Uma grande parte da população busca abrir seu próprio negócio e muitas acabaram conduzidas a isso, com os reveses econômicos que o país vem sofrendo, antes e depois da pandemia. O mercado de franquias surgiu para atender àqueles que desejam abrir uma empresa, mas precisam de um retorno mais rápido e de um público mais fidelizado.
As franquias reproduzem um projeto de sucesso, já testado e com um público consumidor, expandindo para outras praças. Em geral, o empreendedor tem suporte para a aquisição de material, insumos e marketing. Porém, nem sempre o investimento vale a pena e pode levar o empreendedor ao prejuízo com as escolhas inadequadas. Antes de escolher qual a franquia empreender, é fundamental fazer uma pesquisa para encontrar a mais adequada ao seu investimento financeiro e retorno.
Porque investir em franquias?
Desde meados da última década, os índices de desemprego vêm crescendo anualmente. Com a pandemia, a perda de empregos fez com que muita gente buscasse alternativas imediatas para se manter no mercado. Enquanto muitos abrem seus próprios negócios do zero, até mesmo como microempreendedor, outros buscam a segurança do mercado de franquias.
Mas não é só por necessidade que se busca uma franquia. É muito comum pessoas que desejam ser donos do próprio negócio, mas a falta de experiência costuma frear os investimentos. No Brasil, há o alarmante número de cerca de 50% das empresas que fecham no primeiro ano e a porcentagem aumenta até os cinco primeiros anos.
Afinal, investir em uma empresa requer amplos conhecimentos do mercado e administrativo, para poder emplacar. Para começar do zero e fazer sucesso, é preciso ideias inovadoras, oportunidade do mercado, bons pontos e uma excelente administração gerencial, o que pode impactar muito para a maior parte de quem deseja empreender.
Já nas franquias, as empresas já passaram por todos os impactos iniciais e conseguiram atingir uma fatia almejada de confiança do público sobre sua marca. Sua solidez no mercado se torna apta a ser oferecida em franquia, com todo o suporte necessário para aumentar a segurança do investidor.
Mesmo com a economia que estimula o freio em investimentos, o mercado de franquias continua em ascensão e para o próximo ano há ótimas perspectivas sobre seu desenvolvimento e abertura de novas frentes.
Como escolher a franquia mais rentável e quais são as apostas
Antes de escolher a sua franquia, o investidor precisa fazer uma boa pesquisa sobre as melhores oportunidades para investir. As opções vão desde o capital inicial para abrir uma franquia, até mesmo o segmento que ela possui, que preferencialmente pode ser algo de interesse do investidor.
Avaliar a segurança da franquia é fundamental, assim como toda a infraestrutura que ela oferece ao franqueado. Muitas delas até mesmo apontam a possível média de faturamento do empreendedor, antes mesmo de selarem a parceria.
Há empreendedores que visam apenas o lucro da franquia, não se importam com afinidades. Mas sem dúvida, optar por aquelas em que há uma identificação ajuda a estreitar o interesse e fazer com que ela possa crescer e ter mais sucesso.
Para ajudar na busca por melhores franquias, listamos X franquias mais rentáveis para começar a investir:
1 – Chopp Brahma
Um pequeno quiosque com bancos altos ao redor, vem conquistando praças de alimentações e outros locais onde há um grande público, para beberem um chopp Brahma bem tirado e saborear alguns petiscos enxutos e com preços acessíveis.
Há ainda uma variação que pode ser inserida nesse negócio ou adquirida em separado, que é a delivery. Nesse caso, seria comercializado produtos da Ambev, mesmo o carro-chefe sendo a cerveja Brahma.
O investimento médio é de R$ 420 mil, com faturamento médio de R$ 150 mil ao mês, segundo a própria AMBEV. Os royaties são de 10% mais 4% de propaganda e marketing.
2 – Emagrecentro
Uma clínica de emagrecimento e estética, com perfil semelhante às americanas e que tem muito sucesso no Brasil. Fundada por um médico há 36 anos, conquistou o público por apresentar métodos de emagrecimento baseado em uma metodologia exclusiva. O investimento inicial médio é de R$ 80 mil, faturamento médio de R$ 60 mil e com retorno do valor de cinco a doze meses.
3- Acquazero
No ramo de estética automotiva e com mais de 800 unidades no Brasil e outros países da América Latina, seu foco é a limpeza dos carros por fora, gastando o mínimo de água possível. Seu marketing em sustentabilidade ajuda a atrair seu público e a gerar menos impacto no consumo de água.
Ela também tem como diferencial o uso de seis modelos diferentes para o franqueado, que recebe treinamento específico, tem um aplicativo exclusivo e o investimento é mais baixo, no valor médio de R$ 23 mil reais, com faturamento médio mensal de R$ 20 mil.
4 – Cream Berry
O açaí está realmente na moda no Brasil e na Cream Berry, empresa originalmente mineira, há uma receita exclusiva do produto para as vendas. A fabricação própria ajuda a manter a qualidade do produto, que se destaca no segmento de alimentação saudável e pode ser instalada em espaços pequenos e com baixo custo. O investimento inicial é de R$ 90 mil e o faturamento médio de R$ 50 mil ao mês.
5 – Suav
A franquia da Suav é especializada em esmaltaria e outros serviços estéticos. Com atendimento express, o cliente é rapidamente atendido sem precisar fazer agendamentos prévios. Para serviços de depilação, o cliente conta com uma cera de fabricação própria, voltado para evitar a agressão a pele e que reduz a dor em 40%. O investimento inicial é de R$ 168 mil e o faturamento mensal de R$ 70 mil.
6 – Premia Pão
Uma ideia inovadora vem ganhando sucesso em todo o país, com investimento de R$ 10 mil e faturamento mensal também de R$ 10 mil. A empresa é uma franquia de publicidade em saco de pão, que oferece a grandes empresas a oportunidade de deixar sua mensagem para seu público alvo, através da embalagem.
A alta abrangência da mídia e o uso de produtos ecológicos e atóxicos são diferenciais relevantes na empresa, que já recebeu prêmios pela sua inovação.
7- E-fit
Uma academia moderna e tecnológica, que é voltada para a eletroestimulação muscular de todo o corpo, vem conquistando inúmeros adeptos no Brasil. Com um público de classe A e serviços personalizados, tem um investimento inicial de R$ 350 mil e prazo de retorno entre 24 a 36 meses.
Além dessas franquias, há as mais populares e que continuam atraindo investidores como o McDonald´s, O Boticário, a Cacau Show, Dominos, Spoleto, Chilli Beans, Hering Store, China in Box, CNA e Bobs. Essas marcas, conhecidas em todo o Brasil e até no mundo, se espalham pelo país e possuem investimento desde R$ 2,8 milhões (McDonalds) até R$ 50 mil (CNA).