Como aumentar o score – Urgente, rápido e dicas

Com uma importância cada vez maior do score nas plataformas de proteção ao crédito, é bastante comum que algumas pessoas desejem saber como aumentar o score. Isso se dá tanto para que possam conseguir crédito para usufruir de serviços financeiros quanto para melhorar o seu histórico de pagamentos e, assim, obter diversas vantagens e benefícios.

No entanto, muitas pessoas ainda não conhecem exatamente o score e a sua importância, de modo que se torna muito mais difícil conseguir o aumento de seus pontos. Isso porque é preciso que saibam o que devem fazer e como lidar com o seu dinheiro para, somente depois, conseguirem chegar a resultados positivos em seu score.

Por que se deve conhecer o seu score?

Por que se deve conhecer o seu score?

Assim, antes de saber como aumentar o score, é necessário ter um bom conhecimento a respeito de:

  • O que é o seu score e qual a importância de se aumentar essa pontuação?
  • Quando um score pode ser considerado bom ou ruim?
  • Quais são os fatores que podem contribuir para que um score seja alterado positivamente ou negativamente?

Somente depois disso é que você poderá colocar em prática esse conhecimento e elevar a sua pontuação nas plataformas de proteção ao crédito.

Toda essa preocupação se deve ao fato de que o score é, cada vez mais, um fator com peso decisivo para que as empresas ofereçam serviços de crédito a seus clientes, desde crediários simples até serviços mais complexos, como a liberação de cartão de crédito ou empréstimos financeiros e financiamentos, por exemplo.

Dessa maneira, há uma preocupação muito maior entre o público, de uma forma geral, de cuidar bem de seu score, principalmente em busca de conhecer formas de como aumentar o score. Dessa maneira, as pessoas possuem maiores chances de aprovação ao solicitar qualquer um destes serviços em empresas credoras, pois clientes com um score mais bem pontuado possuem um bom histórico de pagamentos e são vistos como clientes confiáveis. Enquanto isso, um score mais baixo indica, para as empresas, um maior risco de inadimplência.

A importância de aumentar o score do Serasa

De uma maneira geral, a grande maioria das pessoas que deseja saber como aumentar o score está muito mais preocupada com a pontuação que possui no Serasa, pois essa é uma das pontuações com maior peso na avaliação de qualquer empresa que deseja realizar uma análise de crédito a respeito de um determinado cliente.

Isso faz com que o score do Serasa seja um diferencial, a favor ou contra a aprovação de seu pedido de crédito, de maneira que as pessoas com um score muito baixo tenham chances ainda menores de conseguir aprovação em relação àquelas que possuem uma pontuação mais elevada.

Assim, é muito importante que se consiga aumentar o seu score no Serasa, uma vez que é nessa plataforma que muitas empresas irão verificar a sua pontuação e avaliar o seu histórico como um bom ou um mal pagador, de forma que possam lhe enxergar como alguém que apresenta, ou não, risco de inadimplência e prejuízo para a empresa por pagamentos atrasados de suas contas.

Além disso, aumentar o seu score no Serasa é, também, muito importante para as pessoas que não possuem interesse em contratar serviços de crédito no momento, pois, caso busquem esse tipo de serviço no futuro, o histórico a longo prazo será um diferencial positivo caso apresente uma pontuação mais elevada durante um tempo maior.

Ou seja, aumentar o seu score no Serasa é essencial para todas as pessoas, independente de sua condição financeira atual. Essa é uma ferramenta que lhe permitirá obter acesso a serviços financeiros agora ou no futuro, de forma que se tenha uma maior tranquilidade financeira e você não passe por dificuldades em momentos nos quais necessite da realização de um empréstimo ou um financiamento, por exemplo.

Quando um score é bom ou ruim?

Quando um score é bom ou ruim?

Antes de saber como fazer para aumentar o score, é preciso conhecer quais são as definições de um score como bom ou ruim, ou seja, saber qual a pontuação necessária a se chegar para que o seu score passe a ser considerado positivo.

O primeiro ponto que se deve saber é que o score é delimitado de 0 a 1000 pontos, de modo que não existem pontuações negativas ou que ultrapassem esses valores estipulados. Além disso, a cada faixa de 100 pontos, o score possui um risco de atrasos de pagamentos, de modo que quanto maior o seu score, menor será o risco que você representa para as empresas em relação à inadimplência.

Confira, a seguir, quais são os riscos de atraso de acordo com a pontuação do score:

  • 0 a 99 pontos: 96% de risco de atraso em seus pagamentos;
  • 100 a 199 pontos: 93% de risco de atraso em seus pagamentos;
  • 200 a 299 pontos: 83% de risco de atraso em seus pagamentos;
  • 300 a 399 pontos: 45% de risco de atraso em seus pagamentos;
  • 400 a 499 pontos: 33% de risco de atraso em seus pagamentos;
  • 500 a 599 pontos: 25% de risco de atraso em seus pagamentos;
  • 600 a 699 pontos: 19% de risco de atraso em seus pagamentos;
  • 700 a 799 pontos: 15% de risco de atraso em seus pagamentos;
  • 800 a 899 pontos: 10% de risco de atraso em seus pagamentos;
  • 900 a 1000 pontos: 5% de risco de atraso em seus pagamentos.

Dessa maneira, com o conhecimento a respeito do risco que cada pontuação representa para as empresas, é possível determinar quando um score é bom ou ruim.

Os scores com pontuação entre 0 e 399 pontos são considerados ruins, com pouquíssimas chances de aprovação de crédito, os scores com pontuação entre 400 e 699 são regulares e, por fim, os scores com pontuação entre 700 e 1000 pontos são bons e possuem maiores chances de aprovação de crédito para utilização de serviços financeiros.

Como resolver o problema do score baixo?

Como resolver o problema do score baixo?
Hand taking a negative assessment represented with face clippings with different expressions. Horizontal composition. Top view.

Por toda a sua importância, possuir um score baixo pode ser um grande problema por conta das diversas restrições que isso pode gerar, especialmente a impossibilidade de conseguir aprovação de crédito em seu nome no mercado.

Assim, além de saber como aumentar o score, é preciso conseguir resolver esse problema da pontuação baixa. Infelizmente, não há uma forma mágica ou soluções milagrosas que resolvam esse problema da noite para o dia, o que significa que essa questão irá levar algum tempo.

Dessa maneira, a melhor solução para o problema do score baixo é uma reeducação financeira e uma utilização mais consciente de seu dinheiro. Isso fará com que você elimine todos os seus problemas financeiros, como dívidas e inadimplências, o que gera um consequente aumento da pontuação de seu score.

Isso, no entanto, é um processo gradual, que gera resultados que podem não ser tão rápidos, mas que são bastante eficientes para a sua avaliação como um bom cliente, que apresenta baixo risco de inadimplência para as empresas.

Outra forma de resolver o problema do score baixo e que pode apresentar resultados um pouco mais rápidos é limpar seu nome por meio da quitação de débitos existentes. Esses débitos e as restrições em seu nome são um dos principais motivos que fazem com que um score tenha pontuações baixas. Então, ao quitar esses débitos e ter seu nome limpo novamente, as chances de que seu score comece a subir são muito maiores.

Porém, mesmo após limpar seu nome, é preciso que se mantenha bons hábitos financeiros e evite-se a aquisição de novas dívidas, as quais poderiam causar uma nova baixa em sua pontuação e manter o problema do score baixo.

Por que meu score não aumenta?

Além da pergunta “como aumentar meu score?”, é muito comum também que as pessoas se questionem sobre o motivo de sua pontuação não aumentar, mesmo quando possuem um bom histórico financeiro e não têm dívidas ou atrasos em seus pagamentos.

Embora muitas pessoas não consigam compreender os motivos que fazem com que o seu score não aumente, isso é muito mais comum do que se pode imaginar. Isso acontece, na grande maioria das vezes, em decorrência da demora do score para que haja o aumento dos pontos em seu score, o que faz com que haja uma manutenção por longos períodos de sua pontuação.

Porém, existem alguns outros fatores que podem fazer com que o seu score não aumente e se mantenha o mesmo por muito tempo. Um destes pontos é a consulta regular de empresas ao seu score, pois isso indica que há uma grande procura de sua parte para conseguir crédito no mercado.

Assim, quanto mais consultas a seu score são realizadas, mais difícil será que o seu score aumente. Ao contrário disso, caso as consultas sejam feitas com muita frequência e em um espaço muito pequeno de tempo, é possível até mesmo que o seu score sofra uma diminuição ao invés de aumentar.

Outro fator que pode fazer com que o seu score não aumente são débitos em aberto com alguma empresa. Também é um ponto que influencia a utilização de serviços como empréstimos e financiamentos, durante os quais os pagamentos podem sofrer algum atraso ou gerar problemas maiores.

Caso seu score não aumente por um longo período, confira o seu detalhamento e o seu histórico financeiro, para identificar qualquer um destes detalhes que podem impedir o aumento de sua pontuação e fazer com que a sua pontuação permaneça a mesma ou que sofra quedas.

Quanto tempo demora para o score aumentar?

Quanto tempo demora para o score aumentar?

Com a preocupação por encontrar maneiras de saber como aumentar o score rápido, é bastante compreensível que as pessoas desejem saber quanto tempo demora para que ele, de fato, aumente após a realização de qualquer ação que tenha essa melhora como objetivo, como a quitação de débitos, por exemplo.

No entanto, é bastante difícil ter uma estimativa precisa de quantos dias após realizar estas ações seu score começará a apresentar uma melhora. Dessa forma, é impossível afirmar com precisão um tempo pelo qual o cliente deverá esperar antes de ver melhorias em sua pontuação e a forma como esse aumento irá ocorrer.

Porém, há uma estimativa bastante precisa com relação ao tempo em que cada tipo de ação possui impacto em seu score. Essa estimativa pode variar bastante de acordo com a ação e o peso que esta possui em um score, pois diferentes fatores podem influenciar mais ou menos em sua pontuação de acordo com a sua importância.

O número de consultas feitas por empresas em seu score, por exemplo, pode influenciar seu score negativamente, mas após 60 dias é possível que esse peso deixe de baixar seus pontos, o que faz com que a sua pontuação volte a aumentar após estes dois meses.

Diferentemente, as negativações que possuem um impacto muito maior na pontuação de seu score podem demorar ainda mais tempo para deixar de influenciar sua pontuação negativamente. Em geral, após 180 dias de regularizadas as suas negativações, seus pontos podem voltar a subir com maior regularidade, mas é possível que os efeitos negativos tenham importância por até dois anos, de modo que se leve um tempo muito maior para que deixem de impactar seus pontos e seu score suba com ainda mais rapidez.

Assim, é possível afirmar que o score leva um tempo bastante longo para aumentar, o que é uma forma de garantir maior segurança para as empresas. Isso porque somente pessoas com um bom histórico de pagamentos por grande tempo obterão scores com melhores pontuações.

Como faço para aumentar o score do meu CPF?

Como faço para aumentar o score do meu CPF?

Tão importante quanto o seu score em cada plataforma de instituições de proteção ao crédito é o score geral de seu CPF, pois é o seu documento pessoal que permite que sejam consultados dados como o seu histórico de pagamento, dívidas, débitos em aberto e todos os outros detalhes possíveis a seu respeito.

Dessa maneira, é fundamental que seu CPF tenha um histórico positivo de pagamentos, com um score positivo e que permita às empresas o enxergarem como um cliente confiável e que não irá gerar problemas relacionados à inadimplência e atrasos em seus pagamentos.

No entanto, é muito comum que algumas pessoas não saibam como aumentar o score do CPF. Isso porque o seu CPF está atrelado a todas as plataformas de proteção ao crédito nas quais as empresas podem realizar consultas a respeito de clientes que estejam em inadimplência.

Dessa maneira, para conseguir elevar o score de seu CPF é preciso ter uma boa pontuação em todas estas plataformas, o que só é possível sem nenhum tipo de restrição em seu nome e com a manutenção de pagamentos regulares – sem atraso ou qualquer outro tipo de problema por um bom período.

Agora que você sabe como aumentar o score do CPF, verifique regularmente a sua situação em todas as plataformas de proteção ao crédito e garanta que seu nome esteja completamente limpo. Dessa forma, qualquer empresa que você deseje obter serviços e produtos que exijam crédito pode te ver como um cliente positivo e liberar sem maiores problemas e preocupações, graças a um bom score relacionado a seu CPF.

O que pode aumentar a pontuação do Serasa score?

Para saber como aumentar o score no Serasa, é essencial conhecer quais são os pontos que influenciam a sua pontuação e realizar ações que possam torná-los positivos a seu respeito.

Assim, confira a seguir quais são os principais pontos que podem fazer com que você tenha um score muito melhor, com pontuações que lhe permitam chegar a um perfil de cliente muito mais confiável para todas as empresas no mercado:

Ter o nome limpo

Não possuir restrições em seu nome é o principal fator que pode fazer com que a sua pontuação aumente de forma considerável. Esse é um forte indicativo de que você consegue arcar com todos os seus débitos e pagar as suas contas em dia, sem que seja preciso que as empresas insiram seu nome em listas de inadimplência.

Utilizar o crédito com cuidado

A utilização cautelosa do crédito também é um fator muito importante na pontuação de seu score, pois pessoas que podem utilizar este tipo de serviço, mas o mantêm sob controle, são muito mais bem vistas pelas instituições de proteção ao crédito, de forma que obtenham pontuações muito mais elevadas e o consequente aumento de seu score.

Poucas solicitações de crédito

Todas as vezes em que você solicita crédito para uma empresa, para qualquer finalidade, seja para conseguir um empréstimo, um crediário ou mesmo um cartão de crédito, é feita uma consulta ao seu score. Um número elevado de consultas faz com que o seu score seja afetado negativamente, inclusive com a perda de alguns pontos.

Diferentemente, quando se possui um controle maior no número de solicitações de crédito, essas consultas são feitas com um espaçamento maior entre si, o que contribui para que o seu score não seja afetado e possa aumentar de maneira gradativa com o tempo.

Como aumentar meu score, urgente!

Como aumentar meu score, urgente!

Embora o score seja um medidor que leva algum tempo para indicar melhorias em seu comportamento financeiro, é possível que algumas pessoas precisem de crédito de uma forma mais rápida, o que está diretamente ligado a um score melhor.

Dessa maneira, é preciso que se saiba como aumentar o score urgente, pois esse pode ser um fator decisivo para que as empresas lhe ofereçam os serviços de crédito para qualquer finalidade.

Isso faz com que seja preciso conhecer maneiras de como aumentar o seu score, as quais são diferentes das maneiras tradicionais e levam alguns meses para chegar até uma pontuação mais elevada.

Assim, confira algumas maneiras de como aumentar o score urgente, obter uma pontuação melhor de uma forma muito mais rápida e conseguir aumentar as chances de aprovação de seus pedidos de crédito:

Utilize apenas 30% de seus cartões de crédito

É bastante comum que muitas pessoas que buscam melhorar seu score para obter serviços como financiamentos ou empréstimos já possuam cartões de crédito, embora com um limite menor do que aquele necessário para outros tipos de compras ou pagamentos.

Para essas pessoas, o cartão de crédito pode ser uma boa maneira de aumentar o score rápido, pois ao utilizar um valor de até 30% do seu limite, você passará a ser visto como um consumidor muito mais controlado e confiável em sua relação com o dinheiro, de modo que tenha um grande aumento em sua pontuação em pouco tempo.

Evite realizar muitas compras a prazo

Optar pelas compras à vista é uma opção muito melhor para o seu score, pois o parcelamento faz com que se tenha uma dívida em aberto. Isso porque, mesmo que seus pagamentos estejam em dia, há um débito com uma empresa, o qual deve ser completamente quitado para que não se tenha um risco de que essa conta vire uma negativação caso não seja paga.

Assim, ao realizar menos parcelamentos, seu score também pode aumentar de uma forma muito mais rápida, pois você deixa de possuir pendências financeiras, independente de serem compras grandes ou pequenas, as quais poderiam lhe gerar problemas em casos de dificuldades financeiras.

Desta forma, para conseguir aumentar seu score de maneira urgente, opte preferencialmente por pagamentos à vista, os quais passam uma impressão de um consumidor muito mais controlado e bem planejado.

7 dicas de como aumentar o score

7 dicas de como aumentar o score

Embora seja um processo trabalhoso, o qual exige bastante dedicação para que se consiga elevar a sua pontuação e chegar a um score positivo, seguir algumas dicas e passos que possuem a certeza de que trarão resultados positivos pode tornar muito mais fácil aumentar o seu score e ampliar um histórico positivo a seu favor.

Para facilitar ainda mais essa tarefa, existem algumas dicas bastante simples e muito conhecidas que permitem elevar o seu score.

No entanto, é preciso que se saiba que mesmo as dicas mais simples exigem uma boa educação financeira e um controle sobre a forma como seu dinheiro é utilizado, pois não há como aumentar o score rápido sem utilizar o seu orçamento para quitar dívidas e manter seu nome limpo.

Dessa forma, tenha em mente que talvez seja preciso modificar alguns de seus hábitos financeiros em busca de uma melhor pontuação em seu score, seja com o corte de gastos ou com o uso de planilhas de gastos para evitar a aquisição de novas dívidas e restrições para o seu nome.

Assim, confira a seguir as sete principais dicas que você deve seguir para conseguir aumentar o seu score de forma rápida e fácil, com maiores chances de conseguir crédito em qualquer empresa presente no mercado, de acordo com as suas necessidades financeiras.

1) Limpe seu nome

A principal e mais importante dica para conseguir aumentar o seu score é por meio do pagamento de seus débitos que tenham gerado restrições ao seu nome. Ou seja, se você possui alguma restrição em seu nome e está com ele sujo no mercado, é fundamental que pague essas dívidas para conseguir voltar a aumentar o score.

Isso porque qualquer pessoa que possua o nome sujo não apenas não conseguirá aumentar seu score, como também verá seus pontos diminuírem gradativamente, conforme mais tempo seu nome fique sujo. A manutenção destas restrições será vista, invariavelmente, como um cliente que não se importa em pagar seus débitos, o que gera um histórico muito negativo de pagamentos e impacta negativamente a forma como as empresas o veem como cliente.

Para que possa limpar seu nome, a principal e mais efetiva maneira é procurar diretamente pela empresa na qual se possui débitos e informar sobre o seu desejo de quitar sua dívida. É possível, também, oferecer uma proposta de acordo para o pagamento ou aguardar que a empresa lhe faça propostas de pagamento, os quais podem ser feitos de forma parcelada ou à vista, o que pode até gerar descontos para o seu pagamento.

Além disso, é possível, ainda, buscar por órgãos de proteção ao crédito, para que façam a intermediação entre você e a empresa para que o débito seja quitado. Esses órgãos oferecem também a possibilidade de que você participe de feirões e eventos de regularização de nomes, os quais podem render excelentes descontos em busca de pagamento mais facilitado para quem está com o nome sujo.

O importante, em qualquer situação, é que você não deixe seu nome sujo, pois isso impediria que seu score voltasse a subir e poderia gerar problemas ainda maiores devido às restrições causadas por essa situação.

2) Pagar contas em dia

2) Pagar contas em dia

Outra dica essencial para melhorar o seu score e somar pontos de forma muito mais rápida é pagar as suas contas sempre em dia, o que gera um perfil de pagador muito mais confiável para você, de modo que não represente nenhum risco para as empresas credoras.

Isso se deve ao fato de que o atraso em pagamentos de contas faz com que você seja visto como um cliente de maior risco para as empresas, que podem sofrer prejuízos pela falta de pagamentos após oferecerem créditos para seus clientes. Assim, ao atrasar pagamentos de contas constantemente, será muito mais difícil que seu score possa aumentar, pois os atrasos pesam contra você.

Mesmo contas básicas, como água, luz, internet, gás ou qualquer outro tipo de pagamento que deva ser realizado em seu CPF, caso haja um atraso e o pagamento seja feito após a data de vencimento, há um impacto negativo em seu histórico como pagador. Dessa maneira, seu score pode não apenas se manter inalterado, mas perder pontos e chegar a níveis ainda mais baixos de confiabilidade.

Diferentemente, pagar as suas contas sempre em dia é uma das melhores maneiras de como aumentar o score sem precisar desembolsar valores maiores de seu orçamento ou precisar recorrer a empréstimos para regularização de dívidas, por exemplo.

Além disso, pagar as contas em dia é uma excelente maneira de conseguir gerar economia financeira para o seu orçamento, pois evita-se a necessidade de pagamento de juros e multas recorrentes desse atraso.

Em alguns tipos de contas, de acordo com a empresa e o tipo de conta a ser paga, o pagamento antecipado pode ser ainda mais vantajoso, pois poderá render descontos para o cliente. Isso faz com que estes serviços possam ser ainda mais baratos para os seus clientes, de modo a incentivar este tipo de pagamento e evitar problemas recorrentes de inadimplência.

3) Faça o seu Cadastro Positivo

3) Faça o seu Cadastro Positivo

Um dos documentos que mais geram dúvidas no público em geral é o Cadastro Positivo, dado que registra todos os seus históricos de pagamentos e indica, inclusive, aquelas contas em que você realiza pagamentos de modo antecipado. Isso permite que as empresas vejam a forma como você lida com as suas responsabilidades financeiras e possam lhe enxergar como um cliente muito mais responsável.

Isso faz com que seja um registro muito mais completo do que o antigo registro negativo, o qual incluía apenas dados referentes a contas pagas em atraso e gerava um perfil apenas referente aos hábitos negativos de cada pessoa. O antigo registro fazia com que, muitas vezes, se tivesse acesso a crédito e outros tipos de serviços financeiros.

No entanto, é, ainda, muito pequeno o número de pessoas que contam com um Cadastro Positivo ativo, pois anteriormente esse documento era gerado pelas próprias empresas que poderiam solicitar a inclusão do nome de seus clientes nesse tipo de registro.

Agora, após uma modificação recente, todas as pessoas podem solicitar a inclusão de seu nome no Cadastro Positivo, o que pode ser feito diretamente em plataformas de proteção ao crédito, como o Serasa, por exemplo.

Além disso, não são todas as contas que podem ser utilizadas para a inclusão de um nome no Cadastro Positivo, que considera apenas as contas básicas, como água, luz, telefone, internet, gás, entre outras. Além dessas contas, parcelas de crediários e uso do cartão de crédito também podem ser inseridas no Cadastro Positivo.

Esse registro é essencial para que se possa alavancar o seu score, pois é uma fonte confiável de que você possui uma boa responsabilidade financeira e proporciona um impacto muito positivo para a sua pontuação.

Dessa forma, se você procura por maneiras de como aumentar o score rápido, o Cadastro Positivo é uma excelente alternativa, que pode gerar resultados de maneira muito eficiente e em pouco tempo.

4) Tenha contas em seu nome

Outra dica muito importante para todas as pessoas que desejam aumentar o seu score é que essas devem, sem exceção, possuir contas em seu nome. Isso é fundamental para que se crie um histórico de pagamentos, de forma que as empresas possam saber como você lida com suas responsabilidades financeiras, além de permitir que se some pontos de forma constante, caso o pagamento dessas contas seja feito corretamente.

Todos os tipos de contas podem servir para que se crie um histórico de pagamentos e se comece a somar pontos para o seu score, mas algumas, como as contas básicas, são ainda mais importantes, pois são serviços com os quais você precisa lidar mensalmente e não pode deixar seus pagamentos em atraso.

Além disso, as contas básicas permitem que se possa dar início ao seu Cadastro Positivo, o qual, como você pode conferir anteriormente, permite somar mais pontos para o seu score e conquistar uma confiança ainda maior das empresas as quais você poderá solicitar crédito e utilizar serviços financeiros sem maiores problemas.

Assim, diferente do que algumas pessoas poderiam imaginar antigamente, a melhor maneira de melhorar seu score e a sua reputação financeira não é por meio do menor número de contas em seu nome, ou a utilização do crédito em nome de terceiros para realizar compras, mas sim com o uso de seu nome para manter contas que sejam pagas de forma correta e dentro do prazo de vencimento.

Desta maneira, se você não possui contas em seu nome, procure transferir algumas das contas principais de sua casa para o seu nome. Melhores suas chances de aumentar o seu score com o pagamento dessas contas da maneira correta, sem deixar que passem do prazo de vencimento e gerem multas, juros ou até mesmo restrições a seu nome.

5) Mantenha seus dados atualizados

5) Mantenha seus dados atualizados
A woman sits at her dining room table with laptop and financial reports doing her monthly budget. She is smiling at the ease of use as she works on her smart phone banking app to do monthly finances, pay taxes and save money for the future.

De todas as dicas que podem ser utilizadas para que se saiba como aumentar o score, uma das mais simples e fáceis de ser colocada em prática é, também, uma das que mais passa despercebida e faz com que muitas pessoas percam a chance de ter um score ainda mais positivo.

Essa dica é a atualização de seus dados nas plataformas de proteção ao crédito e nas empresas em que você possui contratos, serviços ou compras parceladas. Manter estes dados atualizados, além de tornar mais fácil que as empresas entrem em contato com você caso haja algum débito ou pagamento em atraso, indica uma preocupação maior com a sua reputação perante estes órgãos e empresas.

Assim, um perfil atualizado permite que você possa ganhar muito mais pontos para o seu score, uma vez que seu perfil estará atrelado a uma pessoa confiável e na qual as empresas veem uma boa oportunidade de relacionamento, sem riscos de prejuízo.

Com a utilização cada vez mais facilitada da internet, manter seus dados atualizados é ainda mais fácil, pois todas as atualizações necessárias podem ser feitas por meio dos sites de empresas e instituições. Todos os passos são realizados em poucos cliques, de forma que você economize tempo e tenha um retorno positivo com mais pontos em seu score.

Em geral, essa atualização deve ser feita sempre que há alguma mudança em seus dados, dentre as mais comuns estão estado civil, endereço, profissão, entre outras informações pessoais que podem sofrer mudanças ao longo do tempo.

Desta maneira, se você passar por qualquer uma destas mudanças, acesse os sites de empresas e órgãos como Serasa e SPC e faça a atualização de seus dados, para que seu score possa ser beneficiado e você tenha possibilidades ainda maiores de conseguir crédito em qualquer empresa de acordo com as suas necessidades e possibilidades financeiras.

6) Negocie suas dívidas

6) Negocie suas dívidas

Uma das situações mais comuns enfrentadas pelas pessoas que desejam e precisam encontrar maneiras de como aumentar o score é a de possuírem dívidas muito altas e que se tornaram, com o passar do tempo e o acréscimo de juros e multas, ainda mais difíceis de serem quitadas.

Isso faz com que seja muito mais difícil conseguir regularizar seu nome e, consequentemente, praticamente impossibilita que se consiga aumentar o seu score.

Para solucionar esse problema, é possível buscar a negociação de suas dívidas, por meio de um acordo com a empresa credora. Essa negociação faz com que seja muito mais fácil quitar sua dívida e retirar as restrições presentes em seu nome.

Além disso, há a possibilidade de parcelamento deste débito, para que o pagamento de dívidas mais antigas e muito altas possa ser adequado às suas possibilidades financeiras, sem comprometer ainda mais o seu orçamento. No entanto, para os pagamentos feitos à vista, é muito comum que as negociações de dívidas possam render bons descontos, o que incentiva este tipo de pagamento, que se torna mais atrativo tanto para as empresas quanto para os clientes que buscam regularizar seus débitos.

Embora algumas pessoas possam imaginar que negociar suas dívidas seja uma tarefa difícil e confusa, isso é algo cada vez mais simples e que pode ser feito, muitas vezes, até pela internet, o que ajuda a economizar muito tempo sem a necessidade de que o cliente se desloque de sua casa. Para isso, basta que se entre em contato diretamente com a empresa e apresente o interesse de quitação de seus débitos, seja para solicitar propostas de acordo ou para enviar uma proposta de pagamento para essa empresa.

Além disso, é possível realizar negociações de dívidas por meio de órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, por exemplo, os quais possuem eventos de renegociação frequentes e podem atuar como intermediadores dessas negociações de dívidas.

7) Seja consciente em suas compras

7) Seja consciente em suas compras

Por fim, uma dica importante para que o seu score possa ser aumentado a qualquer momento é a de que você deve ser muito consciente em todas as suas compras, sejam elas parceladas ou à vista. As compras por impulso são as principais responsáveis pelo endividamento e complicações financeiras comuns a muitas pessoas.

As compras feitas à vista, se não planejadas e realizadas com a devida consciência, podem fazer com que o seu orçamento seja comprometido, de modo que o seu dinheiro se torne insuficiente para o pagamento de todas as suas contas.

Já no caso de compras parceladas, a consciência financeira é ainda mais importante, pois é uma dívida que irá se estender por alguns meses, e, se não for muito bem planejada, pode complicar o seu orçamento por um período muito longo.

Assim, busque possuir uma planilha de gastos para controlar a maneira como o seu dinheiro é utilizado ao longo de todo o mês, pois isso irá contribuir para que você tenha uma facilidade muito maior para identificar os pontos em que pode economizar mais. Além disso, será possível reservar, com antecipação, o valor que você possui para diferentes tipos de compras e pagamentos, o que inclui o pagamento de todas as suas dívidas e impede problemas como as restrições a seu nome.

Dessa maneira, com gastos mais bem controlados e uma consciência financeira a respeito de como o seu dinheiro é utilizado, seu score será muito beneficiado. Ao se livrar das possibilidades de dívidas, você passa a ganhar pontos com um perfil muito mais confiável na visão das empresas. Isso permite que, em pouco tempo, se chegue a um score com uma pontuação melhor, o qual poderá ser utilizado caso você precise buscar por crédito no mercado, seja para comprar bens maiores ou mesmo para a realização de investimentos que melhorem ainda mais a sua vida financeira.

Como aumentar o score depois do nome limpo?

Como aumentar o score depois do nome limpo?

Como você pode perceber, limpar o seu nome é o primeiro passo para que se possa aumentar o score, com resultados muito positivos e que podem ser vistos após algum tempo. No entanto, depois de limpar seu nome é comum que algumas pessoas tenham dúvidas sobre o que podem fazer para continuar a somar pontos para chegar a um score ainda melhor.

Embora possa ser difícil imaginar o que se deve fazer para aumentar o score depois de quitar as dívidas, esse é um ponto muito simples, pois é um processo natural. Ou seja, depois de limpar seu nome, o seu score irá aumentar de maneira gradativa, com o passar do tempo, de maneira que quanto mais tempo se espere, mais pontos serão somados.

Isso não significa, porém, que suas responsabilidades financeiras para aumentar o score terminaram, pois é fundamental que se mantenha um bom comportamento financeiro, sem a aquisição de novas dívidas e atraso em seus pagamentos. Esse comportamento é essencial para que se possam somar pontos em seu score, pois qualquer problema recorrente irá diminuir a pontuação e gerar, novamente, problemas com os quais você poderia retornar a cenários negativos, como a inadimplência.

Outro cuidado importante para aumentar o seu score após estar com o nome limpo é o cuidado na utilização de serviços de crédito, os quais são grandes responsáveis por endividamentos. A utilização de até 30% do limite de seu cartão de crédito, por exemplo, é uma maneira de evitar dívidas e conseguir somar pontos para o seu score, uma vez que haverá maior facilidade em realizar seus pagamentos e o seu perfil de consumidor mostrará uma pessoa muito mais bem controlada e responsável financeiramente.

Conclusão

Conclusão

O score é um dos indicadores com maior peso atualmente, e é essencial que se tenha uma boa pontuação para que possa conseguir maiores chances de aprovação de pedidos de crédito, seja para financiamentos, empréstimos, crediários ou qualquer outro serviço financeiro.

No entanto, muitas das pessoas que mais precisam destes serviços possuem problemas relacionados a dívidas e nome sujo no mercado, o que leva a uma pontuação muito mais baixa do que o necessário para conseguir aprovação de crédito e usufruir destes serviços e de seus benefícios.

Assim, é essencial que se saiba como você pode aumentar o seu score, seja por uma necessidade momentânea, a qual exige que você saiba como aumentar o score rápido, ou para o futuro, o que permite um cuidado maior para que o score seja elevado de forma gradual.

Para isso, cuidados como limpar seu nome, negociar suas dívidas, manter pagamentos em dia e evitar gastar mais do que seu orçamento permite são alguns dos principais cuidados que se deve ter para conseguir aumentar o seu score sem maiores dificuldades ou problemas. Além disso, ações simples, como manter seus dados atualizados ou fazer o cadastro positivo são outras maneiras fáceis e práticas de conseguir melhorar ainda mais o seu score.

Além disso, esses cuidados devem ser mantidos a todo o momento, para que, mesmo após ter seu nome limpo, se consiga melhorar o seu perfil de consumidor e ter um histórico de pagamentos muito mais positivo.

Para saber ainda mais sobre o score, como melhorar seus pontos e a forma como este medidor interfere em sua vida financeira, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como financiamentos, empréstimos, seguros, taxas de juros, educação financeira e muito mais.

Assim você poderá saber como cuidar ainda melhor do seu dinheiro e identificar melhores oportunidades de investimento para que você não sofra mais com a falta de dinheiro e problemas como as dívidas e a inadimplência!