7 características que todo investidor possui

A popularização dos investimentos e a maior facilidade de realizar este tipo de ação financeira faz cada vez mais pessoas terem o desejo e o interesse de se tornarem investidores para fazer o seu dinheiro render mais. Entretanto, por ser algo novo para muitas pessoas, os investimentos ainda levantam muitas dúvidas e questionamentos.

Entre estas dúvidas, uma das mais comuns está relacionada a quais são as principais características que um investidor possui, ou seja, as diferenças que fazem estas pessoas obterem maior sucesso em sua vida financeira.

Para eliminar esta dúvida e fazer com que você saiba quais são as principais características que todo investidor possui, confira a seguir quais são estas características e como podem ajudar aos investidores em seu caminho ao sucesso:

– Conhecimento financeiro

O primeiro passo para poder lidar com dinheiro de forma inteligente é com o conhecimento a respeito desta área. Ou seja, saber quais são as ações que podem lhe garantir maior chance de lucro, o que deve ser evitado, bem como a maneira correta de utilizar o seu próprio dinheiro.

Assim, é essencial que todo investidor possua um bom conhecimento financeiro, para que saibam como investir corretamente e de maneira segura, com a minimização de riscos e prejuízos.

Desta forma, se você deseja ser um investidor, e não apenas um aventureiro financeiro, procure obter o máximo de conhecimento financeiro possível, para que possa saber como cuidar de seu dinheiro e fazer seus investimentos da maneira correta.

– Paciência

Um erro bastante comum é relacionar o ato de investir a pessoas impulsivas, que tomam decisões baseadas em desejos e vontades repentinas. Diferentemente disso, os investidores são pessoas bastante pacientes e que sabem que o sucesso financeiro é algo que pode demorar a acontecer, e que chega com a experiência e o tempo.

Isso significa que, para você ser um bom investidor, é preciso trabalhar com a sua calma e obter a paciência necessária, pois a maioria de seus negócios e investimentos vai levar tempo até chegarem aos seus melhores resultados. Se você é uma pessoa muito impulsiva, trabalhe esta característica antes de começar a investir, pois isso irá refletir diretamente em seus investimentos.

– Poder de decisão

Investir é o ato de decidir em quais negócios ou ações o seu dinheiro poderá se valorizar e render mais, de forma que você possa chegar a uma maior tranquilidade financeira baseada em seus ganhos. Assim, saber como tomar estas decisões é algo essencial para que você possa se tornar um bom investidor.

No entanto, perceba que a tomada de decisões nada tem a ver com decisões impulsivas, mas sim com a qualidade de determinar se um investimento específico é bom ou ruim.

Além disso, o poder de decisão que os investidores possuem evita que sejam influenciados por outras pessoas apenas com base em opiniões pessoais ou palpites. Desta forma, o investidor decide o que fará com o seu dinheiro com base em suas próprias experiências e conhecimentos.

– Aversão ao risco de prejuízos

Esta característica pode gerar alguns questionamentos, pois o ato de investir, especialmente em renda variável, possui um risco inerente, no qual os retornos podem ser baixos, ou mesmo gerar algum prejuízo aos investidores se algum fator ocorrer de forma inesperada.

Entretanto, todo investidor que tenha alguma experiência vai adquirir esta aversão ao risco de prejuízo, pois sabe que o seu dinheiro é muito importante e não pode ser desperdiçado. Assim, ao fazer os seus investimentos, haverá uma avaliação muito mais detalhada que vai lhe permitir investir em ações e produtos financeiros que apresentem menores riscos de prejuízo, bem como maiores chances de retornos positivos.

– Estabelecimento de metas

Uma outra característica que todo investidor possui é o estabelecimento de metas a serem atingidas em curto, médio e longo prazo, tanto em seus investimentos quanto em sua vida financeira particular. Embora isso possa parecer simples, é algo que pode determinar se os seus investimentos serão mais arrojados, ou mais moderados ao longo do tempo.

Por exemplo, se um investidor deseja conseguir retornos mais rápidos, seus investimentos certamente serão mais voltados a rendas variáveis, com a compra e venda de ações, por exemplo. Diferentemente, se as suas metas em curto prazo são mais comedidas e o longo prazo indica ganhos maiores, grande parte de seus investimentos poderão ser feitos em produtos de renda fixa.

Desse modo, estabelecer metas é uma característica de todos os investidores e um hábito que deve ser mantido por todos aqueles que desejam começar a fazer investimentos.

– Controle emocional

Compras impulsivas, gastos descontrolados, entre outros problemas financeiros comuns são características comuns a pessoas que possuem um forte descontrole emocional. Na direção oposta a isso, os investidores são pessoas que possuem um grande controle emocional, ou seja, sabem que o dinheiro não deve ser utilizado de forma impulsiva.

Embora isso seja bastante semelhante à paciência, citada anteriormente, é uma característica à parte, pois evita que decisões sejam tomadas em momentos de raiva, felicidade ou tristeza com os seus resultados.

Por exemplo, se um investimento em compra de ações resulta em um excelente retorno financeiro, a emoção pode fazer com que o investidor pense em colocar mais dinheiro nestas mesmas ações. No entanto, com o controle emocional, ele poderá raciocinar com mais calma e avaliar que há uma chance de que estas ações caiam em um futuro próximo, o que lhe geraria prejuízo.

Com isso, qualquer investidor que deseje ter sucesso com os seus investimentos precisa possuir um bom controle emocional, exatamente para evitar que decisões sejam tomadas com base em emoções momentâneas.

– Aprendem com os seus erros

Para complementar as características comuns de todos os investidores, com certeza uma que os difere de outras pessoas, que é a capacidade de aprender com os seus erros. O mercado financeiro, assim como qualquer tipo de ação profissional está sujeita a erros, e todo investidor, cedo ou tarde vai cometer algum equívoco em suas avaliações.

A diferença destas pessoas, no entanto, está em sua capacidade de absorver estes erros e traçar estratégias que lhe permitam ganhar dinheiro para superar o prejuízo anterior. Ou seja, a partir de seus erros, estes investidores adquirem maior experiência e se tornam profissionais ainda melhores.

Para saber ainda mais sobre os investidores e como você pode se tornar um investidor de sucesso, visite a página da AnjoCred e acompanhe todas as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro.

Isso lhe permitirá saber não apenas como investir melhor, mas também a cuidar de seu orçamento e evitar que você tenha qualquer tipo de problema financeiro, especialmente aqueles relacionados a dívidas e inadimplência, por exemplo!