A previdência privada vale mesmo a pena?

Uma das principais preocupações de muitas pessoas é relacionada ao futuro de sua vida financeira, para que possam ter uma aposentadoria mais confortável financeiramente. Esta preocupação leva a um questionamento a respeito das maneiras de investir o seu dinheiro, para que possam chegar a uma condição um pouco mais confortável no futuro.

Isso faz com que estas pessoas cheguem a uma das dúvidas mais frequentes, que é a respeito da previdência privada, e se este tipo de investimento vale, de fato, a pena. Para que se possa chegar a uma conclusão definitiva para isso, no entanto, é muito importante que se conheça melhor a previdência privada, para que seja possível fazer uma avaliação mais detalhada a respeito deste tipo de investimento.

O que é a previdência privada

O primeiro passo para que se possa saber se a previdência privada é uma boa opção, ou não, é preciso saber o que ela é, de modo que sua avaliação possa ser muito mais precisa. E, diferentemente do que algumas pessoas possam imaginar, a compreensão a respeito do que é a previdência privada pode ser muito mais simples do que parece.

Isso porque a previdência privada pode ser definida como um tipo de investimento comum, mas com objetivos distintos, uma vez que é muito mais indicado para quem deseja investir a longo prazo. Desta forma, a previdência privada é um complemento para outras formas de renda no futuro, como a previdência social, com a qual não possui nenhum tipo de ligação.

Além disso, a previdência privada é um tipo de investimento que não possui qualquer tipo de relação com a aposentadoria de trabalhadores, e pode ser utilizada para quaisquer finalidades que o investidor desejar. Assim, a nomenclatura como previdência se deve ao fato de que o dinheiro poderá ser resgatado apenas após um longo período, de forma que possa ser um modo de se prevenir para um futuro financeiro mais confortável.

Como funciona a previdência privada

Outro importante passo na avaliação da previdência privada, e para que se saiba se vale a pena para você, ou não, é saber como este tipo de investimento funciona. Isso é essencial para que se possa visualizar a forma como o investimento pode ser realizado, e se isso se adequa à sua realidade financeira.

De maneira simples, o investimento em previdência privada pode ser dividido em suas etapas, que são a do acúmulo de seu patrimônio, enquanto a segunda é a da renda, de fato. Nesta primeira etapa, do acúmulo, são feitos os investimentos de forma periódica, para que se possa formar o seu patrimônio de previdência privada, o que pode levar um período bastante longo, entre 20 e 30 anos, de acordo com o investimento escolhido.

Posteriormente, é possível passar para a segunda etapa da previdência privada, que é quando os investidores podem começar a receber os lucros de seu investimento. Em geral, isso é feito por meio de investimentos de renda fixa, os quais geram uma renda garantida aos investidores todos os meses.

Entretanto, também é possível que o valor do investimento na previdência privada possa ser resgatado de forma completa, de valor com a sua intenção de utilização. Isso é algo possível por conta da inexistência da relação da previdência privada com a aposentadoria, o que permite um uso mais amplo de seu dinheiro para diferentes finalidades.

Os benefícios da previdência privada

Para complementar as informações relacionadas à previdência privada, e lhe permitir uma avaliação mais aprofundada deste tipo de investimento, também é preciso que se conheça os benefícios que isso pode lhe proporcionar. Desta forma, você poderá saber como esse tipo de investimento pode lhe ajudar no futuro.

Assim, confira a seguir quais são os principais benefícios que podem ser oferecidos pela previdência privada:

– Possibilidade de adequação do investimento à sua realidade financeira

Um dos primeiros benefícios da previdência privada que devem ser mencionados é a possibilidade de que esse tipo de investimento possa ser adequado à sua realidade financeira. Isso significa que todas as pessoas podem investir na previdência privada, para que possam ter uma renda maior no futuro.

Na previdência privada isso é possível pelo fato de que não há uma exigência com relação à quantidade investida, ou mesmo referente à periodicidade destes investimentos. Assim, é possível investir sempre que possível, de modo que isso não tenha qualquer impacto negativo em sua vida financeira no momento atual.

– Menor burocracia

Outro benefício relacionado ao investimento na previdência privada é a menor existência de burocracia na forma como o seu dinheiro pode ser controlado. Embora possa parecer algo simples, isso permite, por exemplo, que se possa transferir o seu dinheiro a outra instituição sem que se tenha qualquer dificuldade relacionada a esta ação.

Até mesmo o ato de sacar o seu dinheiro é menos burocrático no investimento em previdência privada em comparação a outros tipos de investimentos tradicionais. Neste caso, é preciso que se respeito apenas a regra de aguardar pelo menos 60 dias após o último aporte antes do resgate de seu dinheiro, além das taxas existentes ao seu investimento, especificamente.

– Liberdade na utilização do seu dinheiro

Os benefícios da previdência privada podem ser complementados pela liberdade na forma como o seu dinheiro pode ser utilizado. Este benefício, inclusive, é o que diferencia a previdência privada da social, garantida pelo governo, e que serve apenas como a renda aos trabalhadores aposentados e pensionistas.

Assim, caso haja a necessidade, o dinheiro da previdência privada pode ser utilizada na compra de bens de valor elevado, como imóveis, ou até para o pagamento de estudos de filhos e netos, por exemplo. Desta forma, este dinheiro pode ter uma utilização muito mais completa em comparação a outros que tenham a obrigatoriedade de uso dos valores para uma finalidade específica.

Por todos estes benefícios e características da previdência privada, é possível afirmar que este tipo de investimento vale, sim a pena. No entanto, é mais indicado para quem deseje investir a longo prazo, para a utilização do dinheiro apenas no futuro, como um complemento para a sua aposentadoria.

Diferentemente, para quem deseja retorno de seus investimentos a curto e médio prazo, a previdência privada pode não ser a melhor escolha. Nestes casos, é melhor que se busque por investimentos que atendam à sua necessidade, e a previdência privada seja uma opção para o futuro.

Para saber ainda mais sobre a previdência privada, e todas as demais possibilidades de investimento, visite a página da AnjoCred e acompanhe todas as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, de forma que possa cuidar ainda melhor do seu dinheiro e evitar quaisquer problemas financeiros!