssima viagem a arquitetura de outros séculos.
Para os adeptos do eco turismo, o Caminho de Sabarabuçu, que corta a cidade de Sabará, possui uma belíssima paisagem que pode ser apreciada através de uma boa trilha. Já o Conjunto paisagístico da Pedra Rachada é ótimo para adeptos do trekking, caminhadas, passeios de jipe e ciclismo. O local é referência para a prática de Boulder, esporte que faz escaladas sem o uso de equipamentos de segurança. Quem busca aliar natureza com história, o Parque Natural Chácara do Lessa possui ruínas de minas e um excelente mirante, para contemplar toda a cidade.
Empréstimo pessoal até para negativados
Não só de belezas históricas vive a cidade de Sabará. Sua economia mantém a pecuária, indústrias e serviços em atividade, inclusive sendo famosa por ser a “terra da jabuticaba”, com uma grande variedade de jabuticabeiras em toda a cidade. Há festas famosas como o Festival da Jabuticaba, o Festival Ora-pro-bolis e Festival da Banana, que incentivam a culinária local. Assim como eventos religiosos, como a Semana da Paixão de Cristo e outros.
A atividade econômica, inclusive o famoso artesanato local, estimula a busca por empréstimos pessoais, em busca de investimentos, pagamento de dívidas ou concretização de sonhos. Mas para quem tem o nome negativado nos serviços de proteção ao crédito, conseguir um bom empréstimo já foi quase impossível.
Mas hoje o mercado financeiro entendeu a demanda e o perfil dos endividados, muitas vezes vítimas das variações econômicas e do desemprego, mas que também precisam do suporte financeiro. Com isso, já é possível encontrar opções de empréstimo pessoal para negativados, sem a necessidade de comprovação de renda.
Uma das modalidades do empréstimo pessoal para negativados é o consignado. Com as menores taxas de juros, as parcelas são descontadas diretamente do contracheque de funcionários públicos e aposentados. Só alguns casos é permitida a concessão desse tipo de empréstimos a funcionários de empresas privadas, que deve ser pesquisado pela instituição financeira.
Esse tipo de empréstimo é indicado para quem tem outras dívidas, cujos juros são muito maiores, como é o caso do cheque especial e cartão de crédito. Os baixos juros ocorrem pela maior segurança do banco, em receber o valor integral, já que ele é descontado diretamente do salário de quem o adquiriu.
Outro tipo de empréstimo pessoal para negativado é com garantias. Para obtê-lo é necessário ter um bem próprio, em seu nome e quitado, que é oferecido como garantia de pagamento. Os mais conhecidos são os de garantia de automóvel e garantia de imóveis, cujos valores liberados tendem a ser mais elevados, com baixa taxa de juros e com maior prazo para pagamento das parcelas.
Caso os pagamentos não sejam realizados, a instituição financeira pode vender em leilão o bem que foi dado como garantia, retirar o valor devido com juros e devolver o restante, se tiver, para o antigo dono do bem. Mas antes que isso aconteça, há inúmeras tentativas de acordo para evitar essa medida.
Conheça mais sobre opções de empréstimo e sobre finanças, através do site. Informações atualizadas e sempre visando ajudar seu leitor a fazer as melhores escolhas.