Certificado Digital: Como conseguir um?

Os cidadãos e as empresas brasileiras possuem uma série de documentos, cada um com uma finalidade diferente, seja para determinar a sua identidade, comprovar dados pessoais ou financeiros, entre muitas outras finalidades. Ao mesmo tempo, o uso da internet é cada vez mais frequente, inclusive para a realização de transações financeiras, compras e vendas, entre muitas outras ações.

Para unir estes dois pontos distintos, existe um tipo de documento bastante específico, que é o certificado digital, o qual possui a função de comprovar a identidade de uma determinada pessoa, ou os dados de uma empresa, por exemplo, na internet.

Em geral, existem dois tipos principais de certificados digitais que são os mais solicitados pelas pessoas que já utilizam este tipo de documento. Trata-se do e-CPF e do e-CNPJ, os quais possuem o mesmo valor de seus respectivos documentos físicos, mas permitem a comprovação de identidades no ambiente virtual, especialmente aquelas que requerem este tipo de cuidado, como transações financeiras.

No entanto, este tipo de documento ainda é bastante pouco conhecido, o que faz com que seja utilizado em poucas oportunidades pelo baixo número de usuários. Com isso, as pessoas e empresas que precisam comprovar seus dados na internet possuem uma dificuldade maior, simplesmente por não contarem com o certificado digital.

Além disso, por conta de ser um documento ainda pouco conhecido, é muito grande o número de pessoas que não sabe como conseguir este documento. Assim, as dúvidas e questionamentos a respeito dos procedimentos necessários podem ser muito grandes, e até mesmo fazer com que algumas pessoas desistam de obter o certificado digital.

Entretanto, estas dúvidas podem ser facilmente solucionadas e o acesso a este documento mais difundido, pois o certificado digital, embora tenha um custo, e requeira algum trabalho, não é tão complicado de ser obtido, desde que se conheça os passos necessários para conseguir o seu.

Saiba o que fazer para conseguir o seu certificado digital

Para tornar mais fácil a tarefa de conseguir o seu certificado digital, existem alguns passos simples que devem ser seguidos. A seguir, confira quais são estes passos e saiba exatamente o que fazer para ter acesso ao seu certificado digital:

1º passo: A escolha de uma Autoridade Certificadora (AC)

O primeiro passo para que você possa conseguir emitir um certificado digital seu ou de sua empresa é procurar por uma Autoridade Certificadora, ou seja, uma empresa que atua como uma espécie de cartório no ambiente digital. Todas estas Autoridades Certificadoras, ou simplesmente AC, são devidamente regulamentadas pelo ICP-Brasil, além de devidamente credenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Assim, caso você não saiba como encontrar uma Autoridade Certificadora, basta acessar a página do Instituto Nacional de Tecnologia (ITI) e verificar quais são as principais opções disponíveis. Desta forma, você poderá ter a garantia de encontrar uma AC confiável e que lhe concederá o seu certificado digital sem nenhum tipo de dificuldade ou problema.

2º passo: Solicitação de seu certificado digital

Depois de ter encontrado uma Autoridade Certificadora de confiança e devidamente regulamentada para obter o seu certificado digital, você poderá, enfim, fazer a solicitação de seu documento digital. Isso pode ser feito diretamente pela página da AC escolhida, com a escolha pelo tipo de documento desejado, como o e-CPF ou o e-CNPJ, de acordo com a sua necessidade.

Esta solicitação poderá gerar alguns custos, de acordo com o documento solicitado e a AC escolhida. Desta forma, é preciso que sejam observados os meios de pagamento aceitos pela AC em que você irá solicitar o seu certificado digital.

Além disso, pode ser necessário o envio de alguns documentos, os quais poderão ser enviados por meio digital, para agilizar ainda mais a emissão de seu certificado digital e permitir o uso deste documento na internet. Em alguns casos, outras exigências podem ser feitas pela AC, mas sem que isso gere muita dificuldade ou mais custos para o cidadão ou empresário que solicita o certificado digital.

3º passo: Comparecimento em uma Autoridade de Registro

Depois de ter realizado o pagamento para a Autoridade Certificadora e entregue todos os documentos solicitados, será preciso que se faça um pequeno deslocamento para dar sequência ao pedido de emissão de seu certificado digital.

Isso se deve ao fato de que o solicitante deve comparecer em uma Autoridade de Registro (AR) com os documentos necessários para comprovar a sua identidade. Assim, esta Autoridade de Registro poderá encaminhar à Autoridade Certificadora de que o seu certificado digital pode ser emitido sem nenhum problema.

Para saber quais são os pontos de atendimento registrados como uma Autoridade de Registro basta que se acesse a página da Autoridade Certificadora escolhida para a realização de seu certificado digital. Em geral, estas AR possibilitam o comparecimento em muitos pontos de atendimento espalhados por todas as cidades brasileiras, para tornar o serviço ainda mais facilitado.

4º passo: Tenha acesso ao seu certificado digital

Depois de cumpridas todas as etapas anteriores, o solicitante poderá, enfim, ter acesso ao seu certificado digital emitido pela Autoridade Certificadora escolhida. Na maioria dos casos, este certificado é enviado por e-mail para o solicitante, ou pode ser acessado diretamente na página da AC em que o serviço foi realizado.

Embora o nome sugira um documento semelhante a certificados impressos, trata-se de um smartcard, ou seja, um cartão virtual que pode ser compartilhado ou enviado caso você deseje comprovar a sua identidade na internet. Além disso, é possível que o seu certificado digital seja apenas um token, composto por números e letras que comprovam a legitimidade de um documento.

Independente de qual seja a forma de uso escolhida, que pode estar atrelada ao pagamento realizado para a AC, o valor deste documento na internet é o mesmo, e serve para garantir uma segurança ainda maior nas páginas da internet.

Agora que você sabe como conseguir o seu certificado digital, utilize estas informações para garantir este documento e ter uma segurança ainda maior em todas as suas transações financeiras, compras e vendas realizadas pela internet. Com os passos citados anteriormente, isso não levará muito tempo e permitirá que se esteja em posse de seu certificado digital em pouquíssimo tempo.

Para saber ainda mais sobre o certificado digital e muitos outros documentos pessoais disponíveis atualmente, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes e muitos outros temas, especialmente relacionados com o universo financeiro.

Desta maneira, você poderá saber como cuidar melhor do seu dinheiro, realizar transações financeiras com muito mais segurança e como utilizar serviços financeiros, como empréstimos, seguros e financiamentos, sem que isso represente qualquer risco de acúmulo de dívidas ou de inadimplência, por exemplo.