Aprenda de uma vez por todas a controlar suas finanças pessoais

Um desejo comum a um número muito grande de pessoas é aprender a controlar, de uma vez por todas, as suas finanças pessoais, de forma que possam obter controle total sobre o seu dinheiro. No entanto, embora tenham esta consciência de que é importante ter um controle sobre seu orçamento, ainda são poucas pessoas que sabem, de fato, como realizar este controle.

aprenda-de-uma-vez-por-todas-a-controlar-suas-financas-pessoais

Isto faz com que, mesmo aquelas pessoas que conheçam a importância do controle de suas finanças pessoais, tenham problemas com a falta de dinheiro ao final do mês, utilização de cartões de crédito, falta de reserva de emergência e, consequentemente, problemas com dívidas.

Porém, nunca é tarde demais para se começar a realizar um controle de suas finanças pessoais, pois este tipo de ação pode ajudar de forma muito positiva a qualquer pessoa obter uma melhor saúde financeira, para que você possa saber como utilizar melhor o seu dinheiro e se livrar de qualquer tipo de problema financeiro.

Principais dicas para aprender a controlar de uma vez por todas as suas finanças pessoais

Para tornar mais fácil a implementação de um controle financeiro em seus gastos pessoais, existem algumas dicas que podem contribuir para que isto se torne um hábito, de forma que você possa cuidar melhor do seu dinheiro e fazê-lo render muito mais, para obter uma melhor saúde financeira.

Confira a seguir, quais são as principais dicas para conseguir realizar um melhor controle de suas finanças pessoais:

1 – Conheça o seu orçamento

Muitas pessoas desejam obter um controle de suas finanças pessoais, mas nem sequer conhecem seu próprio orçamento. Desta forma, é praticamente impossível que se consiga chegar a um melhor controle de gastos e cuidado com o dinheiro, pois mais cedo ou mais tarde, seus gastos irão superar sua renda.

Assim, a melhor maneira de iniciar um controle de finanças pessoais é conhecer completamente o seu orçamento, o que significa saber exatamente quais os valores fixos que você recebe por mês. Além disso, os recursos de renda extra devem ser controlados para que se saiba quanto dinheiro você tem disponível realmente.

2 – Conheça o valor real de seus gastos fixos

Todas as pessoas e famílias possuem alguns gastos que são considerados gastos fixos, ou até mesmo chamados de custo de vida. Estes gastos são referentes às necessidades básicas que todas as pessoas possuem, como água, luz, internet e alimentação.

Ou seja, são aqueles gastos que você terá todos os meses para se manter, e não sairão de seu orçamento após alguns meses.

Assim, é preciso que se conheça o valor de seus gastos fixos para que se consiga controlar melhor o seu orçamento, pois é um valor primordial que deve ter sempre preferência dentro de seus gastos, e nunca deve ser colocado abaixo de qualquer outra dívida ou pagamento.

3 – Elimine as dívidas em seu nome

Conhecer o valor real de seu orçamento e qual o seu custo de vida são passos essenciais para que se consiga controlar as suas finanças pessoais, mas apenas isto não é o suficiente. Outro problema bastante comum e que dificulta muito o controle financeiro são as dívidas, que comprometem de forma muito grave o orçamento de muitas pessoas.

Assim, para que se consiga realmente aplicar um controle de suas finanças pessoais, é muito importante que você elimine todas as dívidas em seu nome, para que o seu dinheiro possa ser controlado com seus gastos atuais, e não comprometido com compras feitas no passado.

Para isso, podem ser feitos acordos de negociação ou mesmo o parcelamento destas dívidas, mas é fundamental que sejam pagas o mais rápido possível para que deixem de comprometer seu orçamento atual.

4 – Estabeleça seus gastos mensais por grupos

Outro passo importante e que pode ajudar muito na realização de um controle de finanças pessoais é a separação de seus gastos por grupos.

Como citado anteriormente, o grupo de destaque deve ser o de gastos fixos, que incluem os serviços básicos que devem ser pagos mensalmente, no entanto, devem existir outros grupos de gastos para que você consiga controlar melhor seu orçamento.

Por exemplo, os gastos com lazer podem envolver todos os tipos de compras, idas ao cinema ou teatro ou qualquer ação voltada a esta finalidade, enquanto outro grupo de gastos pode ser referente a compras no supermercado, outro para transporte, até que se tenham definidos grupos para todos os seus gastos.

Além disso, estes grupos devem possuir um valor determinado previamente, para que você saiba quanto pode gastar com cada finalidade. Isso irá evitar que se gaste mais do que seu orçamento permite, além de contribuir para um melhor controle de suas finanças pessoais.

5 – Faça uma reserva de emergência

Outra dica muito importante para que se possa ter um bom controle de finanças pessoais é a realização de uma reserva de emergência.

Ou seja, poupar dinheiro para utilizar em situações inesperadas e emergenciais, as quais requerem pagamentos imediatos, como problemas de saúde, acidentes de trânsito, quebra de equipamentos eletrodomésticos como geladeira e fogão, entre outros problemas que podem surgir.

Com esta reserva de emergência, você estará preparado para passar por estas situações sem que precise retirar dinheiro de seu orçamento para cobrir estes gastos, que já estarão cobertos por esta reserva. Assim, nem mesmo o uso do cartão de crédito será necessário, o que evita também o pagamento de juros e multas, que podem dar início a dívidas e gastos muito grandes.

6 – Estabeleça metas a serem atingidas

Além de todas estas dicas ditas anteriormente, é importante também que se tenha o estabelecimento de metas financeiras a serem atingidas, como por exemplo, a compra de novos bens, a realização de viagens, ou qualquer outro tipo de objetivo a ser cumprido.

Com estas metas estabelecidas, você terá um maior empenho para manter o controle de suas finanças pessoais, e as chances de desanimar desta tarefa de controle financeiro serão muito menores.

Assim, além de manter um maior comprometimento com relação ao seu controle de finanças pessoais, ainda conseguirá realizar seus sonhos de conquistar melhores bens e realizar atividades de seu desejo.

Ao seguir estas dicas, você conseguirá evitar qualquer tipo de problema financeiro, e terá um controle total sobre seu próprio dinheiro, de forma que conseguirá fazer com que renda muito mais e mantenha sua saúde financeira positiva.

Para saber ainda mais sobre controle de finanças pessoais e muitos outros assuntos, acesse a página da AnjoCred e leia outros artigos sobre controle financeiro, financiamentos, empréstimos, planilhas de controle de gastos, consórcios, seguros e muito mais. Assim, você poderá saber como cuidar cada vez melhor do seu dinheiro e identificar as melhores oportunidades de investimento.