Balanço geral do ano de 2020 para os investidores

O ano de 2020 foi completamente atípico para todas as pessoas por conta da pandemia de Covid-19, que causou milhões de mortes em todo o mundo e fez a rotina de todas as pessoas fosse modificada drasticamente. Com isso, o setor financeiro também foi completamente impactado, o que tornou qualquer tipo de ação ou serviço muito diferente de um ano em situações normais.

vetor com pessoas investindo

Ou seja, os investimentos também sofreram uma mudança muito grande, uma vez que não puderam ser realizados com a mesma normalidade de antes. Isso tornou a missão de identificar as melhores formas de investir o seu dinheiro algo ainda mais complicado, além de ter mexido com as variações de diversos segmentos.

Dessa forma, qualquer pessoa que tenha interesse em começar a investir agora, ou quem realizou algum tipo de investimento neste ano deve observar um balanço geral a respeito do cenário completo dos investimentos neste ano. Isso permitirá que se compreenda melhor os efeitos da pandemia este tipo de segmento, bem como uma preparação mais completa para o próximo ano, de forma que se possa obter maiores chances de retorno positivo em seus investimentos.

As mudanças e variações dos investimentos ao longo de 2020

O início de 2020 apresentava um cenário de investimentos bastante positivo, com muitas opções com bons retornos, ações valorizadas e alternativas entre renda fixa e renda variável muito atrativas para todos os investidores. Entretanto, logo que a pandemia chegou ao Brasil, o cenário sofreu uma grande transformação, exatamente por conta das incertezas do mercado financeiro, uma vez que a quarentena e a suspensão de atividades se mostraram inevitáveis.

Ou seja, toda a expectativa de um ano positivo foi descartada por uma grande interrogação, o que fez os investidores segurarem o seu dinheiro por conta do receio de prejuízos muito grandes no caso de variações negativas. Como reflexo disso, todo o mercado financeiro sofreu um forte impacto, com cada vez menos movimentações e investimentos bem mais comedidos, mesmo de investidores mais arrojados.

Vale ressaltar que os impactos da pandemia nos investimentos não afetaram apenas a renda variável, por conta das oscilações de bolsas financeiras ao redor do mundo, mas também as rendas fixas, especialmente os investimentos que se baseiam na taxa Selic.

Isso aconteceu por conta da queda da taxa Selic, que atingiu os menores índices de sua história. Desta maneira, mesmo os investidores mais conservadores tiveram seus lucros afetados, uma vez que investimentos no tesouro direto, por exemplo, passaram a render menos.

Ou seja, de uma certa forma, a chegada da pandemia fez com que todos os investimentos fossem afetados em um primeiro momento. No entanto, isso não significa que o mercado financeiro se manteve estagnado por muito tempo, pois, neste período de adversidade, muitos investidores começaram a procurar por oportunidades que lhes permitissem sair fortalecidos financeiramente deste momento.

Assim, um número bastante considerável de investidores realizou movimentações arrojadas e que lhes renderam bons resultados, especialmente com investimentos em ações. Empresas do ramo de medicina, saúde e tecnologia em geral tiveram um aumento significativo em suas ações, especialmente por conta da expectativa de desenvolvimento de uma vacina que combatesse o vírus da Covid-19.

Com o passar do tempo e a relativa normalização do funcionamento de empresas e da movimentação econômica no Brasil, os investidores puderam começar a voltar a fazer investimentos de uma forma mais próxima do normal. Entretanto, ainda existe um aspecto diferente, o que deverá permanecer em todo o segmento financeiro até que a pandemia esteja completamente superada.

Desta maneira, o cenário dos investimentos em 2020 foi de muitos altos e baixos, desde uma expectativa elevada, uma quase estagnação e um processo de retomada à normalidade. Isso fez com que os investidores passassem a ter um cuidado ainda maior, e diminuiu muito as chances de investimentos mais arriscados em ações de empresas desconhecidas, por exemplo.

O balanço final dos investimentos em 2020 e a expectativa para o próximo ano

Com todas as oscilações dos investimentos neste ano, o balaço final dos investimentos pode ser visto de forma positiva, pois entre todas as dificuldades, a maioria dos investidores conseguiu buscar um conhecimento mais aprofundado e adquiriu uma cautela maior para que o seu dinheiro seja investido de forma certeira.

No entanto, o fato de muitas empresas e investidores terem se retirado das bolsas brasileiras faz com que a expectativa seja um pouco mais cautelosa para o próximo ano, uma vez que o mercado nacional ainda passa por um processo de retomada. Com isso, o cuidado dos investidores deve se manter ainda mais ativo nos próximos meses, para que não façam qualquer tipo de investimento descuidado e que possa lhes render algum prejuízo.

Além disso, o cenário político deve interferir diretamente na economia nacional, de forma que quanto mais tempo a vacina demorar a ser disponibilizada aos brasileiros, maior será o período de um mercado financeiro mais obscuro, de forma que não se retome o ritmo normal de investimentos até que esta questão seja completamente solucionada.

Por conta disso, o balanço geral dos investimentos em 2020 pode ser definido como levemente positivo, embora seja indispensável que se observe todas as ressalvas que este cenário de pandemia mundial possa exigir. Em contrapartida, a expectativa para o próximo ano é de que os investimentos possam ser feitos com maior positividade, especialmente por conta da chegada da vacina a muitos países e a normalização consequente do cenário econômico nos locais em que o tratamento se provar eficaz.

Desse modo, revise os seus investimentos realizados ao longo deste ano e identifique tudo o que você aprendeu, pois esta experiência será essencial para que você seja um melhor investidor no futuro. Além disso, comece a se preparar desde já para os investimentos que deseja realizar no próximo ano.

Observe as últimas variações do mercado de ações neste ano e acompanhe as expectativas da renda fixa, de modo que você possa determinar qual será a opção mais vantajosa no futuro recente. Outro ponto que deve ser destacado, é que mesmo se você possui um perfil arrojado de investimentos, o momento ainda é de mais cautela do que ações arriscadas em seus investimentos.

Para saber ainda mais sobre as oscilações dos investimentos e como se preparar ainda melhor para lidar com o seu dinheiro, acesse a página da AnjoCred e leia os nossos artigos sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, desde o uso de serviços como empréstimos, financiamentos e seguros, até cálculos de juros compostos e educação financeira em geral.

Isso lhe permitirá saber como cuidar ainda melhor do seu dinheiro, identificar as melhores oportunidades de investimento e evitar quaisquer tipos de dificuldades financeiras no futuro.