O estado do Paraná possui uma importância muito grande para o desenvolvimento da região sul do país, e para o cenário nacional, de maneira geral. Muito disso se deve às cidades do estado, as quais apresentam diversos tipos de destaque que contribuem para este desenvolvimento, como é o caso de Apucarana, por exemplo.
O município de Apucarana está localizado na parte norte do estado paranaense, a mais de 360 km de distância da capital, Curitiba. Por conta desta localização, é natural que a cultura de Apucarana seja bastante ligada ao estado de São Paulo, por estar mais próxima da divisa estadual do que da própria capital paranaense.
Um ponto que merece destaque a respeito de Apucarana é que o município conta com cerca de 140 mil habitantes, de acordo com números do IBGE. Isso coloca a cidade entre as onze mais populosas de todo o Paraná, à frente, neste quesito, de outras cidades muito importantes do mesmo estado.
A economia de Apucarana
A exemplo de outras cidades do norte paranaense, a cidade de Apucarana possui uma ligação muito forte com a agricultura e com a produção de café, que por muito tempo foi o principal produto econômico desta região. Entretanto, após períodos de geadas muito intensos nas décadas de 1960 e 1970, o café perdeu muita força, embora ainda seja cultivado no município.
Hoje, na agricultura local, os grãos são as culturas mais importantes, e que possuem impacto direto na economia local. Milho, soja e feijão são os produtos mais cultivados, e a base da agricultura de Apucarana, que ainda possui uma representatividade muito significativa para a economia local.
Entretanto, o maior destaque econômico do município fica com as atividades industriais, as quais se desenvolveram de maneira muito significativa nas últimas décadas. Um dos produtos da indústria de Apucarana que mais merece destaque é o couro, que é utilizado como matéria-prima na fabricação de muitos produtos tanto no Brasil quanto no exterior.
Mas ainda existe um produto, mais especificamente, que é o principal da indústria de Apucarana, o boné! De forma direta ou indireta, a produção de bonés gera cerca de dez mil empregos aos moradores de Apucarana, o que o torna o maior e mais importante produto do município.
A estimativa é de que, mensalmente, sejam produzidos mais de dois milhões de bonés apenas em Apucarana, o que representa mais de 80% de toda a produção nacional. Isso torna justificável o fato de a cidade ter recebido a alcunha de capital nacional do boné.
O empréstimo pessoal para negativado e com restrição
A necessidade de conseguir dinheiro extra, além do seu orçamento regular, é algo que pode ocorrer a qualquer pessoa, e com as mais diferentes finalidades. Este dinheiro pode ser necessário para que se possa fazer compras emergenciais, comprar itens de valor mais elevado, ou até mesmo para que se tenha acesso a serviços como atendimentos médicos, por exemplo.
Independentemente de qual seja o motivo que leve a esta necessidade de conseguir dinheiro de forma rápida, uma unanimidade é que o principal serviço financeiro que oferece esta possibilidade é o empréstimo. Isso ajuda a compreender de forma ainda melhor o motivo pelo qual este é um dos serviços financeiros mais utilizados em todo o país.
Entretanto, existe um grupo de pessoas que pode ter dificuldade na utilização do empréstimo financeiro, que são as pessoas com o nome sujo no mercado. Pelo fato de que os seus dados estão inseridos em listas de inadimplência nos órgãos de proteção ao crédito, estas pessoas passam a ficar impossibilitadas de conseguir a aprovação de crédito necessária para a realização de um empréstimo.
Porém, por este ser um grupo de pessoas bastante numeroso, que representa uma importante parcela dos clientes de muitos bancos e instituições financeiras, estas empresas credoras já oferecem um serviço especificamente voltado a quem passa por este tipo de problema. Este serviço é o empréstimo pessoal para negativados e com restrição.
Como seu próprio nome indica, trata-se de uma modalidade de empréstimo, com funcionalidade semelhante a todos os demais serviços deste tipo. No entanto, as características e detalhes do empréstimo para negativados e com restrição são diferentes, e devem ser conhecidos para que o serviço possa ser utilizado da melhor maneira possível.
As diferenças do empréstimo para negativados em comparação com os demais empréstimos
Um dos primeiros pontos que devem ser observados é a taxa de juros que é aplicada pelas empresas credoras no empréstimo para negativados e com restrição. De maneira geral, esta taxa é muito mais alta do que a utilizada em outras modalidades de empréstimos, o que torna o serviço mais caro para pessoas que estejam com qualquer tipo de restrição em seu nome, as quais precisarão utilizar mais dinheiro para quitar o débito por este serviço.
Esta aplicação de uma taxa de juros mais alta acontece para que as empresas credoras tenham um retorno financeiro maior, com este pagamento adicional de seus clientes. Assim, com maior lucro, mesmo que emprestar dinheiro para pessoas com o nome sujo seja algo que represente um risco, estas empresas continuam a ver a como algo positivo a oferta deste serviço.
Mas este risco não é assumido de forma mal planejada ou descuidada pelas empresas credoras. Para minimizar os riscos que este tipo de serviço apresenta aos credores, algumas outras características são impostas ao empréstimo pessoal para negativados e com restrição.
Uma dessas características é o limite de crédito mais baixo em comparação com outros empréstimos. Ou seja, mesmo que possam conseguir dinheiro emprestado, as pessoas negativadas possuem um limite baixo, o que significa um acesso a quantias mais baixas neste tipo de serviço.
Muito por conta disso, o empréstimo pessoal para negativados e com restrição é muito mais indicado para quem deseja quitar as suas dívidas pendentes, e reorganizar a sua vida financeira. Isso porque outras ações, como compras de itens mais caros, podem não ser possíveis por conta desta limitação do crédito oferecido.
Além disso, o empréstimo para negativados e com restrição também possui um prazo de quitação menor, para que a empresa credora possa ter o serviço completamente pago em menos tempo. Dessa forma, a média de prazo para a quitação deste empréstimo é de apenas doze meses, o que também pode impactar no valor das parcelas a serem pagas, que pode ser mais alto para encaixar toda a dívida neste prazo de quitação.
Agora que você conhece melhor alguns detalhes do empréstimo para negativados e com restrição, avalie se esta é a melhor alternativa, de acordo com a sua necessidade e sua realidade financeira. Para saber ainda mais sobre este serviço, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações!