Você com certeza já sabe que as dívidas atrasadas pode ser um empecilho para pedir crédito emprestado, entre outros serviços financeiros. Porém, nem todo mundo está ciente de que as contas pagas em dia também são importantes e ajudam no seu perfil como pagador. E é por isso que vale a pena aprender a aumentar o seu score com o cadastro positivo do Serasa. No presente artigo, ensinaremos você a organizar melhor as suas finanças e a usar o cadastro positivo do Serasa a seu favor. Prossiga com a leitura e confira!
Mas afinal, como funciona o cadastro positivo do Serasa?
Primeiramente, é preciso entender que o cadastro positivo do Serasa funciona como um currículo financeiro. Com essa ferramenta, os seus bons hábitos de pagamento podem se converter em uma pontuação favorável para você.
Para tanto, o cadastro positivo reúne dados sobre os pagamentos de compromissos relativos à contratação de crédito, como empréstimos, crediários e financiamentos, entre outros. Ficam registrados então o histórico do CPF total financiado, além da pontualidade e comportamento do pagador em questão.
Da mesma forma, o histórico de pagamentos referentes às contas de serviço de consumo continuado: água, luz, gás e telefone, por exemplo, pode ser verificado pelo mercado. Quando o cliente paga as contas dentro do prazo, isso indica um menor risco para a instituição que irá conceder novos créditos, estender empréstimos já existentes ou autorizar variadas transações. Ao longo do tempo, você consegue construir um histórico de bom pagador ou até mesmo limpar o seu nome. Porém, é imprescindível compreender como aumentar o seu score com o cadastro positivo do Serasa. E é sobre isso que falaremos a seguir.
Como usar o cadastro positivo Serasa
Para ter acesso ao Cadastro Positivo do Serasa, basta se cadastrar no site e ativar a ferramenta online. Ele existe desde 2011 e está ativo desde 2013 no Brasil. Por conseguinte, trata-se de uma tecnologia bem estabelecida no mercado de finanças. O mesmo sistema é amplamente utilizado em diversos países, entre os quais estão: Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, China, Itália, França, Alemanha e Japão, para citar alguns.
É fundamental entender que as ações demandam um pouco de paciência, já que o score precisa de tempo para ser atualizado. Dito isso, vale a pena começar agora a cuidar do seu currículo financeiro para garantir um futuro mais tranquilo. Também cabe ressaltar que uma boa pontuação não significa que o crédito será aprovado imediatamente. Muitas empresas contam com seus próprios critérios de avaliação e podem inclusive não consultar o score de crédito no cliente quando forem lhe oferecer esse recurso.
Cabe salientar que é possível consultar suas informações no cadastro positivo do Serasa a qualquer momento, de forma gratuita. E, se você identificar alguma informação divergente no seu relatório de informações positivos, não deixe de solicitar uma revisão.
Uma das vantagens de manter um score positivo com o cadastro positivo do Serasa é que todo o seu histórico é levado em conta. Ou seja, o analista não vai apenas pesquisar se você está negativado, como acontecia anteriormente.
Da mesma forma, o registro auxilia as pessoas que nem sempre conseguem comprovar a renda, mas que nem por isso deixam de pagar as suas contas dentro do prazo. Por exemplo, se você é um profissional autônomo que precisa de um financiamento, mesmo que não consiga comprovar renda formal, o cadastro positivo poderá viabilizar o empréstimo.
Para quem já tem acesso a crédito, é bastante provável que a oferta aumente e que os juros diminuam. Sendo assim, é sempre benéfico aprender como aumentar o seu score com o cadastro positivo do Serasa.
Em geral, a pontuação mede a confiança das empresas na sua capacidade de honrar os seus compromissos pelos próximos doze meses.
Nesse contexto, é bom esclarecer que o cadastro positivo do Serasa não registra tudo o que você comprou. Fique tranquilo quanto a isso. O valor do artigo, o número de parcelas, as datas de vencimento e os pagamentos ficam disponíveis, porém os produtos e serviços que você adquiriu, isso você será o único a saber.
Tendo em mente essas informações, separamos recomendações para aumentar o seu score com o cadastro positivo Serasa.
Dicas para aumentar seu score com o cadastro positivo Serasa
Limpe o seu score
O primeiro passo essencial para aumentar o score é limpar o seu nome. Portanto, se você possui algumas contas em atraso, procure negociar com os credores e pague todas elas. Estabelecer uma estratégia para eliminar as dívidas deve ser a prioridade.
Não atrase as contas
Se possível, passe as suas contas para o débito automático para evitar esquecimentos. Atualmente, a maioria das empresas já disponibiliza essa facilidade aos clientes. É só pedir para as empresas provedores de energia elétrica, gás e telefonia, por exemplo. Como resultado, você não corre o risco de ter o nome negativado por causa de um descuido.
É particularmente imprescindível que você pague em dia as contas vinculadas ao seu CPF, como:
• Empréstimos;
• Financiamentos;
• Cartão de crédito ou de outras contas que tenha relação de crédito;
• Cheque especial.
Dê fim aos hábitos prejudiciais
Aproveite para repensar a sua saúde financeira porque assim será mais fácil aumentar seu score com o cadastro positivo do Serasa. Nessa etapa, faça um levantamento das contas fixas e uma média dos gastos variáveis. A partir de tais dados, corte as despesas supérfluas e garanta maior equilíbrio financeiro. O próximo objetivo deve ser o estabelecimento de uma reserva de emergência. Assim, você será capaz de lidar com qualquer imprevisto financeiro enquanto aumenta o seu score do Serasa.
Mantenha os dados atualizados no Serasa
Essa medida é bem simples. Você somente precisa se certificar de que os seus dados no Serasa estão corretos e atualizados. Quanto mais exato for o seu registro básico, com informações como idade, telefone e endereço, mais confiável será o seu cadastro. Por consequência, maiores as chances de aumentar o seu score com o cadastro positivo do Serasa. Se você tiver que alterar algum desses dados, é só entrar em contato com o Serasa. Todo o procedimento pode ser feito on-line, mas você pode ir até uma agência para corrigir as informações relevantes.
Para finalizar, é válido reforçar que as empresas de crédito gestoras do Cadastro Positivo, como a Serasa, recebem as informações das fontes, que são as organizações que fornecem créditos e realizam operações de crédito para o público. Além disso, os comércios, os bancos, as prestadoras de serviços e as financeiras podem usar os dados para determinar o perfil de cada consumidor.
Agora você está apto para aumentar o seu score com o cadastro positivo do Serasa e assim aproveitar todos benefícios de uma pontuação favorável. Para finalizar, recomendamos que acesse o site da AnjoCred para ler sobre outros tópicos de economia.