A economia doméstica ajudando você a reduzir gasto em casa

Buscar maneiras de economizar dinheiro em seu dia a dia é algo que todas as pessoas desejam, mas que nem sempre é algo possível, pois grande parte destas pessoas podem não saber como chegar a este objetivo. Embora isso possa parecer algo muito difícil, é possível conseguir cortar gastos em casa com a aplicação da economia doméstica.

A economia doméstica nada mais é do que uma linha de conhecimento financeiro, na qual as pessoas podem compreender como lidar melhor com o dinheiro em seu dia a dia, na rotina doméstica. Consequentemente, isso também permite que se saiba como cortar gastos em pontos simples, mas que podem ter um imenso reflexo positivo em sua vida financeira.

Para que você compreenda isso de uma maneira ainda mais clara, observe a seguir quais são alguns dos principais meios de cortar gastos em sua casa com a aplicação da economia doméstica e avalie a diferença que isso pode significar em seu bolso. Confira!

– Eletricidade

A conta de energia é uma das responsáveis por grande parte dos gastos mensais em uma residência, e grande parte deste gasto poderia ser evitado se mais pessoas conhecessem os princípios da economia doméstica. Assim, é possível cortar gastos em sua conta de luz de uma maneira bastante simples, que é se atentar a todos os gastos desnecessários em seu dia a dia, e eliminá-los completamente.

Entre estes gastos que podem ser reduzidos, ou eliminados, estão coisas como deixar a luz de um ambiente acesa sem necessidade, ventiladores ligados em espaços sem nenhuma pessoa, janelas fechadas durante o dia, que fazem com que mais luzes sejam acesas, entre outros detalhes comuns do dia a dia, mas que geram gastos desnecessários e aumentam a sua conta de luz.

Inicialmente, deixar de realizar estas ações pode parecer algo muito pequeno, que não vai impactar significativamente a sua conta. Entretanto, em longo prazo, a economia gerada por esta maior atenção na forma de se utilizar a eletricidade pode representar uma economia muito grande em seu orçamento.

– Água

A economia na conta de água em decorrência da economia doméstica segue o mesmo princípio da eletricidade, pois é um serviço utilizado de maneira incorreta, ou mesmo desleixada em alguns casos. Isso porque não é incomum que se deixe torneiras abertas por muito tempo ao escovar os dentes ou lavar a louça, por exemplo, o que impulsiona o valor de sua conta a pagar.

Porém, a conta de água pode ter um diferencial a mais, pois não é incomum que torneiras ou chuveiros apresentem pequenos vazamentos que as fazem pingar ininterruptamente. Estas gotas, quando somadas, representam um grande volume de água, o que também eleva o valor da conta a ser paga, além de desperdiçar muita água.

Assim, com a aplicação da economia doméstica em seu dia a dia, é preciso se atentar a utilizar melhor a água, fechar torneiras em momentos nos quais não são necessárias, além de buscar identificar possíveis vazamentos em sua residência, que podem fazer com que sua conta de água seja mais cara do que deveria.

– Compras de supermercados

Outro ponto no qual a economia doméstica proporciona uma grande redução de gastos em seu dia a dia é com relação às compras de supermercados, as quais podem ter seu valor muito diminuído com ações muito simples. A primeira delas é a pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos, de forma que se consiga comprar os mesmos produtos com um valor bastante reduzido.

Isso significa que não é correto ir a um supermercado e simplesmente fazer todas as suas compras de uma vez, pois isso fará com que se desconheça melhores preços em produtos semelhantes. Embora seja preciso gastar um tempo um pouco maior para as suas compras com a realização destas pesquisas de preço, o resultado é muito impactante, com uma economia significativa em suas compras.

Em alguns casos, nos quais um supermercado oferece promoção para um determinado tipo de produto específico, esta economia pode chegar a até 50% do valor. Ou seja, suas compras podem ter uma economia de até metade do valor gasto normalmente, apenas por conta da pesquisa e da compra de itens em locais diferentes, nos quais sejam oferecidos com preço mais baixo.

Assim, no que diz respeito às suas compras de supermercado, sempre reserve um tempo maior, ou um fim de semana, por exemplo, para que consiga fazer uma avaliação completa de preços e economizar muito dinheiro neste tipo de gasto.

– Alimentação

A alimentação é algo que pode gerar muitos gastos a uma família, os quais nem todos são extremamente necessários. Isso porque é algo bastante comum desejar comer algo diferente em um final de semana, por exemplo, o que leva as pessoas a comerem fora ou fazer pedidos de delivery, por exemplo.

Embora não haja nada de errado nisso, é algo que não deve se tornar rotineiro, ou feito em qualquer dia da semana, por exemplo, pois a alimentação em restaurantes ou com pedidos de comida geram um gasto muito elevado. O ideal é que se tenha a maior parte das refeições preparadas em casa, o que ajuda a controlar o gasto com alimentação de sua família.

Assim, reserve algumas horas da semana para deixar alimentos pré-cozidos, de modo que seu dia a dia seja facilitado, mas que não haja a necessidade de buscar refeições fora de casa de maneira muito rotineira. Este é um tipo de corte de gastos que possui impacto imediato em seu orçamento, pois a economia gerada pode ser percebida logo nos primeiros dias após a mudança de hábito.

– Transporte

O transporte é outro tipo de gasto que pode ser bastante reduzido com a aplicação da economia doméstica, pois é algo no qual muitas vezes se gasta dinheiro de forma desnecessária. Um exemplo disso são as chamadas de aplicativos de carros particulares para percorrer pequenas distâncias, que poderiam ser caminhadas.

Outra opção para que se gaste menos com o transporte é optar pelo transporte público ao invés dos carros de aplicativos. Embora demande mais tempo, a economia é muito significativa e não pode ser desprezada, pois pode impactar diretamente a sua saúde financeira.

Agora que você sabe como reduzir gastos com a ajuda da economia doméstica, coloque isso em prática e comece a cortar gastos desnecessários em sua casa no dia a dia, de forma que possa aliviar o seu orçamento e, assim, otimizar a sua relação com o dinheiro.

Para saber ainda mais sobre economia doméstica e como isso pode ajudar você em seu dia a dia, visite a página da AnjoCred, e aproveite para ler nossos artigos sobre vários outros temas relacionados ao universo financeiro!