Como guardar dinheiro para fazer uma viagem no fim do ano?

Falta pouco para o fim de 2021, e o pensamento para as festas e férias de fim de ano já começam a despontar dentre as conversas e planejamentos. Depois de mais um ano difícil, consequência da pandemia que teve início em 2020, a vontade de viajar é unânime. Afinal, a maior parte das fronteiras ficaram fechadas e mesmo entre cidades e estados brasileiros, o turismo ficou bastante restrito.

Aos poucos, as cidades vão abrindo suas portas para os turistas. E as agencias oferecem bons pacotes de viagem, visando a perda grande que tiveram nos últimos meses. É possível ainda guardar dinheiro para realizar uma viagem no fim do ano e aproveitar as festas e feriados. Tudo é uma questão de organizar as finanças e aproveitar as boas ofertas no mercado de turismo.

Para entrar no próximo ano com o pé direito!

As férias e recessos de fim de ano são um ótimo período para descansar. A agitação de 2021 e todos os problemas vividos pela pandemia, impulsionam a merecidos momentos de recolhimento. Mas isso não significa ficar em casa sem fazer nada, fugir da rotina pode e deve incluir uma boa viagem.

Com a vida corrida e a inflação crescente, pode parecer um sonho impossível pensar em viagem de férias logo no fim de ano. Essa fugida realmente vai custar dinheiro e a quantia pode ser razoável o bastante para exigir um preparo imediato.

É a hora de mostrar suas habilidades em economizar. Por exemplo, se começar hoje mesmo a reservar R$ 15 por dia, é possível atingir R$ 1200 até meados de dezembro. Quanto maior for a quantia a ser reservada, o valor final aumenta o suficiente para uma viagem inesquecível.

A maior parte dos brasileiros vive com o orçamento apertado, mesmo aqueles que fazem suas reservas financeiras. Para separar um valor mensal, é preciso rever todos os valores de entrada e saída, para que os custos da viagem sejam inseridos.

Não é preciso que aconteça algum milagre para que esse dinheiro seja acessível. Para isso, separamos algumas dicas para viabilizar o projeto, sem causar prejuízo aos seus pagamentos mensais. Confira!

– Entendendo o seu orçamento

Conhecer muito bem seu próprio orçamento é vital para saber onde é possível cortar possíveis gastos e economizar. Pode ser deixando de fazer aquele lanche entre as refeições ou optando em fazer compras de roupas novas para o próximo ano. O importante é que tudo que entra e sai do seu orçamento, seja anotado para saber o peso das receitas e despesas mensais.

Essa ação pode indicar até mesmo se está gastando mais do que ganha, entrando no cheque especial sem necessidade e abusando do cartão de crédito. Uma espécie de auditoria do próprio bolso, que traz como benefício uma maior economia e qualidade de suas finanças.

Com todas essas anotações e conhecimento, será possível entender o que pode ser reorganizado e de quanto pode ser disponibilizado mensalmente para sua viagem.

– Planejando as possibilidades de viagens

Diante do conhecimento sobre seu orçamento e de quanto é possível disponibilizar para a viagem, será possível saber até quanto pode ser gasto nela. Pode ser que a viagem desejada para a Europa fique para uma próxima oportunidade, mas as agências de viagens estão com ótimas promoções de passagens e estadias, para aproveitar a retomada do turismo.

Tudo é uma questão de realizar uma boa pesquisa e pensar em cada detalhe da viagem. Afinal, não é só a passagem de ida e volta que é importante. Uma viagem também tem como custo a hospedagem, alimentação e transporte, sem esquecer que no fim de ano estamos em alta temporada, consequentemente, os preços são mais elevados do que no resto do ano.

Essa avaliação global permite entender que nem sempre é viável aproveitar uma promoção de uma passagem de avião, com um custo mais elevado de estadia e de consumo local. Ou até mesmo para evitar uma maior aglomeração em locais muito requisitados neste período, como praias badaladas.

Outro ponto é o tempo de duração da viagem. Quanto mais tempo de permanência no local, maiores serão os custos, salvo quando há um pacote fechado que diminui o preço para um tempo maior de estadia.

Ao listar os possíveis locais para a viagem de fim de ano, avalie também os possíveis passeios em cada um. Muitos podem ser gratuitos, mas há sempre custos como passeios de barco, ida a restaurantes com comida típica, museu que cobra entrada entre outros.

– Pesquise bastante!

Pesquise entre as agências de viagens, pacotes e passagens para os locais em que identificou como propícios para o momento. Os valores podem variar bastante entre um local para outro, mas tudo precisa ser feito com rapidez, para dar tempo suficiente de se organizar financeiramente.

O período de festas de fim de ano tende a oferecer pacotes mais caros do que nos outros dias, por ser alta estação e pela demanda elevada. Há pacotes que incluem as comemorações e outros que a dispensam para deixar o hóspede livre para ir onde achar melhor.

Porém, muitas promoções podem surgir de uma hora para outra. É importante ficar atento aos sites de viagens, páginas de redes sociais e as dicas de amigos, para não perder boas oportunidades.

– Não deixe de investir

Consciente do valor a ser reservado no orçamento, é importante investir o dinheiro reservado para que ele não fique parado e possa render, mesmo que por pouco tempo. O importante são as economias renderem.

Mas é preciso ter cuidado, já que muitos investimentos precisam de um tempo para a retirada do dinheiro, sem perdas financeiras. Opte pela segurança de investimentos com menor rendimento, mas viáveis. Ou aproveite investimentos já aplicados, substituindo os valores para evitar qualquer prejuízo.

– Mantenha a economia!

Mesmo depois de realizar a viagem, aproveite o empenho em reorganizar suas finanças e mantenha a economia. Mesmo que seja já pensando na viagem do ano seguinte, para um lugar ainda mais caro, por um tempo maior.

A dinâmica da economia não deve terminar na realização de um sonho. Afinal, sempre haverá novos sonhos adiante, que vão exigir empenho para serem realizados. Enxugar gastos é também evitar o desperdício, valorizar mais os seus ganhos e trabalho, se empenhar mais em ter qualidade de vida e pensar no futuro.

Todo mundo pode e deve aprender mais sobre economia e finanças. É fundamental para a sua qualidade de vida, cuidar bem do seu dinheiro e ter a possibilidade de realizar todos os seus sonhos. Conheça mais sobre finanças, economia e outras dicas essenciais para dar um upgrade no seu orçamento, através do site <a href=”https://www.anjocred.com.br/. Colabore com o site, curtindo a página, seguindo e dando dicas e sugestões.