Mesmo antes de o Pix começar a funcionar, um tema chamou a atenção de muitas pessoas, que foi a forma como os bancos começaram a disputar o cadastro de chaves de seus clientes. Estas chaves são o mecanismo que permite a realização da transferência de dinheiro de forma rápida e segura, sem ser necessário informar a outras pessoas os seus dados bancários completos.
Entretanto, o que despertou a curiosidade de muitas pessoas é que o uso do Pix é completamente gratuito, sem a necessidade de que o cliente pague uma taxa para o seu banco a cada transferência ou pagamento, como ocorre com o DOC e TED, por exemplo.
Assim, um questionamento passou a existir na cabeça de grande parte dos clientes, que é sobre qual a vantagem que os bancos possuem com o cadastro das chaves do Pix, uma vez que este serviço não lhe renderá lucro algum em seu uso.
Embora o Pix seja uma ferramenta completamente fácil de usar e bastante simples de compreender, este questionamento a respeito do interesse os bancos em suas chaves é um pouco mais complexo, mas merece atenção, para que você saiba os motivos que fazem o seu banco lhe oferecer vantagens e benefícios em troca do cadastro de suas chaves do Pix.
Saiba por que os bancos querem tanto que você cadastre as suas chaves do Pix
O primeiro ponto para compreender estas ações intensas dos bancos para que os clientes realizassem o cadastro de suas chaves de forma rápida é saber que cada chave pode ser utilizada apenas uma única vez. Ou seja, se você possui contas em dois bancos diferentes, não poderá utilizar a mesma chave em ambas as contas.
Se você optar, por exemplo, por cadastrar uma chave com o número de seu CPF em um de seus bancos, este número não poderá ser utilizado em outra instituição financeira, na qual você poderá, ainda, utilizar seu e-mail ou celular como chave para o uso do Pix.
No entanto, isso não significa que você deva, obrigatoriamente, utilizar apenas uma chave em suas contas, pois é possível contar com até cinco chaves diferentes em uma mesma instituição financeira. Desta forma, muitos bancos ofereceram benefícios a clientes que realizassem o cadastro de duas chaves específicas em suas contas, como o CPF e telefone, por exemplo.
Entretanto, a exclusividade de suas chaves não é o ponto principal que levou as instituições financeiras a travar uma verdadeira guerra pelas chaves do Pix, mas sim a possibilidade de ser a sua instituição financeira principal no uso do dinheiro.
Isso significa que, na verdade, a intenção dos bancos é ser a instituição que receberá e manterá todo o seu dinheiro que for recebido pelo Pix, de forma que, ao precisar utilizar estes valores você use o seu cartão de débito ou crédito desta empresa.
Ou seja, a partir do momento em que o seu dinheiro é mantido em uma conta de um banco, as chances de que você utilize os serviços desta instituição são elevadas exponencialmente, o que faz, assim, o banco obter lucro. Com isso, o interesse dos bancos não é diretamente em sua utilização do Pix, mas em ser a sua escolha para manter o seu dinheiro.
Ao ter consciência disso, fica mais fácil de compreender porque algumas instituições investiram tanto em promoções e benefícios para que os clientes optassem por cadastrar as chaves do Pix em contas destas instituições, pois isso poderá lhes render um grande lucro no futuro.
Assim, o Pix segue como um serviço muito mais atrativo aos clientes do que aos bancos, diretamente, pois é uma forma de conseguir utilizar o seu dinheiro a qualquer momento e sem precisar pagar nenhuma taxa de serviço por isso. No entanto, o real interesse destas instituições financeiras é em atrair e segurar os clientes, para que lhes rendam ganhos maiores a partir do recebimento de valores em suas contas.
O que os bancos oferecem para convencer os clientes a cadastrar suas chaves no Pix
Como você já sabe, as ações dos bancos para convencer os clientes a cadastrarem as suas chaves do Pix em suas contas foram tão intensas que receberam a alcunha de guerra das chaves. Isso porque algumas instituições financeiras passaram a oferecer condições muito atrativas ligadas ao cadastro das chaves do Pix.
Uma das principais ações foi a de sorteio de prêmios em dinheiro para atrair os clientes a fazer o cadastro de suas chaves. Em algumas instituições financeiras, ao fazer este cadastro de suas chaves os clientes passam a concorrer a prêmios que podem chegar a até um milhão de reais, segundo as próprias instituições.
Nesse tipo de ação, conforme mais chaves o cliente cadastra, mais cupons acumula para que tenha mais chances de ganhar os prêmios prometidos. Assim, há o estímulo para que se faça o cadastro de mais chaves em um mesmo banco e a sua utilização seja maior no futuro, com o recebimento de mais dinheiro em sua conta bancária.
Outra ação bastante comum em alguns bancos foi a promessa de descontos ou isenção de taxas em serviços para os clientes que fizessem o cadastro de suas chaves do Pix. Entre estas possibilidades, até mesmo isenção de anuidade do cartão de crédito foi um dos pontos de vantagem prometidos pelos bancos a seus clientes que fizessem uso do Pix em sua conta.
Além disso, os bancos que utilizam sistemas de pontos de fidelidade também ofereceram algumas possibilidades atrativas aos clientes para que estes realizassem o cadastro de suas chaves do Pix. Neste caso, quanto mais chaves cadastradas maiores os pontos acumulados para que fossem trocados, posteriormente, em serviços e vantagens.
Agora que você compreende melhor o que é a guerra das chaves travada pelos bancos, bem como o seu real interesse neste tipo de serviço, escolha qual instituição financeira vai contar com as suas chaves do Pix, uma vez que esta é uma ferramenta altamente benéfica para todas as pessoas e pode ser utilizada sem qualquer preocupação.
Se você deseja saber ainda mais sobre o Pix e todos os seus detalhes e novidades, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre esta novidade e muitos outros temas relacionados, como a realização de empréstimos, contrato de seguros, cálculos de taxas de juros, uso de cartões de crédito, educação financeira de um modo geral e muito mais.
Assim você poderá saber como controlar melhor o seu orçamento, cuidar melhor do seu dinheiro, fazer investimentos condizentes com a sua realidade financeira e evitar os principais problemas relacionados à sua vida financeira, que são o acúmulo de dívidas e a inadimplência, bem como as suas terríveis consequências!