Um desejo comum para muitas pessoas é fazer com que o seu dinheiro trabalhe para você, de modo que não haja a necessidade de realizar tarefas profissionais para que se possa ser remunerado. Isso é chamado de renda passiva, ou seja, uma renda que se adquire sem a necessidade de que se faça esforço algum, pois os seus rendimentos serão recebidos mensalmente.
Porém, por mais que seja um desejo bastante comum, ainda existem muitas dúvidas relacionadas à renda passiva, especialmente a respeito de como ela pode ser iniciada. Desta forma, muitas oportunidades podem ser perdidas, de modo que se deixe de ganhar dinheiro por conta desta falta de conhecimento a respeito deste tipo de investimento.
Para que isso deixe de ser um problema, confira algumas das principais maneiras de se iniciar uma renda passiva, bem como as possibilidades de ganhos que isso pode lhe gerar:
1. Investimento em renda fixa
Uma das principais maneiras de se conseguir garantir uma renda passiva é com o investimento em renda fixa, o que acontece por meio de ações como o tesouro direto ou CDB, por exemplo. Neste tipo de investimento, se possui uma grande segurança, pois o valor do retorno de seu investimento é conhecido de forma prévia, assim como o tempo em que este retorno será pago, o que permite um planejamento financeiro ainda melhor por parte do investidor.
Entretanto, por ser um tipo de investimento de renda passiva de maior segurança, as taxas de retorno podem ser um pouco mais baixas, além de dependerem da quantia investida. Assim, esta é uma excelente opção de renda passiva para quem deseja contar com um dinheiro a mais de forma periódica e sem precisar fazer esforços a mais para isso.
Outra facilidade deste tipo de investimento é que a maior parte de bancos e carteiras digitais oferecem esse tipo de opção para os seus clientes. Assim, a realização do investimento, bem como o recebimento de sua renda passiva pode ser ainda mais facilitada, de modo que seja uma opção escolhida por quem deseja começar a ter esse tipo de retorno.
2. Investimento em ações
Outro tipo de investimento que pode oferecer a renda passiva a qualquer pessoa é aquele realizado no mercado de ações, mais comumente na bolsa de valores. Entretanto, este tipo de investimento difere muito daquele feito em renda fixa, pois as ações devem ser definidas como uma renda variável, uma vez que podem apresentar momentos de alta ou de queda.
Na prática, isso significa que o retorno de seu investimento em ações não é garantido, e pode ser maior ou menor, de acordo com o momento enfrentado pelas ações escolhidas, bem como das empresas representadas. Desta forma, esta é uma renda passiva de risco para os investidores, e mais indicada para quem possui maiores recursos disponíveis.
Obviamente, investir em ações também pode ser uma forma de iniciar a sua renda passiva, mas que chega com este risco atrelado. Em contrapartida, a possibilidade de retornos maiores existe, de modo que esse tipo de investimento deva ser realizado com um cuidado muito maior em comparação aos demais.
3. Aluguel de imóveis
Certamente um dos modos de renda passiva mais conhecidos pela população em geral é o recebimento do aluguel de imóveis, que pode garantir uma renda bastante significativa aos proprietários destes imóveis. No entanto, para que se possa iniciar este tipo de renda passiva, é necessário que se faça o investimento necessário para a compra de imóveis, os quais poderão ser posteriormente alugados.
Neste caso, quanto mais imóveis se possuir, maior poderá ser o seu retorno, e a renda passiva poderá garantir uma vida financeira bastante tranquila para o futuro. Assim, caso haja esta possibilidade, o investimento em imóveis é um dos melhores a serem realizados, especialmente por quem deseja começar uma renda passiva.
Algo que pesa a favor deste tipo de investimento, para que se tenha a renda passiva é que os imóveis tendem a se valorizar cada vez mais. Isso faz com que a compra destes imóveis para o seu posterior aluguel lhe garanta um aumento constante de patrimônio, e que se tenha uma vida financeira ainda melhor com o passar do tempo.
4. Dropshipping
A compra de itens pela internet é algo bastante comum para a grande maioria das pessoas atualmente, e impulsionada pela quantidade de lojas em que isso pode ser feito. E estas lojas podem ser, também, uma oportunidade para que se consiga obter uma renda passiva a curto prazo e sem a necessidade de um grande investimento inicial.
Isso é possível por meio da criação de lojas de dropshipping, uma categoria de negócios utilizada por um número cada vez maior de marcas e empresas. Neste caso, estas empresas permitem que seus produtos sejam anunciados em outras lojas virtuais, e se responsabilizam por todo o processo de envio e garantia destes produtos.
Desta forma, tudo o que se precisa fazer para garantir a sua renda passiva é montar uma loja virtual na internet e anunciar os produtos que podem gerar maior interesse em seu público-alvo. Assim, sempre que uma venda for concretizada, uma porcentagem do valor é destinada a você, sem que seja preciso realizar qualquer outro tipo de ação posterior.
Outro ponto positivo da escolha das lojas de dropshipping como sua opção de renda passiva é que você pode determinar o valor final que seus clientes pagarão pelos produtos. Assim, é possível aumentar a sua margem de lucro em cada produto, ou diminuir o preço para que estes se tornem ainda mais atrativos ao público.
Além destas formas de rendas passivas, ainda existem aquelas que são consequentes de seu trabalho, como os direitos autorais de uma obra publicada, por exemplo. Estas, entretanto, são menos comuns, e não dependem apenas de um investimento inicial, mas de um trabalho específico que possa render este tipo de possibilidade de renda no futuro.
Agora que você sabe quais são as principais formas de iniciar uma renda passiva, avalie cuidadosamente para escolher quais delas podem melhor lhe atender, para que você possa começar a fazer os seus investimentos. Mais do que a possibilidade de retorno, considere também os riscos atrelados aos diferentes tipos de investimentos que podem lhe gerar a renda passiva, para que se possa ter uma maior segurança.
Para saber ainda mais sobre a renda passiva e os diferentes meios de obter este tipo de renda, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados. Isso permitirá que você possa fazer melhores escolhas de investimentos, além de aprender a como cuidar melhor do seu dinheiro para evitar problemas financeiros no futuro, como as dívidas, por exemplo.