Como o preço do dólar interfere na vida dos brasileiros?

Você já deve ter percebido que o preço do dólar, com frequência, é assunto nos telejornais, no rádio e na internet em sites de notícia. Essa informação, por vezes, aparece nos noticiários. O que na maioria das vezes não é explorado é a relação do valor do dólar com a vida dos brasileiros. Muita gente acredita que saber quanto custa a moeda americana tem importância apenas no momento de realizar compras estrangeiras, mas isso não é nada verdade. O preço do dólar interfere diretamente em vários aspectos da economia do Brasil e vamos falar sobre isso agora.

vários dólares

O que significa a alta do dólar?

Nas notícias sobre o preço do dólar, um termo bastante comum é a alta do dólar. Como o nome já indica, trata-se do período em que o preço do dólar, em reais, aumenta. Mas quem ou o que determina isso? A verdade é que não existe, em teoria, uma intervenção direta neste mercado. O que acontece é basicamente a cotação definida pela relação de oferta e procura, a qual é também a responsável por dirigir boa parte de todo o mercado econômico.

Ou seja, quando aumenta a procura da moeda americana no Brasil, o preço do dólar aumenta e se tem o que se chama a alta do dólar.

Para toda regra, há uma exceção. Apesar de não haver uma influência direta no preço do dólar em épocas comuns, em períodos de crise é normal que o governo brasileiro interfira no processo com a finalidade de controlar o mercado de câmbio, do qual falamos anteriormente. Quando isso acontece, impede-se uma depreciação excessiva do real e valorização do dólar.

Situações que interferem no preço do dólar

Falamos que o preço do dólar é praticamente definido pela relação de oferta e procura, mas para ficar mais claro, vamos dar alguns exemplos de quais situações contribuem neste processo.

Um dos principais fatores que interferem no preço do dólar é a balança comercial com saldo negativo. Aqui você pode até achar complexo, mas fique tranquilo que vamos explicar o que todos estes termos significam! Quando falamos de saldo negativo na balança comercial, nos referimos a uma demanda maior de importações do que exportações. Quando os brasileiros compram mais dos Estados Unidos do que os americanos compram do Brasil, a balança comercial fica com saldo negativo, o que consequentemente, resulta na desvalorização do real e alta do dólar.

Outro aspecto muito importante e que também reflete diretamente no preço do dólar é a taxa básica de juros. Se no Brasil, ocorre a queda da taxa de juros, o preço do dólar aumenta. Ou então, se a taxa de juros nos Estados Unidos aumenta, o dólar também aumenta.

De modo geral, quando essas situações ocorrem, o fenômeno mais comum é a compra de dólar e venda de real, o que influencia na cotação e alta do dólar.

O impacto do dólar na vida dos brasileiros

Agora você deve estar se perguntando: se o dólar não é a moeda oficial aqui do Brasil, por que o seu preço interfere na vida dos brasileiros? Isso acontece porque uma boa parte, considerável mesmo, dos produtos aqui consumidos são importados, e quando não, possuem alguma relação com as relações de importação.

Para você entender melhor, vamos dar um exemplo bem simples. Quando o dólar está em alta, o pão que você consome todos os dias acaba ficando mais caro. Ora, mas o pão é feito aqui, então por que o seu valor é influenciado pelo dólar? É isso que está pensando, não é? Pois bem! O pão é feito aqui, mas a matéria-prima básica deste alimento – o trigo – é importada.

Consegue perceber agora como até as pequenas coisas tem relação com o preço do dólar e como ele deve ser, sim, do interesse dos brasileiros? Pois até mesmo o pãozinho do seu café da manhã, ou da tarde, se tornará mais caro com a alta do dólar.

E se você pensou que o exemplo acaba por aqui, está muito enganado! Temos agora outras situações em que o preço do dólar interfere diretamente no cotidiano de quem vive no Brasil. Já reparou como o preço da gasolina varia constantemente? Pois essas mudanças frequentes estão diretamente relacionadas com o preço do dólar . E se você parar para analisar, vai perceber que essa variação acontece de uns anos pra cá. Isso porque a estratégia de preço da gasolina, adotada pela Petrobrás, leva em conta duas variações desde 2017, são elas: o preço do dólar e também a cotação em nível internacional do barril de petróleo.

Agora você já sabe que quando pagar mais caro pela gasolina, este é, possivelmente, um reflexo da alta do dólar.

Como a alta do dólar interfere na economia do Brasil

Falamos anteriormente de como o preço do dólar interfere na vida dos brasileiros de forma direta, isto é, no preço dos produtos que são consumidos frequentemente. Vamos falar agora da interferência da alta do dólar no cenário econômico do Brasil. Apesar de não parecer uma boa notícia quando os noticiários falam que o dólar subiu, veremos que, de certa forma, isso pode refletir de maneira positiva para os brasileiros.

Vejamos: se um produto importado tem o preço muito elevado com a alta do dólar, é bem provável que os importadores optem pelos produtos produzidos aqui. Não dá para negar que a indústria brasileira vem se aperfeiçoando cada dia mais e mostrando significativo potencial em suas produções. Então, em períodos em que o preço do dólar está em alta e a procura por produtos nacionais cresce, aumentam também as oportunidades de emprego, certo? Certo!

Já temos um ponto positivo. Se é preciso produzir mais para atender a demanda, será necessária mais mão de obra, ou seja, mais brasileiros empregados. E a vantagem não para por aí. Uma vez que temos um maior número de pessoas empregadas, a economia brasileira fica fortalecida e aquecida. Além disso, o preço de produção acaba ficando mais barato para os produtores, que podem se sentir motivados a exportar os seus produtos, obtendo um lucro maior.

Considerações

Viu só como o preço do dólar é importante e interfere na vida dos brasileiros? Agora quando você se deparar com os jornais falando da alta do dólar, saberá que o reflexo disso virá dos produtos consumidos que são exportados ou, então, daqueles que dependem de matéria americana para serem produzidos.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre economia? Ou quer ter acesso a dicas de como cuidar das suas finanças e onde encontrar ajuda em situações inesperadas?


Acesse agora o nosso site e veja todos os nossos artigos que preparamos para você!