Tudo o que você precisa saber sobre o investimento em renda fixa

Ao pensar em investimentos, uma das primeiras opções que pode vir à mente de muitas pessoas é a renda fixa, uma das mais populares formas de investimento da atualidade. Porém, para algumas pessoas, como investidores iniciantes, por exemplo, é possível que ainda existam muitas dúvidas referentes a isso.

Desta maneira, é preciso que se tenha mais informações a respeito da renda fixa, uma vez que isso pode ser determinante para que se tenha uma escolha mais acertada a respeito de como investir o seu dinheiro. Assim, você poderá saber o que a renda fixa pode lhe oferecer e identificar os motivos pelos quais esta é a principal forma de investimentos utilizada por quem deseja aplicar o seu dinheiro com menores riscos.

O que é a renda fixa?

O primeiro passo para que se possa compreender melhor a renda fixa é saber, de fato, o que é este tipo de investimento. De maneira bastante simples, é possível afirmar que se trata de todas as possibilidades de investimento nas quais se saiba qual será o seu retorno antes mesmo de fazer a aplicação do dinheiro.

Ou seja, o investimento em renda fixa permite que você saiba qual será o seu lucro, e em quanto tempo poderá receber o seu dinheiro de volta, sem que haja o risco de que existam mudanças a respeito destes valores. Justamente por isso é denominada como renda fixa, uma vez que todos os valores e prazos são fixados e não poderão sofrer reajustes de acordo com a variação de taxas do mercado econômico.

Atualmente, fazer investimentos em renda fixa é algo muito simples e fácil, pois os diversos tipos de bancos digitais e tradicionais, bem como algumas opções de carteiras digitais, oferecem esta possibilidade aos seus clientes. Assim, ao acessar sua conta dentro dos aplicativos, você pode fazer o investimento em questão de segundos e com poucos cliques, de forma muito mais rápida em comparação aos investimentos antigos, que ainda podem gerar confusão na cabeça de iniciantes.

As principais opções de investimento em renda fixa

Uma vez que se tenha compreendido o que é a renda fixa, é preciso que se conheça, também, as opções de investimento que compõem esta possibilidade. Isso é essencial para que se saiba como o seu dinheiro pode ser investido, e facilitar a escolha pelos melhores investimentos.

Assim, confira a seguir quais são algumas das principais opções de investimentos em renda fixa que você pode realizar:

– Tesouro direto

O tesouro direto é um dos tipos de investimento em renda fixa mais seguros de todos, pois se trata de títulos oferecidos pelo governo, os quais podem ser adquiridos com valores muito baixos. Assim, este tipo de investimento em renda fixa é ideal para quem deseja começar a investir, mas não possui valores muito elevados disponíveis.

Uma das principais opções de investimento do Tesouro direto é o Tesouro Selic, que acompanha a variação desta taxa, e permite que os investidores tenham bons retornos.

– CDB

O CDB é um dos principais tipos de investimentos de renda fixa, e o mais escolhido pela grande maioria dos investidores que aplica o seu dinheiro em renda fixa. Em especial, os investidores de perfil mais conservador optam por esta modalidade de investimento, uma vez que lhes oferece maior segurança e uma boa rentabilidade.

Outro benefício oferecido pelo CDB é a possibilidade de resgate imediato de seu dinheiro, uma vez que possui rentabilidade diária. Isso faz com que o CDB também seja uma excelente opção de investimento para que se mantenha a sua reserva de emergência, uma vez que o dinheiro pode ser facilmente resgatado a qualquer momento, além de contar com uma valorização ao longo do tempo em que permanecer investido.

– LCI/LCA

Para complementar as opções de investimento em renda fixa, é necessário mencionar a LCI e LCA, que são as Letras de Crédito Imobiliário e as Letras de Crédito Agrônomo. Na prática, estes investimentos não possuem grandes diferenças com relação ao funcionamento do CDB, pois o valor de retorno e o prazo podem ser conhecidos com antecedência.

A maior diferença é que, entre as opções de investimento em renda fixa, a LCI e a LCA podem apresentar as melhores taxas de retorno com relação ao seu investimento. Entretanto, o prazo para resgate do dinheiro pode ser um pouco maior, com uma média de 90 dias para que se possa fazer este resgate, de modo que esta é uma boa opção para quem deseja investir sem muita pressa na recuperação do seu dinheiro.

Os benefícios do investimento em renda fixa

Para complementar as informações que você precisa saber sobre a renda fixa, é essencial que se mencione os benefícios que este tipo de investimento pode lhe trazer. Isso permitirá que se tenha uma visualização completa de suas possibilidades, para que possa definir se esta é a melhor opção para que você aplique o seu dinheiro.

A primeira vantagem que deve ser mencionada é a segurança proporcionada para os investidores por meio da renda fixa, pois não há qualquer risco de perdas ou prejuízos referentes aos valores aplicados. Assim, os investidores podem ter plena certeza de que receberão seu dinheiro de volta, acrescido das taxas de juros oferecidas pelas instituições financeiras nas quais os investimentos são realizados.

Para que a segurança dos investidores seja ainda maior, a grande maioria dos investimentos em renda fixa oferece um fator a mais, que é a garantia do FGC, o Fundo Garantidor de Crédito. Com esta garantia, mesmo que a instituição financeira na qual o dinheiro foi aplicado sofra algum problema, os investidores terão todo o seu dinheiro devolvido, sem prejuízo algum.

Esta segurança também permite que se tenha um planejamento financeiro muito melhor por parte dos investidores. Isso porque não há qualquer chance de surpresa com relação a estes investimentos, e é possível que se saiba exatamente quanto dinheiro você terá, bem como quando terá acesso a estes valores.

Outro benefício de se fazer o investimento em renda fixa é que muitas destas opções de investimento contam com a isenção do imposto de renda. Ou seja, todo o rendimento de seu investimento é recebido no prazo indicado, sem que haja desconto, como acontece em alguns outros modos de investimento, como a renda variável, por exemplo.

Agora que você sabe tudo o que precisa a respeito da renda fixa avalie qual a melhor opção para a aplicação do seu dinheiro, para que possa começar a ter uma renda ainda maior e, consequentemente, uma maior tranquilidade financeira.

Para saber mais sobre a renda fixa, bem como a respeito das outras formas de investimento disponíveis, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes muitos outros temas relacionados ao universo financeiro!