A inflação sempre foi algo que assustou a muitas pessoas em todo o Brasil, e com os efeitos da pandemia e a crise econômica, em 2021 este foi um fantasma que assombrou aos brasileiros. O resultado foi um grande aumento em preços de produtos como gasolina e gás de cozinha, por exemplo.
Tudo isso faz com que a inflação seja vista como algo sempre muito negativo, e que traz apenas consequências ruins para a economia e para todas as pessoas, de maneira geral. Isso pode fazer com que haja um questionamento natural sobre quaisquer aspectos positivos, ou coisas que possam melhorar com um aumento da inflação.
As coisas que podem melhorar com a inflação
A resposta para este questionamento não é tão simples quanto pode parecer, pois diversos aspectos devem ser analisados para identificar se algo é, de fato, positivo em virtude da inflação. Entretanto, existem alguns pontos que podem, sim, vir a ser positivos com a inflação.
A seguir, confira quais são estes pontos e saiba se a inflação pode, em algum momento, ser algo benéfico para você, de acordo com a sua realidade financeira:
– Investimentos mais rentáveis
Uma das coisas que podem vir a ser mais positivas em função da inflação é a rentabilidade de alguns investimentos. No entanto, isso é aplicável apenas a investimentos que tenham um retorno com uma porcentagem superior à inflação, de forma que esta taxa de juros impulsione o seu investimento e faça com que se tenha um lucro maior.
Em outros casos, nos quais não exista esta ligação do investimento com a inflação, a realidade pode ser diferente, pois o valor real do seu retorno pode ser menor do que sem a inflação. Assim, antes de fazer um investimento, é importante analisar a situação econômica do país, de forma que se garanta que o seu investimento será positivo mesmo com uma inflação mais alta.
Desta forma, a inflação não significa que você deve deixar de investir, mas apenas escolher melhor os seus investimentos. Este cuidado pode fazer com que, mesmo com a inflação, você ainda possa ter um bom lucro com este investimento e garantir uma situação financeira mais confortável, mesmo em tempos de crise.
– Aumento do salário mínimo
Este é um benefício bastante teórico da inflação, pois nem sempre acontece, de fato, como deveria. Entretanto, na prática, um aumento da inflação deveria fazer com que o salário mínimo estabelecido no país devesse aumentar de acordo com a taxa de inflação ao longo de um ano.
Desta maneira, mesmo que haja um aumento da inflação, o salário mínimo mais alto garantiria que os trabalhadores não tivessem dificuldade em manter os seus hábitos de compra e de consumo sem grandes alterações. O risco, entretanto, é que o aumento deste benefício seja menor do que a inflação, o que, neste caso sim, causaria alguma dificuldade financeira aos trabalhadores.
Vale ressaltar que a inflação não é o único índice analisado pelo governo para a definição do aumento do salário mínimo, pois existem muitos outros fatores que devem ser levados em conta para isso. Entretanto, a tendência natural é que exista este aumento do salário básico em decorrência do aumento da inflação.
Saiba por que a inflação não é completamente ruim
Apenas por existirem coisas que podem vir a melhorar com o aumento da inflação, já se poderia afirmar que esta não é completamente ruim, pois pode provocar alguns pontos positivos. Entretanto, é possível analisar esta afirmação de que a inflação não é completamente ruim de uma forma muito mais abrangente.
Isso porque a inflação indica um cenário econômico muito mais ativo e positivo, com a elevação controlada dos preços, melhores salários e movimentação do dinheiro no país. Diferentemente, preços congelados fazem com que se tenha uma desconfiança ainda maior na economia nacional, pois indica algum tipo de problema mais profundo.
Além disso, há ainda a deflação, que é a queda constante dos preços, e que pode ser vista pelos especialistas como algo ainda pior do que a inflação. Neste caso, a deflação significa que há uma baixa no consumo de produtos, que pode ser decorrente da falta de dinheiro da população para comprar, o que indica mais desemprego, diminuição de renda e, consequentemente, maior desperdício de produtos.
Neste cenário, é possível que algumas pessoas se perguntem até mesmo sobre qual o grande problema da inflação, neste caso, já que outros cenários são ainda piores. Na verdade, o grande problema não está na inflação em si, mas em seu descontrole, que faz com que o aumento dos preços seja muito maior do que a população pode suportar.
O ideal, segundo alguns especialistas e portais especializados em finanças, é que a inflação fique em taxas que variam de 1% a 3% ao ano, no máximo. Porém, no Brasil, em 2021, já há a expectativa de que este número seja muito maior a esta margem aceitável, o que leva ao aumento dos preços e às consequências negativas da inflação a que todas as pessoas estão acostumadas a ouvir.
Assim, é preciso que se saiba separar o conceito de inflação das taxas descontroladas desta inflação, as quais são, estas sim, as verdadeiras causadoras dos problemas que atormentam a todos os brasileiros. Com este conhecimento, é possível acompanhar de forma muito melhor a evolução destas taxas e saber, na prática, o que esperar da economia nacional para os próximos meses.
Agora que você já sabe que a inflação, em si, não é a maior vilão da economia, mas sim as suas taxas muito elevadas, utilize este conhecimento para se manter sempre a par do cenário econômico atual, e evitar ser pego de surpresa por novas crises e problemas financeiros que possam acometer a população.
Além disso, com o conhecimento sobre possíveis pontos positivos da inflação, esteja sempre atento a oportunidades que podem aparecer em sua vida financeira em virtude deste tipo de taxa e de seu aumento. Em especial, em seus investimentos, avalie sempre a forma como a inflação pode atrapalhar ou impulsionar o seu rendimento, de maneira que possa escolher a melhor opção para investir o seu dinheiro.
Para saber ainda mais sobre a inflação e muitas outras taxas que são sempre comentadas na economia brasileira, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações. Você poderá saber mais sobre muitos serviços financeiros, como empréstimos, financiamentos, consórcios, seguros, cartões de crédito e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro.
Desta maneira, além de saber quais são os melhores serviços para você, ainda poderá saber como cuidar melhor do seu dinheiro e evitar os problemas mais comuns, como o acúmulo de dívidas e a inadimplência, bem como as suas consequências negativas.