O ano novo está se aproximando e com ele se renovam as esperanças e desejos de mudança. Mesmo que para aqueles mais descrentes sobre as simpatias e rituais que permeiam a virada, é inevitável manter o pensamento focado nos projetos, mesmo os que estão ainda nas gavetas.
A lista pode incluir sucesso nos negócios, um novo amor, um emprego, união familiar, dinheiro sobrando, fazer uma viagem, comprar um carro e muito mais, o difícil é conseguir cumprir essas metas e chegar ao próximo ano se sentindo realizado.
A maior parte desses projetos requer uma mudança significativa nas rotinas e na forma de pensar. Não adianta ansiar por uma meta sem fazer um planejamento para entender como será possível chegar até o seu resultado, onde muitas vezes o início das ações parte de uma reorganização financeira e comportamental.
É hora de colocar os projetos em prática!
A virada do ano é um ótimo momento para rever diversos aspectos da vida, como se os excessos e erros pudessem ficar no passado. O ano novo é uma oportunidade de reaprender, se renovar e reorganizar todos os setores da vida para um futuro com mais esperanças de dias melhores.
Mas na prática, as resoluções do ano novo costumam se dividir em promessas e desculpas. No início há uma lista de desejos e vontade de mudar que parecem convincentes. Mas logo vem as desculpas pela não realização, muito provavelmente por projetar desejos sem planejar como eles serão atingidos.
Há metas que dependem do dinheiro para serem concretizadas, enquanto outras variam entre a sorte e a real vontade de fazer com que aconteçam. Especialistas comportamentais e financeiros afirmam que quando maiores forem as metas mais fáceis elas estarão guardadas no fundo da gaveta e gerando frustrações. Para quem vai começar algo até então difícil, como emagrecer, é preciso ir aos poucos no projeto para que as vitórias sejam de fato valorizadas.
Na prática, só há mudanças quando elas partem de uma análise racional sobre os hábitos cotidianos e se cria uma nova conscientização dos vícios e repetições de erros. Quando os objetivos envolvem dinheiro, as soluções começam exatamente a partir de uma análise na forma como se lida com as finanças e não necessariamente com o valor dos recebimentos.
Afinal, é possível chegar aos objetivos financeiros mesmo com um salário pequeno. Demora mais, mas com organização e foco o salário pode pagar as contas e ainda ter uma cota para investimentos de curto, médio e longo prazo. Para sair das promessas e desculpas de ano novo, listamos X dicas para criar as resoluções financeiras ideais para esse atual momento do país.
1 – Começar um planejamento real
É preciso sair dos sonhos para colocar em ação os projetos para o ano novo. Começar com um planejamento ajuda a estabelecer metas e a traçar os caminhos possíveis para se chegar a elas. Ele deve ser a base para todos os projetos financeiros desejados, que se inicia com a preparação de uma planilha orçamentária onde é descrito todos os detalhes sobre entradas e saídas mensais, incluindo todas as pequenas compras como chocolates, manicures e cafés.
Só dessa forma é possível identificar erros de administração financeira, enxugar os excessos e a encontrar um caminho para economizar uma porcentagem do salário recebido. O valor identificado para poupar deve ser feito antes mesmo de pagar outras contas, até atingir uma rotina saudável de economia e investimento.
2 – Confirme o preço de tudo que deseja
Não adianta estabelecer metas sem saber o valor a ser alcançado. Se é uma viagem internacional, pesquise os preços de pacotes, passagens aéreas, hospedagens e tudo o que for necessário. O mesmo acontece com um carro, um laptop novo e até um imóvel.
3 – Cuidado com os cortes
O corte de gastos não deve ser traumatizante, mas é natural que se faça sacrifícios em prol de um objetivo. Diminuir gastos com diversão e compras pode ser desapontante, mas não podem ser cortados por completo, já que a vida precisa ter qualidade e descanso saudável e prazeroso. Na verdade, é a busca do equilíbrio nas finanças o melhor caminho para concluir seus projetos, sem perder a leveza e o relaxamento.
4 – Negocie contratos
Contratos de aluguel, por exemplo, costumam ser renovados anualmente. De acordo com o mercado imobiliário, muitos valores estão tendo uma queda, sendo comum a procura em negociar o valor. O mesmo ocorre se houver problemas crônicos no local.
Outras contas como pacote de dados e TV, conta de celular e plano de saúde devem ser revistos. Muitas vezes o pacote é o mais caro, sem que ele seja plenamente utilizado, sendo viável diminuir para um menor e que causará um excelente impacto nas finanças.
5 – Reaver as dívidas
O número de brasileiros endividados não para de crescer. A recente crise financeira, o desemprego e a desvalorização do dinheiro têm contribuído para surgirem mais inadimplentes. Se esse é seu caso e há dívidas cujos juros crescem diariamente, é hora de cortar seu desenvolvimento e buscar uma negociação. Em geral, as empresas estão muito interessadas em fazer acordos, que muitas vezes são bastante vantajosos tanto para quitação à vista quanto parcelado. Sair do vermelho é condição fundamental para pensar num futuro tranquilo e sem o peso da dívida e o nome sujo.
6 – Que tal mudar de emprego?
Atualmente essa é uma das determinações mais difíceis já que o mercado de trabalho está estagnado. Mas permanecer num emprego que não causa motivação, sem perspectivas de crescimento, abusos morais do chefe e ambiente ruim interpessoal pode ser uma bomba prestes a explodir os projetos. Não há como manter o equilíbrio num clima ruim, capaz de minar a criatividade e as energias.
Procure novas oportunidades que tenham mais a ver com suas expectativas e experiências, faça cursos para se aprimorar e mantenha o network em sua área. Os bons contatos são muito eficazes para encontrar uma ótima chance.
7 – Não deixe o planejamento de lado
Para que tudo dê certo é preciso sempre checar em que ponto está o planejamento. Quais os avanços já realizados, quais as dificuldades enfrentadas, aprendizados e tudo o mais que envolve o processo. Explicitar essas questões ajudam a entender o seu próprio desenvolvimento pessoal diante das mudanças que o caminho vai trazendo.
Colocar em prática os projetos de ano novo é algo essencial para realizar as desejadas mudanças da vida. Mas para que eles aconteçam é preciso tomar resoluções financeiras ideais para o seu momento atual, muitas vezes tão simples que não são facilmente perceptíveis. Acesse o site da AnjoCred e conheça outras dicas infalíveis para transformar sua vida financeira e atingir seus objetivos.