A era digital e o impacto que causou nos empréstimos

A chegada da era digital fez com que a forma como muitos serviços e atividades são realizados atualmente, uma vez que quase todos podem ser realizados por meio de aplicativos ou sites, diretamente pelo smartphone de cada pessoa. Entre os serviços que passaram por mudanças em decorrência da era digital, os financeiros podem ser apontados como alguns dos mais importantes.

Em especial, o empréstimo foi um dos serviços que mais sofreu modificações na forma como é contratado e utilizado. Em geral, essas mudanças podem ser apontadas como muito positivas, embora existam ressalvas, uma vez que geraram maior facilidade aos interessados em contar com dinheiro emprestado por empresas credoras, além de mais informações sobre esse serviço.

Para que se possa compreender ainda melhor a forma como a era digital impactou os empréstimos, confira a seguir quais foram as principais mudanças, positivas ou negativas, que esse serviço sofreu com o avanço tecnológico:

– Solicitação de empréstimos facilitada

Uma das principais mudanças da era digital em relação aos empréstimos é a maior facilidade de solicitação desse serviço. Enquanto anteriormente era preciso se dirigir até uma agência bancária, na era digital os pedidos de empréstimos podem ser feitos pela internet, por meio de aplicativos ou no site de instituições financeiras.

Com uma rotina cada vez mais corrida, com menos tempo livre, essa é uma grande ajuda para as pessoas que precisam de dinheiro emprestado, pois o pedido de empréstimo não leva mais do que alguns segundos. Além disso, a solicitação de empréstimo pode ser feita fora do horário comercial, de modo que ainda mais pessoas possam utilizar esse recurso sem prejudicar a sua rotina de trabalho.

– Análise de crédito muito mais rápida

Um impacto enorme causado pela era digital nos empréstimos foi a possibilidade de análises de crédito muito mais rápidas, uma vez que todos os documentos necessários para a contratação do serviço podem ser enviados de maneira digital. Ou seja, não é preciso que se perca tempo com cópias de documentos, fotos e, posteriormente, entrega em mãos destes documentos para que se inicie a análise de crédito.

Diferentemente disso, o envio de documentos por meios digitais permite que a análise de crédito seja feita de forma imediata, logo após o seu pedido de empréstimo. Outra diferença que isso gera é a possibilidade de que o dinheiro solicitado seja disponibilizado de maneira muito mais rápida, com a liberação em algumas horas, em alguns casos.

Assim, o empréstimo é um serviço que pode ser utilizado, hoje, para a solução de situações emergenciais, diferentemente de um período anterior à era da tecnologia, no qual havia uma maior demora e isso não era possível, por conta do prazo muito maior de liberação de seu dinheiro.

– Maior risco de tentativas de golpes

Nem todos os impactos e mudanças da era digital nos empréstimos foram positivos. Embora tenha gerado grande facilidade e muitos benefícios para os clientes, a tecnologia também proporcionou que pessoas mal-intencionadas pudessem conseguir mais formas de aplicar golpes em quem está com a situação financeira prejudicada.

Em geral, esses golpes se passam por meio de sites muito bem montados, que imitam instituições financeiras de boa reputação e oferecem condições muito facilitadas a quem procura dinheiro emprestado. Desta forma, pessoas que buscam uma maneira de reorganizar as suas vidas financeiras são bastante atraídas por essas falsas ofertas.

Um dos golpes mais comuns é a exigência de pagamentos antecipados por parte dos clientes para que o dinheiro do empréstimo seja liberado. Essa é uma prática ilegal, e que caracteriza o golpe financeiro, de modo que nenhum dinheiro é liberado e o cliente passa a ficar em situação ainda mais negativa por conta do dinheiro perdido.

Caso alguma empresa lhe faça uma proposta de empréstimo com a necessidade de pagamento antecipado, não apenas não faça esse tipo de pagamento, mas também denuncie às autoridades para que outras pessoas não sejam vítimas deste tipo de golpe.

– Conhecimento prévio a respeito das condições de seu empréstimo

Uma outra mudança gigantesca gerada pela era digital para os empréstimos é a possibilidade de que os clientes saibam, de maneira bastante antecipada, quais serão as condições de pagamento de seu empréstimo. Ou seja, mais do que saber qual será a taxa de juros aplicada, o cliente pode conhecer o valor das parcelas de quitação, custo efetivo total do serviço, entre muitos outros detalhes.

Isso é possibilitado por meio de simuladores de empréstimos, uma ferramenta disponibilizada por grande parte das empresas credoras e instituições financeiras em seus sites ou aplicativos. Assim, o planejamento financeiro e a análise sobre o uso do empréstimo em diferentes situações passam a ser algo muito mais facilitado, e que pode ser feito pelo próprio cliente, sem que haja a necessidade de ir até um ponto de atendimento presencial para o conhecimento destes detalhes do serviço.

– Maior número de usuários

Para complementar as mudanças geradas pela era digital para os empréstimos, pode ser apontado, também, o aumento significativo do número de pessoas que opta pela realização de um empréstimo para diferentes finalidades. Ou seja, com a facilidade gerada pela internet, cada vez mais pessoas utilizam esse recurso para conseguir dinheiro de forma rápida e com pouca burocracia.

Desta maneira, é possível afirmar que a era digital trouxe benefícios para todos os envolvidos em um empréstimo. Enquanto os clientes conseguem um acesso facilitado ao serviço, bem como a liberação mais rápida do dinheiro, os bancos e instituições financeiras alcançam um maior número de clientes, de maneira que tenham lucros ainda maiores.

Outro fator que pode contribuir diretamente para o aumento do número de usuários dos empréstimos é a maior fonte de informações proporcionada pela internet. Isso faz com que as pessoas saibam melhor como utilizar o dinheiro emprestado, quais instituições oferecem melhores condições de pagamento, entre muitas outras que fazem com que os clientes se sintam mais seguros na utilização desse serviço.

Agora que você sabe um pouco mais sobre como a era digital impactou os empréstimos e modificou a forma como esse serviço é utilizado pelos clientes e disponibilizado pelas empresas credoras, utilize estas informações para avaliar se o empréstimo pode ser útil de acordo com a sua realidade financeira.

Caso opte por contar com esse serviço, procure sempre empresas de credibilidade e que ofereça as melhores condições de pagamento para que o empréstimo seja o mais positivo possível para você.

Para saber ainda mais sobre os serviços de empréstimos e como a era digital modificou a forma que as pessoas lidam com o dinheiro, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, desde serviços financeiros simples até cálculos de juros e educação financeira em geral!